A Nobre Missão dos Professores!

Você Sabe qual é a Missão dos Professores?
Muitos dizem que Professor é uma nobre profissão, enquanto que Educador é uma missão. Não sabemos de onde veio tal afirmação, mas concordamos parcialmente com ela, pois é muito difícil desvincular ou diferenciar o Educador que existe oculto em cada Professor. Outras pessoas dizem que a função de educar, compete aos pais e responsáveis, enquanto que a escola e os professores estão incumbidos apenas e simplesmente em ensinar. Mas, o que sabemos é que ao Professor nos dias atuais, cumpre as duas tarefas, ou seja ensinar e também educar.  Quem nunca ouviu falar que sem a presença do Professor, não teríamos todas as demais profissões, tais como: Médicos, Advogados, Engenheiros, Políticos, etc. Essa é uma grande verdade, pois todos sem exceção, um dia estivemos frequentando uma sala de aula e contamos com a ajuda imprescindível de muitos mestres professores que nos ensinaram os conteúdos gerais ou básicos e que certamente contribuíram para o nosso sucesso profissional. Muitos se esqueceram que um dia foram alunos e que frequentaram certamente a escola primária ou mesmo básica, e tenho certeza que foram bem recebido naquela ocasião, por seus antigos professores, certamente com todo carinho, dedicação e atenção. 

Foi lá na antiga escolinha que demos os primeiros passos, onde conhecemos as primeiras palavras, aprendemos a escrever e a contar os primeiros números, a menorização da tabuada, cujo objetivo sempre foi de nos preparar para o enfrentamento da vida. Se hoje nos transformamos numa pessoa melhor, mais digna e honesta, e conseguimos alcançar sucesso em nossa vida profissional e pessoal, com certeza devemos muito aos ensinamentos e incentivos dos antigos mestres, lá naquela velha escolinha, a qual nos ajudou a alcançar e a realizar nossos sonhos. 

Hoje, infelizmente nossos professores, por várias razões não são valorizados como deveriam e muitos, infelizmente estão deixando a profissão para se dedicar a outras atividades mais valorizadas, apesar de sabermos do amor e dedicação por anos, com que estes mestres sempre tiveram com seus alunos e aprendizes. Poucos jovens atuais que pretendem escolher uma profissão estão indo para o magistério e isso preocupa a todos, pois a profissão está ficando cada vez mais esquecida e desvalorizada. Atualmente muitos professores estão desmotivados pelos baixos salários recebidos, sendo que muitos deles, por diversas razões, não tem as qualificações mais adequadas para exercer a profissão. O último censo divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no mês de março de 2016, nos mostra isso claramente através de um levantamento que incluiu todas escolas públicas brasileiras, apurando-se que quase 40% dos professores não possuem qualificação ideal para lecionar. Ficou evidenciado nesta pesquisa que muitos deles lecionam em mais de uma disciplina, o que provoca consequentemente um aumento ainda maior neste índice, atingindo cerca de 53% de professores de hoje estão lecionando sem qualificação na atividade docente. E, isso claramente afeta o desempenho em sala de aula, baixando a qualidade da educação em nosso país. 






Segundo dados estatísticos apresentados pelo MEC no ano de 2015, a situação mais crítica é a da disciplina de Física, em que 64,7% dos professores não têm habilitação na área. Outros profissionais da educação enquadram-se em uma das seguintes situações: têm bacharelado, mas não licenciatura; têm licenciatura, mas atua em área diferente da que ensina; por exemplo, têm curso superior como de Engenheiro, mas está lecionando Matemática; ou só têm diploma de ensino médio.

Numa hipotética situação, afirmou o  ministro da Educação Aloizio Mercadante, que caso todos os físicos que são formados por ano, se eles fossem para a docência, o que não acontece na realidade, levaríamos cerca de 11 anos para suprir essa demanda nesta área. 

Outros dados que foram divulgados por este mesmo órgão da educação, afirma que em Ciências e História, 60% dos professores têm qualificações inadequadas. Em Geografia, o índice é de 62%. Segundo o ministro citado "São docentes que podem ter experiência em sala de aula, mas acabam lecionando de forma improvisada, só para completar a grade horária", citando ainda a pesquisa da Fundação Carlos Chagas que comprova o desinteresse dos jovens pela profissão de professor, a qual detectou que apenas 2% dos jovens que concluem hoje o ensino médio pretendem cursar e seguir a carreira de Professor.

Sabemos que a nobre profissão de professor tem a importante missão de educar para a vida, ensinando com amor, amizade e dedicação, envolvendo a alma de muitas crianças e de muitos jovens que aspiram por um futuro de sucesso e reconhecimento, e que é tão sonhado por estes pequenos alunos. O ofício gratificante de todos professores é também de preparar as futuras gerações, de guiá-las rumo a um novo tempo, superando seus desafios, desviando-os das pedras do caminho e ajudando-os a superar todos desafios que eles certamente vão encontrar para atingirem seus ideais. 

Resumidamente, educar nada mais do que possibilitar e dar ao aprendiz as condições necessárias e suficientes para a superação de suas limitações, para a concretização de seus ideais, para a realização de seus sonhos. Quem educa está praticando também um ato de amor, pois está transferindo conhecimentos e recebendo de volta em forma de carinho e amor o que ensina. Todo mestre está promovendo e concedendo ao outro a aquisição de saberes essenciais para uma existência digna, honrada e promissora. Tomemos por exemplo a famosa frase da grande educadora e escritora Cora Coralina que nos diz: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" o que de fato acontece, quando ensinamos, na verdade estamos muito mais aprendendo, porque ensinar é uma verdadeira troca de experiências, energias, etc. Ainda, segundo Richard Bach "Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você". Neste sentido, conheça nossa sincera homenagem pela passagem do Dia dos Professores, já divulgada neste site e se quiser, compartilhe com seus pares e amigos que ficaremos agraciados.

Enfatizamos que a figura do professor é de fundamental importância na vida de todos, não importando se eles ganham prestigio e fama e o reconhecimento geral ou se permanecem no anonimato da vida, muitos deles vivem isolados nos rincões afastados; todos praticam a saudável premissa de acreditar na semeadura e na colheita. Estes nobres mestres conduzem seus alunos ao sonho infinito e instigante do aprendizado, e certamente estão contribuindo para a formação de gente mais propensa a desenvolver valores fundamentados no amor, no afeto e no respeito.

CONCLUSÃO!
Na modesta opinião deste Blog, vemos hoje um sucateamento generalizado na área da educação, com escolas improvisadas e inadequadas, professores desmotivados e muitos deles sem treinamento e qualificações adequadas, e que estão bravamente resistindo aos desmandos de gestores que estão mergulhando nosso país no maior abismo educacional nunca visto antes.  O que temos visto atualmente, são muitas promessas de um governo que muito fala, mas que muito pouco faz para valorizar esta nobre profissão de Professor que, como queiram acumula a função também de Educador, pois infelizmente muitas famílias por diversas razões, transferem indevidamente a tarefa de educar seus filhos para os Professores e para a Escola.
Espero que tenham gostado do artigo e que compartilhe com seus amigos e pares. Para isso, aconselhamos usar o atalho para as redes sociais localizadas ao final do texto ou indicar nosso endereço aos mesmos. 
Atenção!
Caso tenha ficado alguma dúvida e quiser nosso parecer, deixe seu comentário ao final da matéria que vamos responder no menor prazo possível. Use este mesmo recurso para deixar sua opinião sobre o futuro de nossa Educação no Brasil. 
Finalizando, agradecemos sua visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

  1. Belo texto, sonho com um futuro melhor para os professores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e seu parecer sobre a nossa nobre profissão. Tenho certeza que no futuro, certamente teremos uma maior valorização em todos os sentidos, desta figura que representa estes valorosos profissionais. Um abraço a todos!

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer