Dicas Úteis nas Provas dos Concursos Públicos

Dicas Úteis nas Provas e Testes de Matemática, para se dar bem nos Concursos!

1. A primeira coisa que todo candidato mais atento deve saber, é que sempre deve levar todo material e documentação que a prova ou o teste exigir.  Chegar sempre o mais cedo possível ao local, visitando-o anteriormente, sobretudo se não conhecer bem a região. Em seguida, deve procurar um lugar na sala que seja confortável, que tenha boa claridade, seja bem ventilado e também devidamente arejado.  Leve sempre todos os materiais em ordem como: canetas, lápis bem apontados, apontador, borracha macia, entre outros.
2. A sua alimentação e hidratação também são muito importantes nessas ocasiões. Então, use de uma alimentação bem saudável antes de adentrar ao local das provas, levando, se permitido, garrafa com água para a sua hidratação naquele momento. Tudo isso, o ajudará a reduzir o estresse gerado e o desgaste físico momentâneo.     
3. Antes de iniciar o teste, leia com atenção todas as orientações sobre as provas, cuidando para saber o tempo que você pode gastar com cada questão em média. Exemplo: Se uma prova é composta de 80 perguntas e você tem 2 horas, então você deverá gastar em torno de 1,5 minutos em cada uma das questões.
4. Leia cuidadosamente o problema de modo completo, antes de iniciar a sua resolução. É preciso interpretar corretamente todos os dados que se pede na questão.
5. Procure não ficar nervoso(a), especialmente no início e durante o teste. Concentre-se no que você sabe, e despreze o que você não sabe ou desconhece.
6. Nunca imagine que você deva usar todos os números de um problema ao fazer os seus cálculos. Alguns problemas têm informações excedentes. Estas questões estão testando a sua capacidade de reconhecer as informações necessárias, bem como as suas habilidades matemáticas. Cuidado com as pegadinhas!





7. Faça um diagrama com tudo que você entendeu do problema. Mesmo visualizando a situação mentalmente, um diagrama desenhado a mão, vai permitir que você rotule sua imagem, adicionando linhas auxiliares, que servirão para você ver a situação, a partir de diferentes perspectivas.
8. Se você sabe que a sua resposta para a pergunta está errada, e você não consegue encontrar o erro, começar a resolução de novo em um pedaço de papel em branco é uma boa ideia. Muitas vezes, quando você tenta corrigir um problema, você corre o risco de ignorar o erro constantemente. Começar a solução de novo em um papel em branco permitirá que você se concentre novamente na questão.
9. Certifique-se de que você está trabalhando nas mesmas unidades de medida citadas na questão, quando da realização dos cálculos. Se um problema envolve polegadas, metros ou jardas, sugerimos a você, fazer as conversões adequadas para que todos os seus valores estejam na mesma unidade de medida cobrada na questão (por exemplo, mudar todos os valores para metro). Se necessário, após achar a resposta, faça a transformação para a unidade cobrada no problema.
10. Certifique-se de que a sua resposta faz sentido no cálculo da questão. Por exemplo, se a questão pede para você encontrar o número de metros quadrados em uma área e a sua resposta vem indicando um número negativo, saiba que ela está incorreta. (as áreas indicam um conceito sempre positivo, ou seja nunca podemos medir áreas com números negativos.)
11. Alguns problemas devem ser resolvidos em duas ou mais etapas.  Estas informações adicionais podem estar testando a sua capacidade de reconhecer quais informações são necessárias para se chegar a uma resposta final.
12. Se o tempo permitir, voltar e resolver os problemas mais difíceis do teste em um pedaço de papel separado pode ser uma boa ideia, pois se você chegar ao mesmo resultado, provavelmente a sua resposta está correta.
13. Quando lhe pediram para "justificar a sua resposta", não seja preguiçoso. Anote tudo sobre o problema, incluindo o trabalho que você fez na sua calculadora, inclusive os diagramas, cálculos, equações e explicações escritas com frases completas. Esse é o momento de "demostrar" o que você realmente pode fazer com este problema.
14. Ficar "preso" em um determinado problema mais difícil, com certeza vai prejudicar o seu desempenho na prova. Pule momentaneamente a questão e siga em frente com o resto do teste. Muitas vezes, ao resolver um novo problema, você pode ter uma ideia de como atacar aquele problema anterior considerado inicialmente como difícil.
15. Se, você não sabe a resposta a uma pergunta, poderá dar um palpite. Pense sobre o problema e as informações que você sabe que são verdades. Adicione uma suposição lógica, baseadas nas condições do problema, que isso também pode ajudá-lo a encontrar a solução.
16. Em muitos problemas, você pode ser capaz de simular uma resposta aproximada (ou razoável). Depois de executar todos os cálculos, se sua resposta final está perto de seu palpite, é quase certo que ela estará correta.
17. Se você completou a prova e ainda têm tempo, cuide de conferir se todas as questões foram resolvidas e aquelas que não foram solucionadas, tente achar uma resposta razoável, usando primeiro a razão e depois a sua intuição.
18. Existem muitas provas em que as questões mais difíceis são as que lhe darão mais pontos, como nas provas do Enem.  Em outras, o peso da Matemática ou Língua Portuguesa podem lhe dar uma maior pontuação. Então, você deve focar ainda mais nessas questões “mais difíceis” ou daquelas matérias que lhe proporcionarão uma pontuação maior.      
19. Caso, no teste você possa usar uma calculadora e se você for pedir uma calculadora de seu professor/banca emprestada, certifique-se que você já  tenha usado a mesma "marca" dela em ocasiões anteriores.  Se  não estiver familiarizado com a forma como ela funciona, os cálculos poderão sair incorretos. 
20. Finalmente, anote toas as suas respostas em um papel a parte ou folha de perguntas, que ficarão em seu poder, para você conferir quando for divulgado o gabarito do teste.
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!






Comentários

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer