O Aprendendizado da Matemática na Terceira Idade

Aprendizado da Matemática na Terceira Idade

Se você pensa que chegar à terceira idade, representa o fim da vida e que não precisa aprender mais nada, está muito enganado. É possível o aprendizado da Matemática na Terceira Idade? Nesta matéria, você verá que a resposta é sim, inclusive é uma das muitas atividades que podem proporcionar uma melhor qualidade de vida aos idosos, pois sabemos que ela ajuda a exercitar as suas mentes, tornando-os mais saudáveis sobretudo nesta idade, onde esta atitude é de suma importância. Atualmente, muitas pessoas que se encontram nesta faixa de idade, querem muito mais do que esperar pela passagem do tempo, querem exercer outras atividades como: trabalhar de preferência em setor diferente daquele que exercia na ativa, dançar, navegar na internet e fazer tudo aquilo que não tiveram oportunidade de realizar, quando eram mais jovens, sempre contando que tenham saúde para tanto. Portanto, se você se encontra ou conhece alguém que esteja nesta fase da vida, chamada por muitos como a fase da melhor idade ou da terceira idade, incentive-a para que procure sempre a ajuda de um profissional especialista na medicina, antes de sair por aí praticando todo tipo de esporte ou atividades que exijam saúde e preparo físico adequados.  Hoje, temos conhecimento de todo o descaso que é dado ao idoso, especialmente daquele que não dispõe de muitos recursos financeiros e necessitam da ajuda do estado, para resolver problemas diversos, mas o maior deles é o de saúde, que deixa muito a desejar no Brasil.  Mas, todo idoso pode e deve adotar algumas atitudes, que amenizam um pouco o quadro e retardar quem sabe o aparecimento de algumas enfermidades, como alguns males que atacam nossas mentes. 
Os profissionais que estudam o assunto afirmam que adotar algumas atitudes simplistas, como mudar o seu trajeto de casa para o trabalho ou para qualquer percursso considerado rotineiro ou ainda usar a mão oposta para fazer coisas no seu dia a dia, trocar o seu relógio de braço ou tentar escrever com a mão trocada, são exemplos de alguns exercícios benéficos para o nosso cérebro. Psicologicamente, sabemos que temos jovens velhos e velhos jovens, ou seja tudo o que somos é o reflexo do nosso comportamento e isso é comandado sempre por nossas atitudes mentais. Como já dissemos, conhecemos jovens de 75 anos e velhos jovens com 45 anos, lembra-se daquela famosa frase de citação latina, usada pelo poeta romano Juvenal (Decimus Iunius Iuvenalis) e que diz: mente sã, corpo são ou "mens sana in corpore sano", ela significa mente saudável e corpo saudável, ou seja bem-estar físico e mental.  


As estatísticas sobre esta população de idosos e a sua escolaridade
Estatisticamente, sabemos que esta população de idosos só cresce e hoje representa 18,5 milhões de pessoas, mas em 2025 serão 64 milhões. Quanto a escolaridade, segundo fonte IBGE, em pesquisa efetuada no ano 2010, quase 31% deles tinham menos de um ano de estudos, ou seja é muito baixo o nível de instrução, sendo que muito deles são enquadrados como analfabetos. Mas, isso está mudando muito e hoje economicamente falando, eles fazem parte de um nicho que já impulsiona o mercado e no futuro ainda mais, pois eles querem viajar mais, consumir produtos relacionados como remédios, acesso a medicina, entre outros e desejam atendimento e condições especiais para isso. Sabemos que nem tudo são maravilhas para com estas pessoas, que sofrem com preconceitos, abusos diversos, numa cultura que previlegia demasiadamente o corpo perfeito e pessoas com idade mais jovens.  Não temos calçadas com rampas, empresas com atendimento adequado, sendo que muitas delas não cumprem a lei do idoso e nossa indústria da construção, ainda não perceberam que logo, logo seremos uma grande fatia de idosos, pois nossa população está envelhecendo rapidamente. Nossas empresas e também as cidades estão mal preparadas para atender estas pessoas e precisam se adpatarem urgentemente, caso contrário deixaram escapar grande oportunidade em negócios, crescimento, entre tantos outros.   Nessa etapa da vida, agora eles tem a possibilidade de realizar alguns projetos esquecidos ou adiados, por verdadeira falta de recursos e tempo. Sabemos que muitos deles se dedicam a aprender um novo idioma, estão realizando cursos diversos e também participam de muitas atividades físicas, inclusive dos bailes específicos desta faixa de idade, etc.

Em materia de escolaridade, se você não é tão jovem assim e nunca concluiu o Ensino Médio, aconselhamos participar do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) que é uma modalidade de ensino nascida da clara necessidade de oferecer uma melhor chance para pessoas que, por qualquer motivo, não cursaram o ensino fundamental e/ou o médio na idade apropriada.  Ele surgiu, segundo o ministério da educação do Brasil, como uma ação de estímulo aos jovens e adultos, proporcionando seu regresso à sala de aula. Esta modalidade respeita às características desse alunado, dando oportunidades educacionais adequadas em relação a seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames próprios.  No estado de São Paulo, algumas escolas oferecem esta modalidade de ensino, basta se informar! 

E, aprender Matemática nesta faixa de idade, será que isso é possível? Sabemos que quase todos os idosos têm dificuldades cognitivas, como por exemplo o esquecimento, lentidão em seus movimentos, dificuldades com a audição e visão, etc. Mas, hoje eles já se preparam mais e cuidam melhor de sua saúde, e este fato já não é mais encarado desta forma. Ainda, a taxa de mortalidade cada vez vêm aumentando e já atinge os 73,9 anos e no ano 2050 chegará a 80,7 anos, segundo fonte IBGE e isso sinaliza que todos idosos terão muito mais tempo para aprender, exercitar-se, divertir-se, e quem sabe aprenderem outras atividades, etc. 
Veja a seguir como os especialistas encaram este fato para aprendizagem destas novas atividades, nesta idade.



Afinal, porque os cérebros das pessoas mais velhas são mais lentos?

Segundo especialistas no assunto, as pessoas não declinam mentalmente com a idade. Os pesquisadores acreditam que elas apenas têm mesmo, mais tempo para recordar fatos e vários acontecimentos de suas vidas e por isso acumulam muito mais informações nos seus cérebros. Muito parecido com o que acontece nos discos rígidos dos computadores, quando ficam cheios, eles dificultam o tempo de acesso às informações pretendidas e precisam de mais memória e no caso das pessoas idosas, elas necessitam de mais tempo para pensar.

Os especialistas dizem que esta desaceleração, não é o mesmo que o declínio cognitivo. O cérebro humano funciona mais lentamente na velhice, disse o Dr. Michael Ramscar em recente artigo publicado e assinado por ele no site http://www.sciencedaily.com/releases/, mas apenas porque temos armazenadas mais informações. Com o tempo, o cérebro de pessoas mais velhas não ficaria mais fraco. Pelo contrário, elas simplesmente sabem mais e tem muito mais informações que foram acumuladas ao longo de suas vidas e consequentemente necessitam de mais tempo para raciocinar.

Mesmo quando as pessoas da terceira idade, se esquecem do que iam fazer na outra dependência da casa, esse não é um problema de memória, mas apenas uma forma da natureza para as obrigar a fazer mais exercícios físico e praticar exercícios para estimular o raciocínio. Mas, como explicar como não recordar o nome de pessoas, dos amigos, tudo isso pode nos indicar que precisamos exercitar nossas mentes e, caso queira temos aqui mesmo em nosso blog vários testes de memória que são indicados para exercitar nossas mentes, que você pode acessar, procurando pelo post: "Testes e Problemas Matemáticos" . Salientamos que são consideradas pessoas da terceira idade, aquelas que já passaram dos 60 anos.  Se você pertence a este seleto grupo e deseja evoluir e quem sabe exercer e aprender novas atividades, saiba que você é capaz e isso são especialistas no assunto que afirmam, basta se preparar e escolher algo que não venha comprometer seu físico.  Consulte sempre um especialista da medicina para começar novas atividades de que não conheça.  

Conclusão:





Hoje, vemos com muita preocupação o que está acontecendo com nossos idosos mais carentes, sendo abandonados pelas famílias, outros infelizmente são internados em muitas clínicas clandestinas, e muitas vezes estão expostos a maus profissionais e cuidadores de idosos, além de outras pessoas inescrupulosas, tratando de pessoas idosas de forma desumana, não se importando em proporcionar um final de vida com dignidade a muitas destas pessoas que já fizeram e muito por nosso país. Por isso, não importa a sua idade cronológica, o poder da sua mente sempre te leva onde você quer ir, se desejar viver mais intensamente, aprendendo novos desafios, como um novo idioma, tocar um instrumento, navegar na internet, aprender qualquer outra disciplina, como a Matemática, tudo é possível e só você mentalizar e pensar de forma positiva que conseguirá tudo aquilo que quiser. Acreditamos que tudo o que ficar estagnado, ocioso, ou levando uma vida sedentária, a tendência é ser apagado, incluindo aí o estado até depressivo e doentil, assim é também com nosso físico, nossa mente e com nossas atitudes. Se sentir prejudicado de alguma forma ou por qualquer instituição ou pessoa, procure ajuda adequada e se inteire da lei que o proteje, ou seja tome conhecimento dos seus direitos através da leitura do Estatuto do Idoso. É muito fácil, basta ler e se inteirar da lei especifica para o idoso. Para isso, é só acessar o site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm.  Ainda, pratique exercícios físicos regularmente, dance, participe ativamente de sua vida que cada vez mais, você estará inserido na sociedade.  Assim, você manterá muito saudável sua mente e também a sua saúde física e certamente envelhecerá saudavelmente.  
Outro aspecto que verificamos e deixamos a dica, é que não vemos em nosso mercado, muitos produtos específicos para esta população, como por exemplo, as construtoras não vem colocando imóveis adequados com rampas, proteção nos banheiros e outras dependências para facilitar a vida destas pessoas.
Se quiser comentar sobre o assunto, ou deixar alguma sugestão, fique a vontade para utilizar o espaço!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

  1. É já estou começando a sentir a lentidão! Será que estou ficando velho? kkkkk
    Valeu pela matéria professor, com certeza se exercitarmos nosso cerébro e se o mantermos ocupados, vamos demorar mais para sentir os efeitos da terceira idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos sua visita e também ao seu elogio ao blog. Todos nós, com certeza, precisamos exercitar nossas mentes, porque tudo que não se usa: físico, cérebro, ente outros, a tendência é atrofiar e perder suas funções. Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer