Sinais Básicos da Matemática!

Conhecendo a Linguagem e os Sinais Básicos da Matemática!
Se você não conhece os sinais básicos que são usados na linguagem matemática, então você acessou corretamente nosso conteúdo e com certeza, juntos vamos aprender todas noções básicas da linguagem matemática, para se expressar corretamente nesta escrita universal. Na matemática saber transcrever uma expressão, uma equação, uma função, ou qualquer outra sentença descritas na língua portuguesa, para a linguagem matemática, talvez seja o ponto chave mais importante, para você resolver com maior facilidade quaisquer questões da matemática. Portanto, aconselhamos você  treinar e praticar muito o conteúdo que vamos apresentar agora neste nosso estudo. Se ficar dúvidas, pergunte ao seu professor, deixe um comentário no blog, ou consulte o seu colega, argumentando e saneando suas dúvidas, pois acreditamos que é a melhor forma de você entender a matemática e resolver as questões com mais facilidade. É claro, que ter os conhecimentos básicos gerais da disciplina, como saber equações, funções, álgebra, entre outros conteúdos, também são muito importantes, mas de nada adiantará isso, se você não souber colocar no papel, o que um problema com seus dados, devidamente sinalizados, ou o que o exercício pede, para você resolvê-lo com mais facilidade. 
A linguagem da matemática é uma forma de expressão mundialmente conhecida, a qual é uma forma de expressão, usando-se de todos os sinais ou símbolos matemáticos disponíveis, e que, quando a usamos corretamente, possamos ser entendidos por todos que a vejam, estejam onde estiverem, quem estiver lendo.  Ela foi projetada para que possamos entender e sermos entendidos, abrangendo sobre tudo que envolve a matemática, tais como:
Números, Conjuntos, Funções, Equações, Inequações, Sentenças Matemáticas, Teoremas, etc
Quando usamos os números acompanhados por letras e alguns sinais específicos, poderemos: somar(+), subtrair(-), multiplicar(x), dividir(÷), unir-se(U), interseccionar-se(Ç), elevar ao quadrado(²), elevar ao cubo(³), etc.
Na linguagem matemática, usamos símbolos matemáticos no lugar das palavras e escrevemos uma sentença matemática, sempre usando destes símbolos ou códigos matemáticos, que são conhecidos por todos, tais como: sinais, letras, parenteses, colchetes, entre outros.  Veja alguns sinais e símbolos matemáticos mais usados que encontramos nos livros e apostilas: 

Por exemplo:
·        Representação dos 10 dígitos numéricos: 0, 1, 2, ... 9.
·       Temos os símbolos para as operações matemáticas que são: +  -  x  ÷.
·      Também temos os símbolos que representam o desconhecido ou as incógnitas que são os valores: x, y, z,  ...
·        E muitos outros símbolos especiais que vale muito a pena você conhecer, tais como: π, =, <,  ≤,  ^,  a²,  a³, Ø, ±, ƒ, ~, →, ↔,  ...

Convenções para o uso das letras do alfabeto na matemática.
Por convenção, cada letra do nosso alfabeto têm seus usos especiais no contexto da matemática.  O que elas costumam nos dizer ou representar, são por exemplo:
·        As constantes do começo do alfabeto: a, b, c, ...       representam valores fixos;
·      As letras: i, j, k, l, m, n   são destinadas para indicar os índices e para contagem;
·     As letras do final do alfabeto:  ... x, y, z   representam as variáveis ​​(incógnitas).
·     Algumas letras do alfabeto grego como: alfa, beta, gama, ... são usadas para denominar os ângulos das figuras geométricas;

Veja um exemplo de expressão matemática:
y = ax + b
Quando você se depara com a expressão acima, todos que a vejam e  leiam, irão verificar e saber que os valores a e b são fixos e ainda, que x e y são as variáveis usadas, sendo que x é o que muda, e que por sua vez faz com que ocorra também uma mudança em y. Neste caso, matematicamente falando, dizemos então que x é a variável independente, enquanto que y á a variável dependente nesta equação.  Estudando a expressão acima, todos saberão que se trata de uma reta.  Se você tem dúvidas sobre ela, aconselhamos acessar nosso conteúdo, já divulgado neste blog chamado: A Equação da Reta!

Uso dos Substantivos, Verbos e  Sentenças na Matemática.
Mesmo que na Matemática não utilizemos a expressão "substantivo", "verbo", ou "pronome" que são usados na língua portuguesa, ainda assim, você pode imaginar essas semelhanças com as expressões matemáticas:  
Veja que:
·    Os substantivos poderiam ser fixados para denominar coisas, tais como números, ou expressões com números: Exemplos: 15, 2 (3 - 1/2), 4÷2 ...
·         O verbo poderia ser usado como o sinal de igual "=", “#” (leia-se: igual, diferente)ou com uma desigualdade como: <, <=,  >, >= ... (leia-se: menor, menor ou igual, maior, maior ou igual ...)
·       Pronomes (tais como, ele, você, etc. que muitas vezes são o sujeito na língua portuguesa), poderiam ser como as variáveis, como x ou y.  Exemplos: 5x - 7, xy + 2,  -3 / x ...
·    E, quando eles forem colocados juntos, formam uma frase(sentença) ou uma expressão matemática como esta: 3x + 7 = 22

Observe que estas frases simples da linguagem do nosso cotidiano, podem sempre ser representadas na linguagem matemática, recorrendo-se a letras e símbolos para representar os números e as expressões. As letras do alfabeto podem vir representando valores desconhecidos, ou as incógnitas. Podemos transformar perguntas usadas na linguagem cotidiana em afirmações na linguagem matemática. 
Agora que já discutimos os principais aspectos envolvendo os sinais e linguagem matemática, tente fazer os exercícios seguintes de tradução de uma linguagem para a outra, sem consultar a resposta abaixo, conforme proposto a seguir.

Exercícios:






1. Passe da linguagem do cotidiano para a linguagem matemática:
a) O dobro de um certo número desconhecido;
b) Um número elevado ao quadrado, mais seu triplo;
c) A soma de três números consecutivos;
d) Uma dúzia de certa quantia, menos sua terça parte;
e) Um número elevado ao quadrado, mais sua metade;

2) Agora, passe da linguagem matemática, para a língua usada no seu cotidiano:
a) 2x + 3
b) x² + x²/2
c) a + b = 10
d) a/b = 12
e) x³/5 = 25

3) Escreva em linguagem matemática e resolva as seguintes expressões da matemática:
a) Se a soma de três números inteiros consecutivos vale 78, quais são esses números?

b) Meu pai tem o dobro da idade de minha mãe.  Sabendo que ela tem 25 anos e que eu sou 20 anos mais novo que meu pai.  Então, quantos anos eu tenho?

4) Sabendo-se que num campeonato, cada jogador participa 6 vezes e ganha 4 pontos quando ganha, e quando perde, desconta-se 2 pontos dele e que não houve empates.  Se um deles conseguiu fazer 12 pontos, quantas vezes ele ganhou? 

5) Se um tijolo pesa um quilo mais meio tijolo, quanto pesa um tijolo e meio?

Atenção: As respostas destes exercícios encontram-se ao final de nossa postagem: Fontes de Energia e a Teoria da Relatividade de Einstein! e para acessar clique aqui!

Observações:
1. Caso ficou alguma dúvida sobre o conteúdo ou nos exercícios, ou se quiser elogiar, acrescentar, retificar, criticar o post ou mesmo o site, deixe um recado logo abaixo, no espaço para comentários, que responderemos com o maior prazer e no menor prazo possível. 
2. Se quiser acessar mais exercícios grátis, veja outras postagens aqui mesmo neste blog, que garantimos que encontrarão muitos problemas correlatos. 
3. Aconselhamos também, colocar o blog em seus favoritos e também participar dele como seguidor para não perder futuros conteúdos sobre a matemática.
4. Para conhecer mais símbolos importantes da matemática, acesse o nosso post chamado: Símbolos Matemáticos!




Comentários

  1. Passando para conhecer o blog ,muito bacana a iniciativa de abrir um espaço para incentivar os estudos!
    Sucesso no blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite!
      Caro amigo, agradecemos o elogio e também sua visita ao blog.
      Nosso objetivo é esse mesmo, compartilhar conteúdos simples e descomplicados e incentivar os estudos da Matemática.
      Um grande abraço e conte conosco!

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer