Enigmas Matemáticos com Respostas!

Atendendo os pedidos de nossos leitores, para publicarmos questões e novos enigmas matemáticos com respostas, resolvemos desafiá-los a resolver os exercícios elencados abaixo, reservando um tempo máximo de 15 minutos. Procure solucioná-los sem consultar as respostas e veja como anda seus conhecimentos lógicos de Matemática. 
Salientamos que estas questões exigem somente um pouco de atenção e observações de sua parte, e eles também poderão ser usados ainda como atividades lúdicas e recreativas divertidas para motivar e descontrair as aulas desta nobre disciplina.

1) Colocar em cada quadradinho do tabuleiro abaixo, os números de 1 a 12 sem repetição, de modo que as somas de cada uma das duas linhas sejam iguais e de cada uma das seis colunas também sejam iguais.

  
  
  
  
  
  







2) Sabendo-se que: 24 = 12, 20 = 5, 8 = 4, logo, 4 = ? 

3) Um sapo muito arteiro caiu em 1 poço com 30 metros de profundidade. O coitado para sair de lá, subia 3 metros durante o dia, mas na mesma noite ele escorregava e caia 2 metros. Quantos dias ele demorou para sair do poço, nestas circunstâncias?

4) Em minha sala de aula, somos duas vezes mais homens que mulheres. Havendo 42 alunos nesta sala, quantas são as mulheres?

5) Numa família, os pais vivem com seus 11 filhos e cada filho tem uma irmã. Quantas pessoas tem esta família?

6) Por que o livro de matemática se matou?

7) Continue a série: 3968 - 63 - 8 - 3 - ?

8) Quanto vale a metade de 2 + 2?

9) Adivinhe o número que somado com seu dobro resulta em 3 dezenas?

10) Sabendo que hoje é uma quinta-feira, qual será o dia da semana daqui a 180 dias corridos?

CONFIRA SUAS RESPOSTAS:





1) É só colocar os extremos entre os números alternados como na figura. Ficando claro que pode-se mudar a ordem das linhas ou das colunas entre si, que o resultado não se altera.
1
11
3
9
8
7
12
2
10
4
5
6
2) 6, pois 4 = quatro = 6 letras.
3) 28
4) 14, pois se a = homem, b= mulher,  a=2b e a + b = 42 → 3b = 42 → b = 14
5) 12 + 2 = 14 (os onze filhos + 1 irmã + 2 pais)
6) Porque ele tinha muitos problemas não revolvidos.
7) 2, pois raiz quadrada de 4 = 2.
8) 3, pois 1 + 2 = 3
9) 10, pois x + 2x = 30 → x = 10
10) 3ª feira, pois 180/7 = 7.25 + 5.

CONCLUSÃO!
Parabéns a todos que conseguiram acertar a maioria dos enigmas, isso significa que são pessoas inteligentes, atentas e observadoras, mas aqueles que não tiveram a mesma sorte, não precisam se preocupar porque esta atividade envolve apenas testes e enigmas que exigem observação e atenção, o qual não tem a pretensão de avaliar sua capacidade intelectual e muito menos mental.
Se gostou e quiser acessar outros desafios matemáticos, recomendamos acessar nosso marcador chamado Desafios!
Aproveitamos esta oportunidade para convidá-lo a se cadastrar como seguidor do Blog e assim, sempre receber nossos artigos de forma gratuita e periódica.

Atenção: Se ficou com alguma dúvida, ou mesmo caso queira criticar, elogiar, retificar ou propor, use o espaço reservado para comentários disponibilizado logo abaixo que vamos responder no menor prazo possível.
Ajude-nos a divulgar este site, compartilhando com seus amigos. Para isso, use o atalho para as redes sociais que se encontram ao final da matéria, ou indique nosso endereço aos mesmos. 
Finalizando, agradecemos sua visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

  1. Quanto ao enigma 10, a cada 8 pontos tem-se uma quinta-feira na extremidade, de modo que ao 22 pontos de quintas-feiras temos 176 pontos, e faltam 4 para 180, mas o ponto 176 é uma quinta-feira, logo o 180 é uma segunda-feira, e não uma terça.
    Se eu errei, então pode dizer-me o erro neste raciocínio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Luiz Camargo, agradecemos muito sua visita. Quanto sua resposta ela está incorreta pois você deve considerar a semana em 7 dias e não 8 como propôs. Note que no 8º dia teremos uma 6ª feira, no 9º dia Sab, etc. Use o resto para dividir que fica mais fácil, ou seja 8º dia -resto 1, 9º dia - resto 2, 10º dia -resto 3, 11ºdia -resto 4, 12º dia-resto 5 13ºdia-resto 6, 14ºdia - resto 0, ...Assim, 180º dia = resto 5 que é uma 3ª feira. Grande abraço!

      Excluir
    2. ET. Se preferir usar de seu raciocínio, verá que teremos 25 períodos de 7 ou seja 175 e faltam 5 para 180, ou seja: 176 será 6ªfeira ... e 180 3ªfeira.

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer