O Natal e a Matemática!

Será que as crianças e os adolescentes podem aprender Matemática no Natal?
Resolvemos publicar este texto, muito próximo a data natalina, destinado a todos aqueles que gostam de histórias de Natal. Sabemos que as crianças e até os adultos ficam esperando ansiosamente a noite de Natal não só pelo presente que vão ganhar, mas também pela magia e religiosidade que nos envolve nesta passagem. É claro que lembrarmos sempre do aniversariante e prepararmos uma oração, com certeza sempre produzirão uma paz indescritível e que é muito boa e salutar para que o clima gere harmonia, amor, amizade e muita paz. Ressaltamos que é no natal que trocamos presentes e que muito de matemática se faz presente nos joguinhos, quebra-cabeças, etc., que as crianças e adolescentes ganham, tornando-se uma ótima oportunidade de recreação, descobrimentos e porque não dizer de aprendizado das noções importantes da Matemática. Então, vamos a nossa pequena história, mas grandiosa em sabedoria.

O Matemático Mirim e o Natal
A sinalização de que eu poderia ser um matemático, se deu quando eu ainda era uma pequena criança, no período de preparação para as festas natalinas, quando sempre eramos presenteados com um dos quebra-cabeças numéricos de última geração, que particularmente eu ganhava de meus pais ou do "Papai Noel".  O mercado sempre os colocava a venda nos finais de ano e sobre tudo no mês de dezembro.  Como criança inocente que era, minha pergunta seria: Como poderia o Papai Noel visitar todas as crianças à meia-noite, numa mesma noite e conseguir entregar todos os presentes a tempo?  Eu nunca tive uma resposta satisfatória dos meus pais, que respondiam: "Ninguém sabe; Ele não faz isso sozinho; Ele não é como nós; Teria ele poderes misteriosos”; etc.
Como não concordava com as respostas, eu ficava indagando como isso seria possível!  Procurando por uma resposta satisfatória, podemos abordar a questão de uma forma matemática e chegar a uma conclusão aceitável e correta.  A tarefa desta distribuição de todos os presentes de Natal, realizada por Santa Claus na Noite de Natal seria muito dispendiosa, não acha?
Supondo que o Papai Noel visitasse somente aqueles que são filhos(as), naturais registrados pela lei do casamento, ou ainda, aqueles que tenham idade inferior a 18 anos. Sabemos que há cerca de 2 bilhões de tais pessoas no mundo com essas características(dados do ano 2000).  No entanto, Santa Claus iniciou suas atividades anuais muito antes de existir as diversidades e as desigualdade de oportunidades, e como resultado, hoje, ele não lidaria com crianças muçulmanas, hindus, judeus e budistas.  Isso reduziria a carga de trabalho de forma significativa para apenas 15% do total, ou seja, cerca de 300 milhões de crianças e jovens.  No entanto, o fato central, não é o número de crianças, mas o número de casas que Santa Claus teria que visitar no mesmo dia e ao mesmo tempo. De acordo com os dados do censo mais recente(2000), o tamanho médio de uma família no mundo é de 3,5 crianças por casa (dados do ano 2000).  Assim, Santa Claus teria que visitar cerca de 85.714.200 de casas residenciais num mesmo dia. (É claro que, como todos sabem, Santa Claus visitaria somente os bons filhos(aqueles que obedecem o papai e a mamãe), mas podemos seguramente assumir que, em média, pelo menos um filho dos 3,5 em cada casa atende a esse critério.), e isso daria então quase 86 milhões de presentes para ser entregues aos destinatários eleitos.
Mesmo assim, isso seria um grande desafio. No entanto, ao viajar de norte a sul e de leste a oeste, Santa Claus poderia se aproveitar dos fusos horários diferentes, o que lhe daria 24 horas de intervalo na distribuição das lembranças.  Papai Noel, poderia então concluir o trabalho se ele fizesse 1.250 visitas em média de domicílios por segundo.  Em outras palavras, para cada lar cristão, com pelo menos uma criança boazinha, Papai Noel teria 1/1250 de um segundo para estacionar seu trenó, desmontar, deslizar para baixo da chaminé, encher as meias, distribuir os presentes correspondentes sob a árvore, consumir os biscoitos e leite que foram deixados de fora para ele, subir de volta pela chaminé, voltar para o trenó, e passar para a próxima casa.  Usando da matemática simples, vamos supor que esses 86 milhões de paradas estão uniformemente distribuídos ao redor da Terra.  Isso significa que Santa Claus está se deparando, com uma distância média entre as famílias de cerca de 0,75 milhas, e a distância total que Santa Claus deveria viajar seria pouco mais de 64.500 mil milhas.  Daí, podemos afirmar que o trenó do Papai Noel deveria estar se movendo a cerca de 650 quilômetros por segundo, ou seja; cerca de 3.000 vezes a velocidade do som.  Uma rena típica deste tipo de transporte pode executar no máximo 15 milhas por hora.  Então, isso seria uma façanha absurda que Santa Calus estaria realizando a cada ano.
E, o que acontece quando levamos em conta a carga útil que o trenó poderia transportar?  Supondo-se que o peso médio dos presentes que Santa Claus entregasse a cada criança seja de 2 quilos, o trenó carregaria cerca de 172.000 toneladas, e isso sem contar com o próprio Papai Noel, que, a julgar por todos aqueles retratos familiares, não é tão leve.  Resumindo, podemos afirmar que somente uma pessoa com poderes e forças sobrenaturais ou muito estranhas, seria capaz de realizar a tarefa de modo real e satisfatório.
Como sabemos que no Natal, tudo é mágico e possível, esses sonhos todos poderiam se realizar, somente com uma força sobrenatural, que sempre reina entre todos nessa dia e hora, e dessa forma, nossa história que fora imaginada por uma criança, poderia ter um final feliz ...





Natal é realmente um momento mágico.

Conclusão
O nosso escritor mirim sempre questionou tudo a procura de uma explicação lógica da matemática e hoje ele com certeza se transformou num grande matemático. Existem muitas formas de incentivo às nossas crianças para dedicação e gosto aos seus estudos, seja de matemática, geografia, medicina, biologia, artes, poesia, etc. e despertar nela o desejo de conhecer a realidade, talvez possa colaborar para o sucesso em seus estudos.  É claro que não queremos aqui dizer que a magia e a religiosidade do Natal não sejam gratificantes e oportunos, mas usar tudo que o momento propicia também pode ser de grande valia para os estudos deles no futuro.
Na preparação da festa, da ceia, temos que efetuar muitos cálculos matemáticos, como porcentagens, porções, fazermos a contabilidade dos gastos, das compras de todos os ingredientes, e tudo isso inclui muita matemática e que podem com certeza ser de grande aprendizado quando acompanhados pelos pequenos nesta ocasião.   
Sabemos que atrás das festas, dos presentes e da comida, está ali também a presença do aniversariante que é Jesus e aí também deve ser um momento muito gratificante para conhecermos e divulgarmos a religião e a vida do grande mestre, que sempre foi e será muito importante para todos nós.
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Texto baseado no artigo de Ângulo de Devlin, publicado no site: https://www.maa.org/external_archive/devlin

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