Dicas da Matemática que Você pode Observar na Arquitetura!

Conheça as Mais Famosas Obras da Arquitetura e as Aplicações da Matemática! 
A Matemática e a Arquitetura sempre estiveram muito inter-relacionadas e isso já vêm sendo observado ao longo de todos os tempos, desde os mais antigos e até os nossos dias. Nos tempos primordiais, esse fato foi observado quase que imperceptivelmente, pois as duas disciplinas eram completamente ligadas. As pirâmides e os templos antigos construídos com todas as suas colunas, seus design,  pinturas e suas formas foram alguns dos primeiros exemplos dos princípios matemáticos aplicados conjuntamente por ambas áreas. Podemos observar que em algumas obras, como no templo de Parthenon construído em Atenas na Grécia que a arquitetura e matemática se misturam e se complementam. Nesta e em muitas outras construções podemos verificar a presença evidente da proporção áurea, que até hoje é muito estudada pelos matemáticos, conforme você pode verificar em nossa postagem: O Número de Ouro.  Hoje em dia, a Matemática continua a aparecer com muito destaque nas construções de muitos projetos arquitetônicos, como nas construções ocorridas na capital do Brasil, com os famosos arcos de Brasília, que foram desenvolvidos pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer, utilizando muita geometria em suas obras e presentes em muitos dos seus projetos. Não estamos falando apenas em medidas, embora muito de seus elementos  são parte integrante desta arquitetura.  

Muito desses arcos estão presentes no Palácio Itamaraty, também conhecido como Palácio dos Arcos, e onde fica a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e está localizado em Brasília, capital do Brasil. Ele foi projetado pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer, utilizando-se de cálculo estrutural desenvolvido pelo engenheiro Joaquim Cardoso. O palácio foi inaugurado oficialmente em 20 de abril de 1970 pelo então presidente Emílio Médici.

Graças à tecnologia moderna, os arquitetos podem explorar uma variedade de opções de design emocionantes com base em linguagens matemáticas complexas, permitindo-lhes construir novas formas inovadoras.  Para você verificar isso, veja exemplos de estruturas após essa ruptura e que foram modelados após a aplicação da matemática.   Temos certeza de que você vai encontrar algo para se impressionar com o que apresentamos a seguir.

Imagens Wikipédia
Fita de Mobius

A fita de Mobius ou fita de Moebius, é uma superfície com apenas um lado e um só componente limite. A fita de Mobius tem uma propriedade matemática de ser não-orientável . Ela pode ser realizada como uma superfície regrada. Foi descoberta de forma independente pelos matemáticos alemães August Ferdinand Mobius e Johann Benedict Listing em 1858.  
Você provavelmente já fez uma viagem utilizando-se da fita de Mobius  em alguma aula de matemática da escola primária. Talvez você deva se lembrar que a forma geométrica é única em que não há nenhuma orientação. A forma sinuosa semelhante é aplicada ao projeto dos edifícios budistas. 


O templo budista contém uma torre central, onde eles se reúnem. Um arquiteto queria modernizá-la para um templo prestes a ser construído na China, feito com base no design atualizado na Fita de Mobius, com o objetivo de simbolizar a reencarnação. 



Igreja em forma tetraédrica
Igreja Tetrahedral-Shaped
O tetraedro é um poliedro convexo com quatro faces triangulares. Basicamente, é uma igreja que foi construída utilizando-se de uma pirâmide complexa. 
Foi projetada pelo famoso arquiteto Walter Netsch que aplicou o conceito de Cadet - Chapel Academia da Força Aérea do Estados Unidos, em Colorado Springs, Colorado.
É um exemplo impressionante e clássico da arquitetura modernista, com sua fileira de 17 torres e estrutura maciça tetraedra que se estende por mais de 150 metros ao céu. A construção da igreja deu início de 1960 e custou a quantia expresiva de $ 3,5 milhões para ficar pronta.








O Projeto Eden
O Projeto Eden é a principal atração para os turistas e visitantes do mundo inteiro que gostam da flora e da natureza e fica localizado na Cornualhia na Grã-Bretanha. 
O complexo é composto por duas caixas enormes que consistem em cúpulas que abrigam milhares de plantas  de espécies adjacentes, e cada gabinete abriga um bioma natural. As cúpulas consistem em centenas de hexagonais e células pentagonais, tudo inflado em plástico e suportados por estruturas de aço muito resistentes. A primeira cúpula retrata um ambiente tropical, e a segunda um ambiente vindo do Mediterrâneo.
O Projeto Éden é a maior estufa natural do mundo já construída, e consiste em um jardim botânico e um parque temático, que trata-se de uma completa apresentação da bio-diversidade global e destaca a dependência da vida humana totalmente associada ao meio ambiente. É composto por cúpulas geodésicas que são construídas em células hexagonais e pentagonais. O meio ambiente e  as artes é o centro da educação contidos nele e  é tudo baseado sobre o verde, a natureza e a vida O seu centro de educação interativo foi apelidado de "The Core" ou "O núcleo" e está inspirado nos números de Fibonacci, que é uma sequência de matemática que também se relaciona com a ramificação, floração e também nos arranjos das folhas na sua concepção.


Conclusão
Existe uma forte relação entre a arquitetura e a matemática, conforme foi visto nessa matéria, sendo que a matemática sempre foi fundamental para os desenvolvimentos arquitetônicos.  Quando discutimos arquitetura, o aspecto decorativo e a harmonização dos elementos que compõe o ambiente são fundamentais para o sucesso de um projeto ou de outro trabalho do profissional da construção.   Frisamos sempre que a arquitetura não é apenas decoração, pois ela abrange uma gama muito grande de outras aplicações em nosso cotidiano e mesmo no campo decorativo sempre a matemática atua de forma muito intensiva.  No campo da decoração, a matemática está intimamente relacionada com a cromatologia (estudo das cores) que é muito aplicado na arquitetura. Muitos estudos nos dizem que há uma influência da cor do ambiente sobre o estado psicológico das pessoas, estes efeitos foram comprovados através de estudos químicos, e seu desenvolvimento se deu através de cálculos avançados da matemática.   Outro elemento não menos importante da arquitetura decorativa refere-se ao estudo da luminosidade, sendo necessário cálculos de posição, da intensidade da luz e várias outras conclusões possíveis tudo usando muito da matemática. 

A Arquitetura cuida do desenvolvimento e a construção do ambiente interno e externo de projetos onde a influência da matemática neste campo também é notável, pois é fundamental o cálculo das áreas, altura dos elementos do ambiente.  O gerenciamento dos espaços e principalmente para o critério do material que será utilizado são fundamentais para o sucesso e aplicação do projeto. É certo que a arquitetura sofre total influência da Geometria, na projeção das plantas e maquetes, que se baseiam na proporcionalidade. 

A tendência  hoje é que essas áreas do conhecimento, devam ainda mais serem fundamentais para o sucesso da construção no futuro, pois a arquitetura vem deixando de lado apenas o aspecto estético. Nos dias atuais, a arquitetura moderna dispõe de todos os avanços tecnológicos oferecidos pela matemática e computação, principalmente com os vários projetos de casas e corporações inteligentes do futuro, de cujas, luzes, eletrodomésticos, garagens e afins funcionarão por comando de voz, assim sendo a relação matemática-arquitetura só tende a se expandir ainda muito mais nos próximos anos.   Hoje, talvez nossa arquitetura possa ser tratada como o campo da ciência que estuda a arte, tecnologia, estética, plasticidade e design, tudo isso a serviço do homem moderno, das empresas e das corporações para proporcionarem um ambiente confortável e propicio às boas relações entre todos.

Baseado no texto de Alison Nastasi datado de 20/09/12,  publicado no site: http://flavorwire.com/330293/10-amazing-examples-of-architecture-inspired-by-mathematics/
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada







Comentários

  1. Muito legal, faço curso de arquitetura e me será muito útil.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer