Desafios Matemáticos

Desafios Interessantes de Matemática

Temos vários objetivos a atingirmos com essa atividade: Um deles é o de propiciar uma alternativa para exercitar nossas mentes para atividades que, segundo especialistas, provocam muito beneficios para nossos cerébros, principalmente de pessoas aposentadas ou não e que econtram-se afastadas de suas atividades laborais ou aquelas que se encontram na 3ª idade.  Outra, está direcionada aos professores e outros especialistas em educação, que é o de abrirmos caminhos de investigação dos conteúdos já abordados, visando estimular aos nossos alunos e também aos nossos usuários a desenvolverem estratégias de resolução de problemas e dar um feedback (retorno) aos professores (mediadores), das dificuldades ou deficiências que cada um possa apresentar, verificando como são cometidos os seus erros, os acertos e propor soluções adequadas ao aprendizado dos conteúdos que porventura ainda não foram assimilados ou que precisam de reforço.  Sabemos que muitas questões, a resposta dela está contida na própria pergunta como na questão 4 abaixo, então basta aos alunos ou aos leitores do blog, ler com atenção aos enunciados das questões propostas.

Hoje, talvez uma das maiores dificuldades para a aprendizagem da matemática e consequentemente dos professores de matemática na motivação de suas salas, seja o de levar aos seus alunos para a participação de forma efetiva nas aulas, fazendo com que eles possam usar a matemática também como uma recreação e mesmo uma brincadeira útil de aprendizado. Neste sentido, esse desafio também é  proposto para criar um clima agradável entre todos e esperamos, que com a realização dessas atividades, possamos de alguma forma incentivar e desafiar todos aos estudos.   Estime um tempo máximo para a realização dos testes e vamos aos desafios propostos:

QUATRO DESAFIOS MATEMÁTICOS INTERESSANTES







1)  A subida da lesma no poço
Uma lesma está no fundo de um poço que tem 13 metros de profundidade, e quer sair dele. Como a lesma faz o seguinte movimento, subindo 4 metros durante o dia, e descendo três metros durante a noite.
Pergunta-se: Em quantos dias ela conseguirá sair desse poço?

Resposta:
Em 10 dias ela conseguirá sair do poço.




2) Onde está o filho agora?

Uma mãe tem 21 anos a mais que seu filho. Daqui há 6 anos a mãe terá uma idade 5 vezes maior que ele.
Pergunta: Onde está o pai agora?  Onde está o filho agora?

Resposta:

O menino tem hoje -3/4 anos, ou seja, - 9 meses (menos nove meses!!!!!!!!!).

Neste exato momento os pais estão estabelecendo uma boa estratégia para fazer o filho (ou bebê)...


3) Diga quantos pés existem no interior da Van estacionada, sem o motorista?

Há uma van com 7 garotas.
Cada garota tem 7 sacolas.
Dentro de cada sacola há sete gatos grandes.
Cada gato grande tem 7 gatos pequenos.
Todos os gatos têm 4 pés cada um.
Pergunta: Quantas pés há dentro da van?

Resposta:
Existem nesta Van: 10 990 pés.


4) Quantos ovos por anos um grande fazendeiro poderia obter?
Sabendo-se que a média anual de ovos postos pelas aves nos USA são na proporção de 50.000 ovos. O Sr. Antony, um grande agricultor do interior daquele país decidiu incrementar a produção na sua fazenda comprando quarenta patos. Quantos ovos, de acordo com as estatísticas, ele teria comercializado ao final de um ano?
Resposta: Zero ovos!

5) Certa vez eu estava sentado na sala dos professores de minha escola e fiz uma aposta com outro professor de Matemática nos seguintes termos:



Vou escolher mentalmente um número que você certamente já escreveu na lousa, já o achou em vários exercícios, etc ... Enfim, vou anotar numa folha e você o verá em seguida. Eu aposto R$ 10.000,00, ou qualquer outra quantia, que você não consegue descobrir outro número maior que o meu, mesmo sabendo o número que eu tenha escrito.

O professor perdeu a aposta (mas, não me pagou ainda). Se você souber a resposta, saberá que é uma aposta garantida e o resultado também é irrefutável.

Então, pode escolher uma pessoa honesta e com certeza sairá vencedor!


Nota: O Infinito não serve porque não é um número.

Resposta: Bastar você escrever um número imaginário qualquer, como i, 1 + 2i, 2i, etc... Nenhum número imaginário pode ser maior (ou menor) que um outro número imaginário, simplesmente porque eles não se comparam com > (maior) ou < (menor). Mas, informamos que dois números reais são comparáveis com > e <.

.........................................................................................................................................
ATENÇÃO:
Quer saber a solução passo a passo, clique na imagem ao lado ou acesse nossa postagem: A Matemática e a Astronomia (O passo a passo das respostas encontram-se no final do texto).
.........................................................................................................................................
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!






Comentários

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer