Símbolos na Matemática

Linguagem dos Símbolos na Matemática

Em toda forma de linguagem, seja ela linguística, matemática, músical, via chat, entre outras, para simplificar a escrita e nos comunicar, nós usamos muitos símbolos como: números, letras, sinais, etc. para que consigamos agilizar as informações e nos comunicar de forma rápida e adequada. Por exemplo, na Língua Portuguesa, usamos letras, vogais, consoantes e outros sinais que seguem determinadas regras, convenções, etc. para atingirmos uma comunicação satisfatória com todos os leitores.  Na música também usamos muitos sinais e notas, e outros, para que qualquer pessoa que esteja vendo, estudando, consiga entender e executar o que se quer transmitir.  Em Matemática não é diferente, usamos números, letras, sinais, entre outros, para que qualquer pessoa que esteja lendo, estudando, seja capaz de entender o que desejamos passar, esteja o leitor aqui, na Espanha, Africa, Europa. Asia, ou em qualquer parte do mundo.








Desde os primórdios, o homem usou símbolos para registrar seus pertences, suas idades, bens, etc.  Naquela época eles  usavam pedras, paus, ossos, árvores, etc., e gravavam ali, de forma precária, tudo de que necessitavam.

Veja na tabela abaixo, alguns símbolos que foram usados por povos antigos:


















Os mais antigos sistemas de escrita numérica são os dos Egípcios e dos Babilônios que datam de 3500 a.C.  Os Egípcios já usavam a base 10 (dez), mas sabemos também que posteriormente  a base 60 (sessenta) foi utilizada por eles, pois eles já usavam relógio de horas.  

Só mais tarde, os gregos passaram a usar as formas geométricas como segmentos e figuras, buscando substituir a escrita dos números por palavras e desenhos, foi ai que surgiram as letras e consequentemente a variável em forma de uma letra como conhecemos.

Posteriormente, quando houve um grande crescimento das civilizações, por volta do ano 809 d.C., o sábio mulçumano: Mohamed Ibn Musa al-Khowarizmi (considerado o maior matemático árabe de todos os tempos), descobriu a equação, a qual,  evolui mais tarde, para o surgimento da álgebra em seus primórdios.


Entre os anos de 1540 a 1603 (d.C.) surgiu a grande matemático "Viete" na França que introduziu os símbolos na Linguagem Matemática.  Ele é considerado o "Pai da Álgebra".


As incógnitas usadas na Álgebra como: x, y, z, ... e que conhecemos hoje, somente foi introduzidas por René Descartes (1596-1650).   Ele introduziu a letra x ou outra, como incógnita de uma questão, a qual é tão usada atualmente nas Matemática para resolução de problemas nas equações, e isto se deve ao grande Matemático francês René Descartes. 



Comentários

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer