A Filosofia e o Aprendizado de Matemática!

Com o Estudo de Filosofia nas Escolas, podemos Otimizar o Desempenho na Matemática?
Muitos especialistas em educação afirmam que o desempenho dos alunos nas escolas poderiam ser otimizados se eles recebessem noções elementares de Filosofia e Psicologia nos currículos educacionais. Eles alegam que numa recente pesquisa realizada com muitos alunos de algumas escolas da Inglaterra, apurou-se que aqueles que tiveram acesso aos ensinamentos de Filosofia concomitante com as demais disciplinas, conseguiram um aumento significativo de desempenho no aprendizado de Matemática e também de outros conteúdos escolares.
Talvez o fato se explique pelo contato direto com as discussões filosóficas sobre a verdade, a justiça, a honestidade, a bondade, assim como o desenvolvimento da formação do pensamento critico da realidade. Ou seja, quando conhecemos a verdade interior e também do mundo exterior, abrimos nossa mente para maiores questionamentos e assim pode fluir uma participação otimizada em nossa vida escolar. 

Na pesquisa mencionada, segundo fontes consultadas, houve a participação de mais de 3.000 alunos que frequentaram 48 escolas públicas primárias estaduais em toda a Inglaterra, cujos estudos perdurou por cerca de um ano. Tal pesquisa foi chamada de "Filosofia para Crianças", revelando e descobrindo que o desempenho em Matemática e também em outros níveis de leitura gerou ganhos significativos no aprendizado naquele pais durante o período analisado. 

Na pesquisa observou-se duas classes de alunos com idades entre 8 e 11, os que receberam e se submeteram a discussões lideradas pelos aluno, mas supervisionadas por professores previamente treinados, abrangendo temas como a justiça e bullying, e uma outra parte de jovens alunos que não tiveram nenhum contato com a Filosofia. O resultado foi que o grupo de alunos que estiveram em contato com as discussões de cunho filosófico apresentaram resultado positivo no aprendizado das demais disciplinas, notadamente na Matemática.

Alguns especialistas sugerem que estes alunos analisados, quando em contato com a Filosofia estiveram mais engajados, questionando, perguntando e por isso permaneceram motivados para aprender e que ele encontrou uma escola mais acolhedora, disciplinada e agradável. No entanto sugerem os especialistas deste estudo que o fato é apenas uma abordagem particular e que ainda teremos que repetir os testes, antes de tirarmos conclusões mais concisas e conclusivas.




Em questionamentos acerca do tema, professores e alunos também relataram que houve uma melhora efetiva no comportamento destes alunos em sala de aula e nas suas relações, bem como gerou-se mais confiança dos alunos em falar e participar, desenvolvendo-se a paciência para ouvir os outros, e teria ocorrido muitos ganhos na auto-estima. Alguns professores disseram que as discussões tiveram um impacto positivo sobre o envolvimento dos discentes em sala de aula e que resultou em alunos mais participativos, fazendo mais questionamentos em todas as aulas, o que pode ter contribuído para melhorar o desempenho de aprendizado não só em Matemática, mas também em outras disciplinas.

A filosofia para estimular o aprendizado e movimento nas crianças foi originado nos EUA na década de 1970. E, segundo seus organizadores, eles reiteram que: "Estamos muito satisfeitos por ver tais resultados positivos para os alunos depois de apenas pouco mais de um ano de aplicação da filosofia para crianças - especialmente para aqueles que enfrentam desvantagem - e prevemos que esses benefícios continuarão a ser construído em anos subsequentes".

Alguns professores envolvidos neste processo, enfatizaram que  uma educação clássica deveria estar fortemente ancorada com base na gramática, dialética e retórica, e que o uso da discussão filosófica seria melhorada, se as escolas ampliassem também outros assuntos, sugerindo que não ficasse m somente nas discussões filosóficas ora analisadas. 

Estes estudos nos revelam que o benefício certamente é mais efetivo para os alunos mais carentes e que apresentam maiores problemas e dificuldades cognitivas e de relacionamento e que portanto podem melhorar sua autoestima, estimulando também as habilidades de leitura e alfabetização destas crianças vindas de famílias de baixa renda e consequentemente propiciar a construção de sua base de conhecimentos e compreensão mais equilibrada na vida escolar.

No entanto, o relatório constatou ainda que o "conhecimento do assunto dos professores não pareceu ser suficiente para suportar uma discussão mais aprofundada e envolvente, devido a falta de treinamento destes docentes envolvidos na pesquisa".

CONCLUSÃO!
Nossa opinião é que o estudo da Filosofia e também da Psicologia nas escolas, além de formar cidadãos mais conscientes e participativos, pode proporcionar maiores possibilidades reais de aprendizado. Cabe aqui ainda ressaltar que os professores envolvidos neste estudo discutido neste artigo, segundo seus organizadores, receberam treinamento insuficiente para serem promovidos a moderadores destas discussões filosóficas com os alunos envolvidos, os quais se deram em momentos ocorridos fora da sala de aula, e cujo processo foi estimado ao longo de um ano e isso com certeza pode ter prejudicado o desenvolvimento do projeto, cujos resultados poderiam ainda ser maiores e mais efetivos. Mesmo assim, esta experiência trouxe progresso no aprendizado de Matemática, equivalente a dois meses a mais de estudo, em comparação aqueles alunos que não tiveram participação no processo. É certo que os discentes e aprendizes quando têm noções claras de suas obrigações, direitos e deveres, exercendo melhor sua cidadania, melhoram muito a sua autoestima e tendem a ficar muito mais motivados aos estudos e assim, consequentemente ocorre uma melhora nítida das habilidades de leitura e de escrita. Este é um exemplo claro de que nosso currículo brasileiro carece de mudanças como a que descrevemos neste artigo, pois utilizar de muitas técnicas como da Filosofia, Psicologia, Religião, poderia ajudar e muito no rendimento escolar e quem sabe proporcionar maior ganho de qualidade e produtividade no aprendizado. 
Lembramos que aqui em nosso país, equivocadamente muitos alunos somente entram em contato com a Filosofia, em níveis mais elevados de conhecimento, ou seja tarde demais para considerar tais ganhos mencionados nesta pesquisa.
Se quiser encontra muitos outros conteúdos, assim como preciosas dicas para otimizar o aprendizado de Matemática, aconselhamos acessar nosso marcador chamado: Pedagogia!.

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A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

  1. A ESCOLA ATUAL, EVITA O PENSAR, JÁ QUE ESTE CAMINHO, NOS LEVA AO QUESTIONAMENTO DOS GOVERNOS E INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS E POLÍTICAS.
    A FILOSOFIA, INSTIGA O PENSAR E ISTO; COM CERTEZA, NÃO É BOM, EM CERTAS CULTURAS.
    CREIO, SIM, QUE SERIA MUITO IMPORTANTE PARA O APRENDIZADO DE QQUER PESSOA. FACILITARIA MUITO. QUE BOM, SE OS GOVERNOS ABRISSEM MÃO DE SUA NECESSIDADES CASTRADORAS E PERMITISSEM TAIS MATÉRIAS EM TODOS OS ÂMBITOS DA EDUCAÇÃO.

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    Respostas
    1. Boa tarde Solange Mendes!
      Primeiramente, agradecemos muito a visita e sua inteiração conosco. Seu comentário é muito oportuno e concordamos plenamente com ele. Realmente hoje infelizmente estamos pagando um preço enorme pelos erros de uma escola que nunca nos ensinou a questionar e a pensar, mas sempre a aceitar e seguir seus pseudos líderes e falsos governantes. Um grande abraço a todos e continuem participando deste espaço. Obrigado.

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