Curiosidades Interessantes nos Números Matemáticos

Descubra Muitas Curiosidades Interessantes nos Números Matemáticos

Introdução:
A primeira idéia quando pensamos em números, nos levam aos povos antigos, que precisavam de alguma forma contar, enumerar os seus pertences. Eles faziam isso através de sinais ou mesmo rabiscos em pedras, madeiras, rochas, nas árvores, nós em cordas, entre outros materiais que pudessem contabilizar as suas plantações e colheitas, suas caças, seus rebanhos, e suas riquezas daquela época, demarcar as áreas onde habitavam as suas tribos,  etc. 





Entre os sistemas antigos de numeração, temos os egípcios, os mesopotânicos ou babilônicos, os maias, os hindus, árabes, romanos, entre outros, que vale muito a pena conhecermos, mas isto faremos numa próxima oportunidade. Somente para ilustrar, enfatisamos que o sistema hoje usado está baseado no sistema arábico que usa a base 10 ou decimal, o relógio de horas está baseado na base 24, os computadores operam na base 2 ou binária. Existem outras bases que também são muito interessantes você pesquisar.  Enfatisamos que podemos converter fácilmente de uma base para outra, usando regras proporcionais bem simples, mas também existem convertores muito úteis encontrados facilmente na rede de computadores da Internet.

A doutrina pitagórica que foi desenvolvida pelo grande matemático e também filósofo Pitágoras de Samos e que se deu na Grécia (século VI a.C.), encarava os números como uma sublimação da natureza e eles seriam dotados de propriedades mágicas.  O número, eram nos sistemas de numeração antigas empregados de forma quase intuitiva em todas as sociedades humanas, revelando a quantidade de elementos presentes num conjunto de coisas ou de seres. Ele se prestava ainda para medir extensões, áreas, volumes e períodos de tempo. Deste modo, entende-se por número toda entidade abstrata que revela uma relação entre uma quantidade qualquer e outra, chamada unidade, que é tomada como base ou referência.
Hoje, os nossos computadores, assim como as calculadoras e celulares, entre outros equipamentos eletrônicos se utilizam de sistemas numéricos como o binário representado apenas pelos números 0 e 1, e que essas máquinas utilizam para fazerem a leitura de todas nossas tarefas e contabilidades. O desenvolvimento de sistemas que são utilizados pelos computadores vêm colaborando para que as tarefas mais difíceis e trabalhosas sejam executadas de modo simples, prático, rápido e seguro. Também o nosso governo, os comércios, as pessoas e mesmo os bancos usam os números, seja como endereço, números de contas bancárias, de identificação pessoal pelo governo. A  contabilidade que é feita pelos bancos em relação aos recursos de seus clientes são apenas um exemplo do quão importante foi o desenvolvimento da teoria inicial que trata dos sistemas de numeração. Sabemos também que existe uma forma mística entre os diversos números e que muitos estudiosos os utilizam, visando descobrir algo mais misterioso, como nos estudos em numerologia. Em Matemática e também no ramo das ciências, eles representam muitas operações e teorias importantes, cujos avanços todos nós já percebemos com o progresso da ciência nas últimas décadas.  Hoje, temos uma tecnologia avançada, computadores cada vez mais potentes, veículos mais seguros e inteligentes que têm nos ajudado muito em nosso cotidiano. Os novos descobrimentos estão cada vez mais interessantes, como aqueles utilizados na exploração espacial. Citamos algumas curiosidades relativas a alguns dos números de 0 a 100, logo abaixo:


Curiosidades Interessantes dos Números do 0 ao 100       

0 - Representa o elemento neutro da soma.
1 - Representa a identidade multiplicativa.
2 - É o menor número primo.
3 - É o número de dimensões espaciais em que vivemos. Uma pessoa adulta pode eliminar até 3 litros de água por dia, por meio de sua urina, suor e da sua respiração.
4- É o menor número de cores suficientes para colorir todos os mapas planares.
5 – Trata-se do número de sólidos Platônicos.
6 - Representa o menor número perfeito.
7 – Representa os 7 minutos,  que é o tempo na média que uma pessoa demora para adormecer.
8 - É o maior cubo na sequência de Fibonacci.  Oito anos também  reflete o tempo que perdemos em filas de espera, em média durante nossa vida.
9 - Representa o número máximo de cubos que são necessários para sintetizar a qualquer número inteiro positivo. Ainda, pessoas destras vivem na média 9 anos a mais do que os canhotos.
10 – Trata-se da base do nosso sistema de numeração. Ainda, em apenas 10 minutos, um furacão pode liberar mais energia do que todas as bombas nucleares existentes no mundo.
12 - Segundo os babilônios doze era o número de constelações que o Sol percorria em seu movimento no céu durante um dia. Representa também a idade de Teofilato de Tusculana, que aos 12 anos assumiu o papado como Bento IX, no ano 1032, pela grande influência de sua família.  
13 – É a quantidade de sólidos de Arquimedes.  Também, vale o recorde de tempo máximo de voo de uma galinha que é de 13 segundos. Treze anos de sono é o tempo que vamos atingir aos 40 anos, se dormirmos 8 horas por dia.
17– Segundo pesquisa às dezessete horas, e de acordo com um estudo realizado na Itália esta é a melhor hora do dia para fazer amor com o propósito de termos filhos.
18 - Representa o único número positivo que é o dobro da soma dos seus dígitos.
21 – Trata-se do menor número de quadrados diferentes necessários para cobrir um quadrado.
22 - Representa o número de partições do número 8.
25 - Revela o menor quadrado que pode ser escrito como uma soma de dois positivos quadrados.  Também, 25 litros de água ficariam impróprias para o nosso consumo se forem colocados em seu interior apenas uma gota de óleo. 
27 - Representa o maior número  que é a soma dos dígitos do cubo.
28 – Trata-se do 2º número perfeito .
29 – Representa os ossos de nosso crânio.  Ele tem 29 ossos.
33- É o maior número que não é uma soma de diferentes números triangulares. Também representa a idade de Jesus Cristo.
34 – Retrata o menor número, com a propriedade de que ele e os seus vizinhos têm o mesmo número de divisores .
37 - Representa a quantidade de milhões por ano, que o nosso coração bate, ou seja 37 milhões de vezes por ano.
41 – Sabe-se que 41 anos foi a idade máxima que o peixe de nome Fred conseguiu viver em um aquário.
48 - Retrata o menor número, com 10 divisores .
50 - A formiga pode levantar até 50 vezes o seu peso, e puxar até 30 vezes o seu próprio peso.
55 - Representa o décimo número na sequência de Fibonacci.
59 - É o número de constelações de um icosaedro.
60 - Representa o menor número divisível por 1 a 6. Ainda, Os Babilônios usavam a base 60 em seu sistema de numeração (base sexagesimal). A hora, minuto são subdivididas em 60 partes iguais.
64 – Trata-se do menor número com 7 divisores .
70 - Na média, 70 batidas por minuto, é o número que coração bate por minuto e 37 milhões de vezes por ano.
81 - Vale o quadrado da soma dos seus dígitos.
87 – Ele representa a soma dos quadrados dos primeiros quatro primos.
90 - Vale o número de graus de um ângulo reto.
91 – É o menor pseudoprimo na base 3.
100 - É a soma de quatro cubos consecutivos.  Também representa a idade prevista de cem anos para o total de 110.000 pessoas no mundo atingirem essa idade em 2004.  Um elefante recém nascido também pesa cerca de cem quilos.

Conclusão:
Se você se interessa por números, pesquise e os estude que certamente você encontrará inúmeras curiosidades e fatos importantes e garanto que se surpreenderá. Aqui mesmo em nosso blog, você poderá encontrar material muito interessante também. Saiba mais, acessando o marcador: Números Importantes da Matemática.  Bons Estudos!   

A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

  1. Legal, muito curioso, gostei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, caro leitor(a).
      Se gostou, aproveite outros posts de seu interesse e divulgue aos amigos.
      Boa Leitura!

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer