Testes Grátis para Estimular Nossa Memória!

Porque devemos fazer exercícios para estimular a nossa memória?
Muitas pessoas se preocupam demasiadamente em manter a sua forma  física e se esquecem talvez da coisa mais importante que temos em nosso ser que é o  cérebro.  Lembra-se da frase "use-o ou perca-o", ela aplica-se a todos os músculos do nosso corpo; mas também tem tudo a ver com os caminhos neurais e as conexões feitas a todo momento em nossos cérebros.  Há uma variedade de exercícios e atividades para podermos trabalhar com ele e assim obteremos o equilibrio em cada uma das principais funções cognitivas da nossa mente diariamente.  Segundo especialistas, as nossas mentes são compostas por cinco principais funções cognitivas:
memória, atenção, linguagem, habilidades visual-espaciais e função executiva.
Se você quiser se manter saudável, então basta desafiar, estimular e exercer efetivamente todas estas cinco áreas para ficar mentalmente  afiado com a  idade do nosso cérebro.   Então, propomos a você fazer os cinco exercícios cerebrais propostos diariamente, que com certeza te ajudarão a ter muita saúde mental, lucidez e atividade.
Ainda, segundo especialistas usamos apenas 10% da capacidade total de nosso cérebro em atividades cotidianas, então temos muito a evoluir nesse quesito, não acha?

Quais Exercícios São Indicados para Melhorar a sua Memória?
Sua memória desempenha um papel importantíssimo em todas as atividades cognitivas, incluindo aí: a leitura, o raciocínio e o cálculo mental.  Existem vários tipos de atividades para ativarmos o  trabalho do nosso cérebro. Tomados em conjunto, estas são as habilidades cognitivas que podemos notar mais, quando nossa mente começa a falhar. Para manter uma boa memória, você precisa de treinamento, e isso pode ser mais fácil do que você pensa.  Basta muito treino fazendo exercícios, começando com um nível mais elementar até chegarmos a desafios mais difíceis e que exigem maior preparo. Mas, vamos as atividades aqui sugeridas:
1. Ouvir música
Não é apenas agradável, mas ao escolher uma música que você não conhece e memorizar as letras, e segundo estudiosos, você aumenta o nível de acetilcolina, substância química que ajuda a construir o seu cérebro e melhora as suas habilidades na memória.
2. Tomar banho ou se vestir no escuro ou usando a mão oposta em atividades cotidianas
Quando você for escovar os dentes ou realizar outras atividades corriqueiras, sempre use a mão oposta, exemplo: se você for destro, use a mão canhota, e vice-versa.  Estes desafios ajudam você a construir novas associações entre as diferentes conexões neurais do seu cérebro.
3. Aprender um Idioma  diferente
As atividades de linguagem sempre vão desafiar a nossa capacidade de reconhecer, lembrar e compreender as palavras. Elas também estimularm a nossa fluência, como as habilidades gramaticais e de vocabulário. Com essa prática regular, você pode expandir o seu conhecimento de novas palavras e recuperar muito mais facilmente aquelas que são familiares. Por exemplo, se você costuma ler somente a seção de esportes, tente ler também alguns artigos de negócios, com maior profundidade. Simplesmente, você estará aprendendo novas palavras, que são mais fáceis de entender ou caso não saiba você pode consultar um site de dicionário, quando está lendo as notícias online. Tire um tempo para entender as palavras em todos os seus contextos, e isso o ajudará a desenvolver as suas habilidades linguísticas e a recuperar as palavras e frases mais facilmente quando estiver na frente de seu chefe, em sua atividade laboral no futuro.
4. Atividades de Palavras Cruzadas ou Caça Palavras também podem ajudá-lo a reforçar o seu cérebro. 
Isso ajuda tanto, que os médicos especialistas no assunto, recomendam para as pessoas idosas e de meia idade, que venham a praticar esses tipos de jogos. Dizem que os jogos podem prevenir até o mal de Alzheimer e ainda pode ser uma ótima terapia, que além de divertido também é educativo, e preenche o tempo ocioso, fazendo também com que a sua memória e autoestima melhore muito.  É altamente recomendado para aposentados e pessoas ociosas em suas atividades, desde que não prejudique a sua atenção e o seu trabalho laboral.
5. Jogos como: Xadrez, Dama, Bingo, etc
Jogar é  um ótimo exercício para a memória, pois exige  bastante dela. Veja  que um bom jogador de xadrez ou de outra modalidade, quase nunca esquece as suas jogadas.  Esses jogos induzem os jogadores, a buscarem estratégias, estimulando com certeza as suas mentes.
6. Faça testes e exercícios matemáticos






Todos nós já sabemos que a matemática e a lógica trazem muitos benefícios para a nossa memória e que segundo especialistas, podem ajudar muito a mantermos uma memória saudável, desde que associados a outras dicas já citadas anteriormente.
Pensando nisso, inicialmente preparamos algumas questões com nível bem fáceis para você começar e o estimular aos estudos:

Testes para Estimular a Memória– Nível Fácil
1) Qual das cinco alternativas representa a melhor comparação?
"A água está para o gelo, assim como leite está para...".
a)  Mel de Abelha
b)  Curau
c)  Café com Leite
d)  Queijo
e)  Biscoito

2) Veja as letras "ECHOOL" que depois de colocadas em ordem, formam o nome de...
a)  Um mar
b)  Um país
c)  Uma cidade do Brasil
d)  Um animal
e)  Um estado do Brasil

3) Para que a frase abaixo, depois de arrumada, faça sentido, qual palavra deve ser retirada?
"A roupa roeu o tempestade rato".
a)  Tempestade
b)  Rato
c)  Roeu
d)  Roupa
e)  O rato

4) Quando ordenadas as letras abaixo, verificamos que uma das palavras não tem nenhuma relação com as outras.
a)  A L I S P
b)  L P A E P
c)  E R F O R
d)  A C E N A T
e)  R A H C O B A R

5) Qual dos cinco itens se parece menos com os outros?
a)  Visão
b)  Sorriso
c)  Paladar
d)  Audição
e)  Tato

6) Observe as alternativas e veja qual delas representa a melhor comparação?
"Árvore está para o chão assim como chaminé está para...".
a)  Céu
b)  Tijolo
c)  Fumaça
d)  Garagem
e)  Casa.

7)  Depois de eu doar um quarto de sua mesada ao irmão, e ganhar mais cinco reais, fiquei com 20 reais. Qual era o valor de minha mesada?
a)  30 reais
b)  35 reais
c)  20 reais
d)  25 reais
e)  10 reais

8)  Verificando o ponto de vista do tempo cronológico, qual das alternativas abaixo está correta?
a)  Idade Média; Princesa Isabel; MP3; 2a. Guerra; Dilúvio
b)  2a. Guerra; Idade Média; Dilúvio; Princesa Isabel; MP3
c)  MP3; Dilúvio; 2a. Guerra; Princesa Isabel; Idade Média
d)  Dilúvio; Idade Média; Princesa Isabel; MP3; 2a. Guerra
e)  Dilúvio; Idade Média; Princesa Isabel; 2a. Guerra; MP3

9) Qual o número que vem na sequência: 1, 12, 56, 232, ...
a) 936           b) 464          c) 369          d) 78          e)562

10) O quadrado do quadrado de um número vale 256, qual é esse número?
a) 65536        b) -4 ou 4         c) -2 ou 2        d) -12 ou 12        e) 16

Confira os seus acertos:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
D
D
A
C
B
E
C
E
A
B
Observações: 1. Se você não acertou todas as questões, não se preocupe, o importante aqui é o quanto você ajudou a estimular o seu cérebro!  2. Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário que postaremos a resposta no menor prazo possível.

Conclusão:
Tenha uma alimentação saudável, rica em nutrientes naturais, com muitas folhas, legumes, peixes, frutas, rica em fibras, consultando sempre seu nutricionista.  Evite bebidas alcóolicas, carnes com excesso de gorduras, sódio e faça exercícios físicos regularmente consultando sempre o seu médico com antecedência e isso o ajudará a ter uma boa saúde com bons reflexos para a sua mente.
Evite o stress e a tensão, procure sempre se relaxar, fazendo exercícios físicos regularmente.
A má alimentação e a privação de sono também afetam a capacidade de concentração e a memória de longo prazo.  Os remédios milagrosos, segundo especialistas, não funcionam para melhorar os coeficientes da memória, o melhor remédio são os exercícios e os jogos educacionais e ainda muito treino.  Sabemos que alguns medicamentos podem induzir o sono, analgésicos, calmantes e antidepressivos, sempre atuam no cérebro e interferem nos circuitos da memória.   A ansiedade quando se apresenta de forma excessiva pode provocar o chamado “branco”, uma alteração temporária da memória.   Além disso, a angústia e a ansiedade prejudicam sua memorização, pois podem provocar a perda da capacidade de realizarmos as tarefas e prestarmos atenção em outra, a chamada “atenção dividida” (Ex.: anotar a matéria enquanto memoriza o que o professor diz, assistir televisão falando ao celular, dirigir falando ao celular).
A memória não é um fenômeno isolado do organismo, faz parte de todo um sistema, por isso é fácil influenciá-la negativamente ou positivamente. Tudo depende do bom ou do mau funcionamento do  seu organismo.  Evite sempre a sobrecarga de atividades sejam elas laborais, pessoais ou qualquer outra espécie.  Ela sempre influencia os famosos erros de memória, que são tão prejudiciais a todos.

Finalizando convidamos o leitor para se cadastrar gratuitamente como seguidor do Blog e assim, além de nos ajudar no fortalecimento desse espaço educativo, também vai receber todos nossos artigos no conforto de sua casa.
Sem mais, agradecemos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!







Comentários

  1. Muito útil, gostei, vou indicar aos amigos.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Bom dia!
      Moraes agradecemos muitíssimo sua visita e elogio. Aproveitamos para indicar a você assim como aos demais leitores, outro artigo que propõe um desafio interessante de Matemática e Lógica e que vocês vão gostar muito, cujo endereço para acessar é: http://recordandomatematica.blogspot.com.br/2016/07/desafios-simples-de-matematica.html
      Se gostar, compartilhe!
      Grande abraço a todos!

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer