A Matemática é uma Ciência Exata?

Por que a Matemática é Considerada uma Ciência Exata?
Muito tem se discutido sobre a exatidão da Matemática e alguns chegam até a afirmar que ela em alguns sentidos é muito abstrata, outros a definem até como uma ciência inexata, alegando que alguns de seus teoremas e postulados, tais como as as dízimas periódicas, entre outras, não obedecem a exatidão tão almejada por esta nobre ciência. Veja por exemplo, o caso da divisão de 1 por 3 que resulta em 0,33333... que é uma dízima periódica, a qual não apresenta resto, ou seja não tem uma solução apresentada de forma exata. Outros ainda alegam problemas com os números naturais primos, os quais dizem que quando  são submetidos ao cálculos dos computadores, eles não são encontrados em sua totalidade, ou seja sempre existem outros números desconhecidos para serem futuramente pesquisados e encontrados. O grande matemático Euclides, em seus estudos e descobertas publicadas na sua obra chamada: Os Elementos de Euclides, demonstrou a cerca de 300 anos a.C que há infinitos números primos, o que por si só, nos leva a pensar e argumentar na sua incompletude. Então, concluímos que há sempre um número primo maior do que o  anterior e já conhecido. Mas, para que serve um número primo tão enorme que são frequentemente descobertos pelos computadores? A resposta é que esse tipo de sequência numérica é um componente importante para os sistemas de encriptação usados pelos computadores e que são usados para a segurança nos sistemas computacionais. Hoje, existe muitos profissionais na área que ganham valores expressivos buscando achar estes números, porém sabemos que eles têm muitos dígitos e isso dificulta o trabalho. Segundo um grande portal da Internet, o último número primo natural foi encontrado em 04/09/2006 e tem 9.808.358 dígitos e foi descoberto pelos Drs. Curtis Cooper, Steven Boone e sua equipe. 

Quanto a exatidão ora discutida, acreditamos que trata-se de um grande equívoco o pensamento considerado na expressão "Exata" para designar suas operações concretas, ou seja tal exatidão certamente deve ser utilizada somente para mencionar que esta ciência  aborda e discute certos assuntos que são imutáveis, verdades que são assumidas de forma incondicional e inquestionável, baseadas em conclusões lógicas e na efetividade e aplicação de seus resultados no uso cotidiano da vida das pessoas. Exemplo. Em cada mão humana temos 5 dedos e se tivermos duas mãos, certamente teremos 10 dedos nas mãos. Note então que isso é uma verdade imutável, por isso a matemática é chamada de uma ciência exata, assim como a física, química etc. Vale ressaltar que o nome que é atribuído a estas ciências de "Exatas" nada tem a ver com a exatidão de seus valores estudados. 

As ciências humanas são exatas?
Você já parou para pensar porque as ciências humanas não são consideradas como exatas. Veja um exemplo da Medicina que é considerada como pertencente ao ramo das ciências humanas, em que o uso de antibióticos tão utilizados nos tratamentos médicos têm toda uma lógica exata, com doses e prazos de tratamento precisos, para apresentarem os resultados esperados. Se um paciente toma doses insuficientes ou excessivas, com certeza, poderá ter seus problemas de saúde agravados. Ainda, analise as estatísticas dos exames médicos que seguem um padrão bem elaborado, usando muito da exatidão da Matemática. No entanto, as chamadas ciências "humanas" não são ditas como exatas porque lidam com assuntos muito relativos, e que são dependentes de diversos fatores, e que sempre evoluem e se adaptam conforme as mudanças da sociedade, mas vemos que neste caso, isso não funciona, pois nos tratamentos mencionados, estes nunca podem ser mudados e sim administrados de forma coerente, de forma exata e responsável. 

Acreditamos que a expressão que adotamos para definir as ciências humanas refere-se somente àquelas ciências que têm o ser humano como seu objeto de estudo ou foco. Em outras palavras, consistem nas profissões e carreiras que tratam primariamente dos aspectos humanos e não na sua exatidão como se verifica nas ciências consideradas como exatas.

Muitas destas ciências humanas, basicamente, estão apoiadas nos pilares da Filosofia, ou seja procuram compreender o homem e a sua vida em sociedade, entrando ai também os cuidados com a beleza e as artes em geral, que estão muito relacionadas com o entretenimento ou com a cultura e comunicação que engloba também a informação, política e a linguística.



CONCLUSÃO!






Sabemos que trata-se de um tema polêmico, com divergências de opiniões e que certas questões que são aceitas hoje, seja na Matemática e de outras ciências, como na Biologia, Medicina, Física, Engenharia, etc. que têm resultados exatos e precisos, podem ser retificados com o decorrer de novos estudos e pesquisas. Percebemos que mesmo as matérias que pertencem ao ramo das exatas apresentam alguma inexatidão, assim como aquelas inexatas apresentam também a exatidão em muitos de seus métodos e considerações. Então, concluímos que devemos usar sempre do bom senso em nossas análises, sendo certo que nos cursos do ramo das ciências exatas, vamos abordar e aprofundar conteúdos e matérias voltadas ao tema, enquanto que nas humanas, o aprofundamento será focado mais na valorização do ser humano e nas suas peculiaridades. Alguns matemáticos, afirmam que
quando se estabelece regras de aproximação em casas decimais, ela deixa de ser uma ciência exata e passa a ser aproximada, enquanto que quando envolvendo o infinito, ela se torna uma ciência ainda incompleta. No entanto, entendemos que a sua exatidão amplamente aceita e aqui debatida se dá ao fato dela estar baseada e ancorada em princípios científicos.
Atenção: Se quiser encontrar outros conteúdos voltados para curiosidades matemáticas, recomendamos acessar nosso marcador de mesmo nome ou acessar nosso link, clicando aqui!

Espero que tenham gostado do assunto e que compartilhem com os amigos. Para isso, use os atalhos para as redes sociais que estão localizados ao final deste post ou divulgue nosso endereço aos seus pares.

Finalizando, se ficou dúvidas, ou quiser elogiar, criticar, opinar ou retificar, use o espaço para comentários que vamos responder o mais breve possível. Caro leitor, queremos saber a sua opinião sobre o artigo, então participe e deixe seu comentário que teremos o maior prazer em publicar.

Desde já, agradecemos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer