Desafios Matemáticos
Temos vários objetivos a atingirmos com essa atividade: Um deles é o de propiciar uma alternativa para exercitar nossas mentes para atividades que, segundo especialistas, provocam muito beneficios para nossos cerébros, principalmente de pessoas aposentadas ou não e que econtram-se afastadas de suas atividades laborais ou aquelas que se encontram na 3ª idade. Outra, está direcionada aos professores e outros especialistas em educação, que é o de abrirmos caminhos de investigação dos conteúdos já abordados, visando estimular aos nossos alunos e também aos nossos usuários a desenvolverem estratégias de resolução de problemas e dar um feedback (retorno) aos professores (mediadores), das dificuldades ou deficiências que cada um possa apresentar, verificando como são cometidos os seus erros, os acertos e propor soluções adequadas ao aprendizado dos conteúdos que porventura ainda não foram assimilados ou que precisam de reforço. Sabemos que muitas questões, a resposta dela está contida na própria pergunta como na questão 4 abaixo, então basta aos alunos ou aos leitores do blog, ler com atenção aos enunciados das questões propostas.
Hoje, talvez uma das maiores dificuldades para a aprendizagem da matemática e consequentemente dos professores de matemática na motivação de suas salas, seja o de levar aos seus alunos para a participação de forma efetiva nas aulas, fazendo com que eles possam usar a matemática também como uma recreação e mesmo uma brincadeira útil de aprendizado. Neste sentido, esse desafio também é proposto para criar um clima agradável entre todos e esperamos, que com a realização dessas atividades, possamos de alguma forma incentivar e desafiar todos aos estudos. Estime um tempo máximo para a realização dos testes e vamos aos desafios propostos:
QUATRO DESAFIOS MATEMÁTICOS INTERESSANTES
Hoje, talvez uma das maiores dificuldades para a aprendizagem da matemática e consequentemente dos professores de matemática na motivação de suas salas, seja o de levar aos seus alunos para a participação de forma efetiva nas aulas, fazendo com que eles possam usar a matemática também como uma recreação e mesmo uma brincadeira útil de aprendizado. Neste sentido, esse desafio também é proposto para criar um clima agradável entre todos e esperamos, que com a realização dessas atividades, possamos de alguma forma incentivar e desafiar todos aos estudos. Estime um tempo máximo para a realização dos testes e vamos aos desafios propostos:
QUATRO DESAFIOS MATEMÁTICOS INTERESSANTES
1) A subida da lesma no poço
Uma lesma está no fundo de um poço que tem 13 metros de profundidade, e quer sair dele. Como a lesma faz o seguinte movimento, subindo 4 metros durante o dia, e descendo três metros durante a noite.
Pergunta-se: Em quantos dias ela conseguirá sair desse poço?
Resposta:
Em 10 dias ela conseguirá sair do poço.
2) Onde está o filho agora?
Uma mãe tem 21 anos a mais que seu filho. Daqui há 6 anos a mãe terá uma idade 5 vezes maior que ele.
Pergunta: Onde está o pai agora? Onde está o filho agora?
Resposta:
O menino tem hoje -3/4 anos, ou seja, - 9 meses (menos nove meses!!!!!!!!!).
Neste exato momento os pais estão estabelecendo uma boa estratégia para fazer o filho (ou bebê)...
Resposta:
Existem nesta Van: 10 990 pés.
4) Quantos ovos por anos um grande fazendeiro poderia obter?
Sabendo-se que a média anual de ovos postos pelas aves nos USA são na proporção de 50.000 ovos. O Sr. Antony, um grande agricultor do interior daquele país decidiu incrementar a produção na sua fazenda comprando quarenta patos. Quantos ovos, de acordo com as estatísticas, ele teria comercializado ao final de um ano?
3) Diga quantos pés existem no interior da Van estacionada, sem o motorista?
Há uma van com 7 garotas.
Cada garota tem 7 sacolas.
Dentro de cada sacola há sete gatos grandes.
Cada gato grande tem 7 gatos pequenos.
Todos os gatos têm 4 pés cada um.
Pergunta: Quantas pés há dentro da van?
Resposta:
Existem nesta Van: 10 990 pés.
Sabendo-se que a média anual de ovos postos pelas aves nos USA são na proporção de 50.000 ovos. O Sr. Antony, um grande agricultor do interior daquele país decidiu incrementar a produção na sua fazenda comprando quarenta patos. Quantos ovos, de acordo com as estatísticas, ele teria comercializado ao final de um ano?
Resposta: Zero ovos!
5) Certa vez eu estava sentado na sala dos professores de minha escola e fiz uma aposta com outro professor de Matemática nos seguintes termos:
Vou escolher mentalmente um número que você certamente já escreveu na lousa, já o achou em vários exercícios, etc ... Enfim, vou anotar numa folha e você o verá em seguida. Eu aposto R$ 10.000,00, ou qualquer outra quantia, que você não consegue descobrir outro número maior que o meu, mesmo sabendo o número que eu tenha escrito.
O professor perdeu a aposta (mas, não me pagou ainda). Se você souber a resposta, saberá que é uma aposta garantida e o resultado também é irrefutável.
Então, pode escolher uma pessoa honesta e com certeza sairá vencedor!
Nota: O Infinito não serve porque não é um número.
Resposta: Bastar você escrever um número imaginário qualquer, como i, 1 + 2i, 2i, etc... Nenhum número imaginário pode ser maior (ou menor) que um outro número imaginário, simplesmente porque eles não se comparam com > (maior) ou < (menor). Mas, informamos que dois números reais são comparáveis com > e <.
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ATENÇÃO:
Quer saber a solução passo a passo, clique na imagem ao lado ou acesse nossa postagem: A Matemática e a Astronomia (O passo a passo das respostas encontram-se no final do texto).
Quer saber a solução passo a passo, clique na imagem ao lado ou acesse nossa postagem: A Matemática e a Astronomia (O passo a passo das respostas encontram-se no final do texto).
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Olá professor, gostei muito....
ResponderExcluirObrigado caro leitor(a), um grande abraço!
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