A Beleza Física e a Matemática!

Será que Você  tem os Traços da Beleza Apontados pela Matemática?
Você que adora ter um físico perfeito, com muita saúde e traços bem definidos, talvez nem saiba que durante muitos anos, esse assunto já foi muito estudado por muitos sábios, pintores, escultores e matemáticos da antiguidade como: Leonardo da Vinci, Euclides, Giotto, Phideas, entre tantos outros. Mas, o que tem a Matemática a ver com a sua beleza? Na verdade, muitas coisas. Sabemos que a atração física depende de muita coisa, como da relação harmônica entre duas pessoas, como seus aspectos amorosos, físicos, psicológicos, sentimentais, etc. Especialistas no assunto dizem que uma pessoa é considerada fisicamente como bonita, se ela obedece certos padrões simétricos, como rosto, corpo, membros, etc. sendo respeitada uma proporção muito estudada que vamos detalhar abaixo. Desta forma, se um corpo está em proporção, a tendência é estarmos mais propensos a notá-lo, achá-lo bonito e até se envolver sentimentalmente.  Em nossos dias atuais, sabemos que os mais jovens e até os adultos estão praticando mais exercícios por questões estéticas e também de manter uma boa saúde.

Os cientistas acreditam que  corpos proporcionais são mais saudáveis, porque obedecem à famosa proporção áurea que já foi por nós estudada aqui no blog, basta você acessar nossa postagem: O Número de Ouro e se inteirar dela, vale muito a pena conhecê-la.
Na figura abaixo, vemos o homem vitruviano que foi muito estudado por Leonardo da Vinci, o qual mostra a proporção áurea em suas dimensões.  Esse desenho e o texto são chamados de Cânone das Proporções.

Famoso "Homem Vitruviano" de Leonardo da Vinci, 
mostrando a proporção áurea em dimensões corporais

Os desenhos de Leonardo da Vinci enfatizando o corpo humano seguem essa proporção, sendo que a relação das seguintes distâncias obedecem a Razão Áurea, ou seja: (Pé para umbigo)/(umbigo para a cabeça)=Proporção áurea ou 1,6180339...

Da mesma forma, os edifícios são mais atraente quando as suas estruturas seguem as proporções chamadas pela Razão Áurea.


Beleza Física
Por que muitas pessoas acham que uma pessoa tem um rosto bonito?

Esta máscara do rosto humano é baseado na Razão Áurea. As proporções do comprimento do nariz, a posição dos olhos e o comprimento do queixo, todos em conformidade com um aspecto da relação de ouro ou proporção áurea.

Quando a máscara citada for colocada em cima da foto de uma atriz ou de uma pessoa analisada com o mesmo tamanho, veremos que, se há um bom ajuste nas figuras, isto é, se as proporções de seu rosto se adequam às proporções geometricamente "agradáveis" da máscara, com base na relação dourada, dizemos então que a beleza dessa pessoa é uma beleza matemática.  Faça o teste com a sua foto, desde que ela tenha as mesmas dimensões, ou mesmo com as medidas suas em comparação com a do homem vitruano e veja se você tem a razão áurea e ainda não sabia  e tire as suas conclusões.

Conclusão








Todas essas análises, ainda estão sendo debatidas e estudadas pelos pesquisadores e estão envolvidas em muitas fantasias e em estudos recentes e alguns até contraditórios, enquanto muitos as aceitam, outros divergem profundamente destas conclusões.  O que sabemos é que beleza é muito particular, enquanto que para alguns uma pessoa é tida como bela, para outros ela não é enquadrada como bonita, o feio pode ser bonito para muitos, enquanto que para outros, não. O que podemos acrescentar é que manter seu corpo saudável, assim como praticar exercícios regularmente, fazendo uso de uma alimentação saudável, com muita salada, carnes brancas, evitando excessos como gorduras, fumo, drogas, álcool, sanduíches e lanches rápidos, alimentos embutidos, etc. 

Contudo, vale sempre a pena conhecermos um pouco do assunto, analisando e tirando as nossas próprias conclusões.  E você caro leitor(a) o que acha disso. Deixe seu comentário no espaço abaixo! Ajude-nos na divulgação do site, compartilhando a matéria e o nosso endereço com seus amigos, usando o atalho para as redes sociais logo ao final do post ou cadastrando-se como nosso seguidor e receba nossas publicações que são inéditas e semanais. Desde já, agrademos sua visita e parecer.

A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!







Comentários

  1. Olha, não sei, preciso medir e ver se meu número é 1,6180.
    Mas valeu pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos a visita, e se gostou, aproveite as demais postagens do blog.
      Obrigado!

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer