O Futuro da Matemática pós Pandemia!


A relação que sempre existiu entre a saúde e matemática ficou muito mais importante nesse momento em que passamos por uma crise sem precedentes, advindo infelizmente com esse vírus coronavírus e isso não é algo novo. Já passamos muitas epidemias como no controle da gripe espanhola, da varíola, entre outras, em que essa prática foi muito debatida naquelas épocas e aqueles estudos e pesquisas nos mostram os caminhos para a superação dessa pandemia. 

Desde então, alguns debates e estudos foram nos mostrando como identificar de antemão informações importantes tal qual sabermos o risco de contaminação por uma doença a partir do número de casos registrados na população. Mas essa relação entre os números e as epidemias, nunca foi tão significativa para que possamos achatar o chamado “pico” da curva da epidemia e a partir daí tomarmos decisões que afetam a vida de milhões de pessoas e causam como agora, problemas relacionados sociais e inclusive com nossa economia. Nesse momento, todos devemos nos esforçar para encontrar soluções para conter esse problema global, sejam médicos, pesquisadores, matemáticos, engenheiros, etc. A busca pela cura ou por uma vacina são primordiais nesse momento, contudo a doença covid-19, como ficou batizada certamente vai continuar assombrando a todos, porém com menos intensidade acreditamos.

Atualmente, existe uma área da matemática, chamada biomatemática, que estuda, entre outras questões, o crescimento de populações de seres vivos perante o convívio com outros seres vivos. Ao mesmo tempo, a estatística vem trabalhando constantemente especialmente junto à área da saúde, colaborando, por exemplo, com novos estudos de efeitos de tratamentos em populações de controle e em problemas de epidemiologia. Hoje essa solução está intimamente ligada à saúde, mas afeta a todos os setores como da economia, das relações sociais, porque uma nova ordem se impôs como por exemplo, as vendas online pela internet ganham força, o setor de logística das empresas, a qualidade das entregas delivery ganham mais intensidade nesse momento específico. Mas a estatística matemática nunca foi tão importante para apontar os caminhos confiáveis a serem enfrentados. Sempre devemos acreditar que os números não mentem jamais. Contudo se eles forem obtidos de forma dúbia ou não forem confiáveis e reais, inevitavelmente eles podem nos levar a conclusões equivocadas e a erros imprevisíveis. Mas, quando forem verdadeiros, colhidos de fontes seguras em amostras reais, abrangendo toda uma população estudada, certamente eles podem nos mostrar os caminhos que estamos seguindo ou nos levando para um futuro, a se concretizar que pode ser imediato ou não, caso não seja tomada nenhuma atitude sensata, ou uma ação para uma mudança de postura no presente. E isso, nos dias atuais nos leva a refletirmos sobre nossa inércia diante de pandemias entre outros fatos e situações inesperadas que nos afligem, especialmente no combate de forma mais efetiva para situações tais como a que vivemos nesse momento com esse vírus batizado de coronavírus. 


Certamente podemos analisar e ver nos mapas e estatísticas da matemática que o achatamento da curva, platô, pico de crescimento nos mostra o comportamento que adotamos nos quinze dias anteriores e isso pode ser útil para tomada de decisão no presente. A estatística apresentam planilhas e gráficos, que se bem utilizados certamente vai nos ajudar em ações para amenizar os problemas que poderão advir com essa pandemia. 

Então, frisamos de antemão, que devemos colher números realísticos, para que as estatísticas sejam confiáveis, sendo que de nada adianta um panorama fictício favorável, pautado em erros que podem nos levar a conclusões indevidas, mostrando situações irreais. Dessa forma não podemos ter boas soluções, nos levando a erros com consequências desastradoras. Na matemática das estatísticas, quanto mais confiável, colhendo amostras maiores, com números reais, abrangendo toda a população, certamente podemos colher melhores resultados, nos mostrando a realidade exposta.

Conclusão!  
Na nossa modesta visão, o futuro da matemática deve ser, para resolver problemas de todos os sentidos, ou seja, mostrar os números exatos, criando fórmulas e apresentando métodos eficientes para solucionarmos questões advindas, por exemplo da saúde, das finanças, tecnológicos, entre outros. 

Hoje infelizmente não estamos testando nossa população adequadamente, muito menos controlando coerentemente a propagação desse vírus, visto que muitas vezes os sintomas dessa grave doença se confunde com outras enfermidades. Acho que deveríamos isolar todos os infectados, mas como fazer isso, se não testamos e dessa forma não sabemos quem e onde estão essas pessoas infectadas. Muitas vezes, as pessoas hospedeiras portadoras desse vírus nem sabe mas vai infectar outras pessoas no convívio direto, efetivamente de forma involuntária. Então, deveríamos investir mais em testes para sabermos de antemão os portadores do vírus e assim isolar essas pessoas em quarentena. Estamos combatendo a doença nos hospitais, gastando dinheiro, que poderia ser utilizado na prevenção dessa pandemia e desse modo, amenizando sofrimento e desgaste que a pessoa depois de doente pode passar nessa lamentável fase da vida. 

Embora muitas vezes oculta, ainda assim a matemática está presente em áreas avançadas como medicina, física, robótica e engenharia, entre outras. O conhecimento matemático pode atuar como um grande e importante aliado na tomada de decisões, e que por isso tem contribuído com o trabalho dos especialistas no acompanhamento da evolução e nas estratégias para conter a disseminação de doenças especialmente na disseminação e controle da doença atualmente conhecida como covid-19.

Contudo, gastar vultosas somas de dinheiro no tratamento posterior, quando as pessoas estão debilitadas e doentes, depois que muitos estejam infectados, gerando sofrimentos e perdas de vidas, talvez não seja o comportamento correto que estamos infelizmente adotando. Deveríamos adotar uma postura mais coerente e deixar circular nas ruas, nos shopping, lojas, etc. somente aqueles que estejam negativados, ou seja, as pessoas saudáveis. E, acredite não seria tão difícil fazer isso, visto que os comerciantes e inclusive as pessoas estão ansiosas para esse controle. Seria um controle e um gasto útil nesse sentido, até que surja a cura definitiva ou uma vacina que poria fim a essa temível pandemia. 

Se gostou do artigo, divulgue aos seus pares para que esse conhecimento quem sabe possa ajudar a nortear as ações futuras.

Agradecemos pela visita, pedimos que deixe seu comentário sobre o artigo e que participe ativamente do nosso blog.
Aqui a Matemática é Simples e Descomplicada!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer