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segunda-feira, 28 de abril de 2014

Aplicação da Estatística no Casamento

Presentes de Casamento

Se você vai se casar em breve e pretende preparar uma Lista de Presentes em algumas lojas de presentes,  então vale a pena procurar a edição número 4, do volume 5, do periódico  International Journal of Electronic Marketing and Retailing, que traz uma análise estatística de como foram atendidos os pedidos apresentados em mais de 500 listas de presentes postadas online, feita por pesquisadores da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.

Segundo os autores, eles disseram que descobriram que as três categorias de presentes que geralmente acabam sobrando nas listas, sem ninguém para comprá-los e oferecê-los aos noivos são: os muito caros, os muito baratos e os de preço médio.

O artigo sugere que as pessoas que compram presentes de casamento agem seguindo uma de duas motivações: impressionar os noivos e ganhar prestígio social, ou poupar dinheiro. Enquanto o primeiro grupo tende a buscar presentes com valor acima da média (mas que ainda caibam no orçamento), o segundo grupo procura ofertas com preço abaixo da média, mas que não pareçam exatamente “baratos”. “Como o presente de preço médio não apela a nenhum desses segmentos, a probabilidade de ser dado é relativamente baixa”, escrevem os autores.








Veja o gráfico da quantidade dos principais produtos solicitados e a que foi realmente ganha em média por alguns casais de noivos que se casaram recentemente, cujo gráfico está baseado na média dos presentes solicitados e ganhos e que foram pesquisados em várias cidades dos Estados Unidos.






Conclusão
Analisando o gráfico,  veremos que realmente os produtos com os maiores preços (TV, Geladeira, Computador, Cama e Sofá) ficaram zerados, ou seja, terão que serem adquiridos pelos noivos, pois não foram presenteados pelos convidados.  Por outro lado, produtos com preços mais baixos também foram rejeitados pelos convidados.  Então, os presentes que têm preços acima da média e são considerados de boa aceitação social foram ganhos excessivamente.
Baseado em texto de Carlos Orsi do site: http://carlosorsi.blogspot.com.br/
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2 comentários:

  1. Muito bom mesmo. Gostei muito.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, continue sempre nos prestigiando.
      Um abraço!

      Excluir

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