Descubra o Dia da Semana Você Nasceu!

Aprenda uma Regra Matemática para Encontrar o Dia da Semana de Todas Datas Ocorridas Pós 1900
Quase todos nós temos uma curiosidade muito intrigante que é a de sabermos exatamente o dia da semana em que nascemos. Caso nossa família não se lembre desse importante acontecimento, ou simplesmente se você quer confirmar ou tem a curiosidade em descobrir isso, leia atentamente esse artigo e entenda como fazer esse cálculo. Para isso, preparamos uma regrinha simples que se você seguir, irá saber exatamente quando ocorreu a sua vinda ao mundo, ou conferir se o que nos fora dito é verdade, mas ela só é válida para pessoas que nasceram após o ano 1900 e também para ela funcionar corretamente, você deverá saber se nasceu em ano bissexto ou não, porque quando nascemos em ano bissexto, ele tem um dia a mais que é o famoso dia 29 de fevereiro, então se você nasceu posterior ao dia 29/02, também não precisar saber isso.  Então, vamos aos cálculos.  Vamos dar o exemplo de uma pessoa que nasceu em 1955 e portanto em ano normal (não é bissexto): 
Atenção: Para você saber se o ano que nasceu era bissexto, verifique que os anos bissextos são múltiplos de 4, não múltiplos de 100 (1900 não é bissexto) e múltiplos de 400 (2000 é bissexto).  Se não for múltiplos de 100, então, basta dividir por 4, se não ocorrer resto, ele será bissexto.  Exemplo1: 1955 → 1955/4 = 488 +resto 3 (não é), Exemplo2: 2012 →2012/4 = 503 +resto 0 (é bissexto), ... etc.

I) Conte quantos anos se passou do ano 1900 até o ano de seu nascimento.  Por exemplo: Se nasceu em 1955, anote: 55;

II) Quantos 29 de fevereiro já se passou desde 1900 até seu nascimento, ou seja: divida a quantidade anterior por 4 e desconsidere o resto da divisão, ou seja: 55/4 = 13, então anote: 13;
Nota: No caso de seu ano de nascimento for ano bissexto e a data de nascimento for até 29 de fevereiro, considere (-1) nesta conta, caso contrário nada muda;

III) Verifique na tabela abaixo o número relativo ao mês de seu nascimento.  Por exemplo: Se nasceu no mês de agosto, anote: 2;
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
0
3
3
6
1
4
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
6
2
5
0
3
5

IV) Considere agora, o dia de seu nascimento como x e calcule x-1.  Por exemplo se você nasceu no dia 1, então x=1, anote então: 1-1 = 0;

V)  Agora faça a conta de todas as suas 4 anotações anteriores, ou seja: 55+13+2+0 = 70 e divida por 7, verificando o resto desta divisão, ou seja: 70/7 = 10+resto 0 (Zero) e procure na tabela abaixo o dia da semana que você nasceu; 
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
Domingo
0
1
2
3
4
5
6

VI) Finalizando, encontramos na tabela acima, que o zero achado no ítem V aponta o dia da semana do nascimento de uma pessoa cuja data se deu em 01 de agosto como numa Segunda-feira

Conclusão:





Na internet podemos encontrar fácilmente programas práticos que fazem este cálculo automaticamente, mas o nosso objetivo aqui é praticar, aprendendo a matemática de uma forma lúdica, para que nosso leitor(a) saiba o que se está fazendo.  Por exemplo, está atividade pode ser apresentada aos alunos, para que cada um faça o cálculo de seu dia da semana, relativo ao seu nascimento e confirme o resultado com os seus pais ou responsáveis.  Mas, esta regra também vale para datas importantes decorridas e também para as datas futuras.  Vamos realizar outros cálculos para exercitar o aprendizado:

1) Vejamos o exemplo de uma data importante da história como o dia 31/12/1999, que com certeza foi a data de maior stress para nossos sistemas computacionais, devido ao bug do milênio, que poderia causar muitos acidentes, perdas irreparáveis e que felizmente não ocorreu. Mas, você se lembra que dia da semana ele aconteceu?
Solução: Como sabemos que ela é posterior a 29 de fevereiro, então não precisamos deduzir nada e nem saber se foi ano bissexto (ver nota abaixo do ítem II).
Então, devemos simplesmente anotar: (I) 99; (II) 99/4 = 24; (III) Dezembro = 5; (IV) 31-1 = 30; (V) Somando: 99+24+5+30 = 158 que dividido por 7 nos dá: 158/7 =22+resto 4; (VI) Na tabela o resto 4 aponta para o dia: Sexta-feira. 
2) Outro exemplo, agora trabalhando num ano que foi bissexto.  Queremos saber que dia da semana se dará o dia 15 de Janeiro de 2020?
Solução: (1) 120; (2) 120/4 -1 = 30-1 = 29: (3) Janeiro = 0: (4) 15-1 = 14 (5) somando: 120+29+0+14 = 163 que dividido por 7 nos dá: 23+resto 2 (6) Na tabela resto 2 aponta: Quarta-feira.  




Comentários

  1. Estou adorando ler os posts!
    É muito bom relembrar, pois se não estivermos praticando sempre acaba caindo no esquecimento!
    http://www.vamospapear.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, agradecemos sua visita ao blog. E, o nosso objetivo aqui é mesmo este, recordar, revisar e aprender conteúdos e curiosidades da Matemática que ficaram esquecidos ... Abraços e Sucesso!

      Excluir
  2. Olá, tudo bom?
    Achei super bacana esse post. Não fazia ideia de que dava para saber o dia que eu nasci assim kkkk A magia da matematica me surpreende cada vez mais.
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, agradeço sua visita ao nosso blog e também aos elogios relatados. O nosso objetivo com esse post é mostrar formas fáceis para se encontrar soluções matemáticas, motivando a todos que façam uso dela de uma forma sempre muito criativa. Um grande abraço!

      Excluir
    2. Por exemplo 159÷7 e igual a 22,5714285714 ficaria muito mais se usarmos o primeiro número dps da vírgula seria mais fácil do que fazer uma conta toda pra saber o resto final

      Se vc quiser me mostrar um geito melhor vai no meu Instagram e me explica @leow_s2

      Excluir
    3. Bom dia caro leitor. Cada um de nós pode testar melhor os conhecimentos que postamos. E, se as contas nos levar a uma solução exata sempre é válido. No entanto, nosso objetivo é que nossos leitores possam praticar conhecimentos, exercitar nossas mentes, e noções básicas que por ventura estejam esquecidos. Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer