Considerações sobre o Ensino Online de Matemática!

O que poderia afetar o ensino online de Matemática? 

Acreditamos que muitas ações e até algumas omissões admitidas por parte dos professores e dos mediadores, assim como da escola e dos alunos poderão afetar positivamente ou de forma negativa o aprendizado escolar. Devemos analisar profundamente essas ações, ocorrências e aprender com elas. A melhor forma de conduzir o processo de ensino e aprendizagem seria com o maior empenho de todos, ou seja, dos professores e gestores se reciclando e disponibilizando e dominando a tecnologia por trás desse processo, dos pais e responsáveis acompanhando as ações e orientações da escola e dos mestres, e dos alunos se empenhando e realizando todas tarefas e ações aos mesmos direcionadas. Contudo, sabemos que ainda estamos engatinhando nessa modalidade de ensino e por isso, saber com exatidão o que funciona ou não depende de cada escola, de cada gestor e da clientela envolvida nesse sistema. Certamente, temos muito ainda que aprender e por isso nossa qualidade de aprendizado, principalmente envolvendo a matemática, ainda passa por adaptações e questionamentos.

Entendemos que a educação aplicada dessa forma mencionada, nesses dias e meses específicos passa por dificuldades e profundas transformações, isso em razão dessa crise de comportamento social, seja no trabalho e envolvimento escolar, na saúde, causados pela doença batizada de covid-19, mas com certeza vai evoluir e sanar eventuais deficiências. Lidar com os números e algumas fórmulas da matemática, assim como de conteúdos abstratos envolvendo, por exemplo os números complexos, entre outros conteúdos e entender seus contextos geométricos, talvez seja de difícil assimilação por parte de alguns alunos com maiores dificuldades. Então, talvez num cenário de ensino hibrido em que a presença diretamente em sala de aula seja permitida em parte, essa questão poderia ser amenizada. No entanto, alguns conteúdos poderão ser tratados de forma indireta, e outros mais diretamente e individualizados, fazendo com que essas dificuldades sejam sanadas e por vezes minimizadas. O ensino dessa forma, chamado ensino a distância ou online de matemática e de outras disciplinas escolares hoje tornou-se uma realidade em nosso pais e em muitas partes do mundo. Ainda mais agora com essa temível pandemia do coronavírus, que já dura quase dois anos e certamente trará consequências graves para nossa educação. Assim estudar e ensinar de maneira online vem se tornando uma das principais formas de ensino e aprendizagem. 

Mas, no que tange em ensinar a matemática, exige-se cuidados e atenção específicas por parte do mestre, pois fazer o aluno pensar e raciocinar a distância não é uma tarefa muito fácil de se realizar.

Para o aluno entender e aprender todos conteúdos básicos da matemática pela rede de computadores internet, também chamado ensino online, necessitamos de algumas atitudes por parte do professor, da escola e principalmente do aluno. A escola e seus gestores devem proporcionar os recursos necessários para que o mestre possa desenvolver uma dinâmica de aulas online agradável ao aprendiz. Já o professor, nesse caso, deve ter outras habilidades que vão muito além de dominar os conteúdos didáticos a serem ensinados, e muitas vezes ele se transforma em um verdadeiro ator ou atriz, interpretando e disponibilizando os conteúdos numa linguagem acessível aos alunos. Mas tudo isso será em vão, se os alunos não participarem das aulas, realizando as tarefas propostas, resolvendo exercícios e trabalhos direcionados pelos docentes. Se o aluno pesquisar mais profundamente o assunto discutido, certamente irá encontrar vasto material escolar e educacional relacionado ao tema tratado online e até em sala de aula. Cabe ao professor incentivar os estudos, fornecendo subsídios e materiais necessários e suficientes para que o aprendizado seja eficiente. O incentivo aos alunos para que pesquisem e resolvam os problemas e exercícios sugeridos tornam-se ainda mais necessários e importantes nesse contexto.

Precisamos entender que essa forma de aprendizagem já foi implementada e executada a muito tempo atrás, quando não tínhamos os recursos tecnológicos e necessários que hoje dispomos. Consideramos que trabalhar as ciências exatas, à distância não é um desafio tão fácil e exige-se empenho, dedicação e persistência. Alguns matemáticos antigos já ensinavam seus seguidores e muitos alunos dessa forma de ensino e aprendizagem. Um dos exemplos que temos conhecimento foi de Sophie Germain (1776-1831), que era uma matemática e filosofa francesa e que se destacou com contribuições fundamentais à teoria dos números e que também estudou a teoria da elasticidade. Naquela época, a escola e principalmente a matemática era restrita aos estudantes homens e, apesar da vontade, Sophie foi uma mulher muito decidida, e não pôde se matricular na escola de forma presencial, mas realizou seus estudos a distância, estudando por correspondência e obteve sucesso nos seus estudos e manteve o aprendizado esperado. Ela obteve êxito em seus estudos, trabalhos e conseguiu elogios do grande matemático de sua época chamado Lagrange, que era um dos melhores professores renomados da escola naquela época remota. Consta que ela acrescentou várias descobertas cientificas em suas cartas que foram destinadas ao grande matemático citado. 

Lembramos novamente que a bem pouco tempo atrás não tínhamos todos esses recursos tecnológicos de hoje para estudar pela internet. Havia o ensino por correspondência, pelo rádio, pela tv, etc. em que muitos estudantes, muitas vezes, estudando em horas vagas de seu tempo, se formaram e realizaram seus sonhos, tornando-se exímios profissionais, exercendo muitas atividades profissionais com competência e empenho. Então, muitas vezes o sucesso depende dos discentes em querer e buscar a melhor forma de aprendizagem se dedicando aos estudos e resolvendo as tarefas e questões propostas pelos mestres, utilizando-se os canais disponíveis para sanear suas dúvidas e questionamentos.

Atualmente sabemos que a rede de internet faz parte da vida cotidiana das pessoas e que por meio dela podemos estudar, trabalhar e até se divertir, além de se comunicarem umas com as outras. Na educação, os professores travam uma batalha diária em sala de aula, principalmente nas aulas de matemática, em que os alunos consideram essa disciplina uma das mais difíceis de compreender, por isso preferem estar navegando nas redes sociais a prestarem atenção e empenho nas aulas. Mas o professor pode aliar a internet e suas ferramentas tecnológicas no processo de ensino de matemática. A partir disso, se tivemos como objetivo geral, pesquisar e investigar possíveis redes sociais e softwares que podem acrescentar conteúdos e essas serem utilizados para potencializar o aprendizado referente ao ensino de matemática.

Os objetivos específicos de se ensinar pela rede são mais desafiadores e colocam os professores e seus alunos num patamar de maior destaque. Ou seja, exige conhecimentos, tanto da tecnologia, quanto de adotar formas inovadoras para o aprendizado escolar. Então, pesquisar nos sites de pesquisas, tais como o google e outras plataformas, assim como nas redes sociais específicas de educação podem acrescentar muitas outras possibilidades de uso no ensino de matemática. Por exemplo, em nosso site oferecemos diversos conteúdos que podem agregar conhecimentos e isso de forma gratuita e totalmente disponíveis. 

Por outro lado, a metodologia usada pelo professor em suas aulas online depende de seus conhecimentos e de uma nova forma didática de ensinar seus alunos, exigindo trabalhos, assiduidade, realizando todas atividades didáticas propostas.  Os professores podem usar as redes digitais de ensino de matemática como ferramentas pedagógicas, contribuindo para que as aulas se tornem mais dinâmicas e interessantes para os alunos. Mas não basta simplesmente levar a tecnologia para a sala de aula e gravar com empenho suas apresentações, sem uma cobrança adicional de tarefas e verificação do aprendizado, os mestres têm ainda que saber usá-las corretamente para que obtenha o sucesso esperado. 

Direcionar o conteúdo a todos os alunos coletivamente, talvez não seja a melhor estratégia para o aprendizado escolar. Os trabalhos deveriam ser mais individualizados especificamente, incluindo as tarefas e provas para certificarmos que esses discentes estão de fato participando e aprendendo.

Mas, como escrever na linguagem matemática pela rede de internet exige-se a utilização de ferramentas  e softwares específicos, certamente os gestores e a escola devem ajudar seus professores, propondo treinamentos, cursos e reciclagem nesse intento e sem isso, certamente não obteremos o sucesso do aprendizado escolar nessa modalidade de ensino.

NOSSA OPINIÃO!

Atualmente vemos pelas pesquisas e pelos meios de avaliações que o aprendizado de matemática, ao longo dessa pandemia, se agravou profundamente, ou seja os alunos não estão aprendendo quase nada ou muito pouco por razões diversas. Sabemos que a culpa foi em grande parte em decorrência dessa terrível doença que colocou todos nós de mãos atadas e ainda mais, nossos pais e alunos em suas casas diante de uma forma nova de aprendizado.

Mas acreditamos que vamos evoluir com o tempo e essa pandemia vai passar e deixar a todos uma lição de superação e adaptação. O aprendizado dessa forma mais individualizado, ou seja aprender estudando sozinho, com a ajuda de um professor a distância, para sanar eventuais dúvidas e direcionando os conteúdos e atividades didáticas online.

Há bem pouco tempo atrás, quando não existia a figura do computador e das redes de internet, o aprendizado a distância era muito valorizado e ainda assim fazia sucesso aos seus seguidores. Naquela época remota, usava-se o rádio, a tv e muitas pessoas estudaram por apostilas e ouvindo aulas no rádio e se formaram nessa modalidade. Muitos se tornaram excelentes profissionais e ganharam seus sustentos de forma honesta e saudável. Converse com as pessoas de maior idade e eles certamente conheceram ou ainda sabem desses profissionais, que felizmente se formaram e fizeram sucesso enorme em suas profissões. 

Hoje nossos profissionais da educação já estão sendo vacinados e imunizados e isso vai facilitar o retorno das atividades presenciais com novos protocolos de saúde, a serem implementados nas escolas. Mas, certamente todos nós vamos aprender com essas novas formas de nos comunicarmos e acreditamos que muito desse aprendizado vai se tornar realidade e acrescentar suibsídios futuramente em nossa forma de educação.

Espero que tenham gostado desse artigo e que possam compartilhar com seus amigos e pares. Muito obrigado pela visita. Seja nosso parceiro divulgando nossos conteúdos e assim estará ajudando nosso modesto blog a disponibilizar mais conteúdos educacionais a todos.

A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada


 


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