Símbolos na Matemática

Linguagem dos Símbolos na Matemática

Em toda forma de linguagem, seja ela linguística, matemática, músical, via chat, entre outras, para simplificar a escrita e nos comunicar, nós usamos muitos símbolos como: números, letras, sinais, etc. para que consigamos agilizar as informações e nos comunicar de forma rápida e adequada. Por exemplo, na Língua Portuguesa, usamos letras, vogais, consoantes e outros sinais que seguem determinadas regras, convenções, etc. para atingirmos uma comunicação satisfatória com todos os leitores.  Na música também usamos muitos sinais e notas, e outros, para que qualquer pessoa que esteja vendo, estudando, consiga entender e executar o que se quer transmitir.  Em Matemática não é diferente, usamos números, letras, sinais, entre outros, para que qualquer pessoa que esteja lendo, estudando, seja capaz de entender o que desejamos passar, esteja o leitor aqui, na Espanha, Africa, Europa. Asia, ou em qualquer parte do mundo.








Desde os primórdios, o homem usou símbolos para registrar seus pertences, suas idades, bens, etc.  Naquela época eles  usavam pedras, paus, ossos, árvores, etc., e gravavam ali, de forma precária, tudo de que necessitavam.

Veja na tabela abaixo, alguns símbolos que foram usados por povos antigos:


















Os mais antigos sistemas de escrita numérica são os dos Egípcios e dos Babilônios que datam de 3500 a.C.  Os Egípcios já usavam a base 10 (dez), mas sabemos também que posteriormente  a base 60 (sessenta) foi utilizada por eles, pois eles já usavam relógio de horas.  

Só mais tarde, os gregos passaram a usar as formas geométricas como segmentos e figuras, buscando substituir a escrita dos números por palavras e desenhos, foi ai que surgiram as letras e consequentemente a variável em forma de uma letra como conhecemos.

Posteriormente, quando houve um grande crescimento das civilizações, por volta do ano 809 d.C., o sábio mulçumano: Mohamed Ibn Musa al-Khowarizmi (considerado o maior matemático árabe de todos os tempos), descobriu a equação, a qual,  evolui mais tarde, para o surgimento da álgebra em seus primórdios.


Entre os anos de 1540 a 1603 (d.C.) surgiu a grande matemático "Viete" na França que introduziu os símbolos na Linguagem Matemática.  Ele é considerado o "Pai da Álgebra".


As incógnitas usadas na Álgebra como: x, y, z, ... e que conhecemos hoje, somente foi introduzidas por René Descartes (1596-1650).   Ele introduziu a letra x ou outra, como incógnita de uma questão, a qual é tão usada atualmente nas Matemática para resolução de problemas nas equações, e isto se deve ao grande Matemático francês René Descartes. 



Comentários

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Área de Figuras Planas!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?