6 Motores de Buscas Científicos!

Os 6 Principais Motores de Buscas que Todos Professores e Alunos Deveriam Usar nas Pesquisas e Trabalhos Científicos!
Sabemos que uma das maiores dificuldades, encontradas por muitos alunos e até pelos professores, quando vão orientar e confeccionar um trabalho final de conclusão de curso de qualidade, como Monografias, TCC -Trabalho de Conclusão de Curso, etc. está relacionado com a informação e a busca de artigos e conteúdos científicos que sejam sérios, de autoria idônea e que sejam elaborados por especialistas que conheçam cientificamente os temas abordados. A Internet definitivamente mudou a forma pela qual a literatura acadêmica é publicada e disponibilizada, pois encontramos artigos sérios e também muito lixo que não serve para fins de pesquisa científica. Claro que houve um aumento substancial das fontes de informação, que foi acompanhado pelo surgimento de inúmeras possibilidades de busca e localização de literatura científica, mas como dissemos precisamos separar "o joio do trigo" ou seja descartar artigos de baixa ou nenhuma qualidade educativa. Normalmente pesquisamos um tema científico, seja da área das exatas, humanas ou outras e surgem centenas de artigos que são mostrados pelos buscadores que usamos, alguns deles sabemos que são confiáveis e outros não. Os motores de busca usam as bases de dados que eles têm disponibilizados em seus sistemas, tais como indexadores, agregadores, sites Web do periódico, entre outros, buscando inclusive informações das redes sociais, assim como consideram também os comentários e compartilhações das publicações e muitas outras formas de buscas que foram aperfeiçoadas ao longo do tempo por esses enormes sistemas de buscas, oferecendo assim aos leitores, várias formas de checar os mesmos conteúdos que são disponibilizados na rede internet. 

Um motor de buscas que é chamado simplesmente de buscador é um programa elaborado para procurar e localizar as palavras-chave, que são fornecidas pelo usuário em documentos e bases de dados que são disponibilizados por sites que publicam conteúdos na rede. No contexto da internet, um motor de pesquisa permite procurar essas palavras-chave em documentos alojados na www (world wide web), assim como aqueles que se encontram armazenados em muitos blogs e websites que são produtores de conteúdos para a internet.


Os motores de busca surgiram logo após o aparecimento da Internet, com o propósito de facilitar a busca de informação e a intenção de prestar um serviço muito importante, apresentando os resultados de uma forma bem organizada, e também com a proposta de fazer isto de uma maneira rápida e eficiente, levando ao leitor primeiramente os conteúdos mais acessados e relevantes que obedecem certos critérios de buscas que são obedecidos por esses portais de buscas. A partir deste propósito, diversas empresas se desenvolveram e algumas delas são avaliadas em muitos milhões de dólares.
Entre as maiores empresas destacamos o Google, o Yahoo, o Bing, o Lycos, o Cadê, a Amazon, entre outras. Os buscadores se mostraram imprescindíveis para o fluxo de acesso e a conquista novos visitantes e indiscutivelmente facilitam a vida dos milhões de usuários que diariamente procuram por informações na rede.


Quando tratamos de qualidade de informação, pouco sabemos sobre a busca dos artigos com esse atributo que são produzidos por especialistas e pela literatura científica. Dessa forma, os pesquisadores, professores e alunos que buscam informação de qualidade e de natureza acadêmica, devem sempre avaliar esses artigos antes de utilizar em seus trabalhos e pesquisas. Muitas vezes surgem nessas buscas, inúmeros conteúdos de seu interesse, que devem ser selecionados, em meio a uma sobrecarga enorme de informação disponível na rede. Pensando em facilitar essas buscas, com maior objetividade e qualidade, vamos sugerir ao leitor o uso dos seguintes motores de buscas que tratam de informações científicas, e que talvez sejam os mais utilizados pela comunidade acadêmica em seus trabalhos: 






1. Google Scholar
Google Scholar é um site que vai permitir a procura por informação especializada das muitas disciplinas e com as fontes em vários formatos de conteúdo, tais como teses, livros, artigos ou resumos. Ele também tem um fator digno de confiabilidade que é a referência do autor e das bibliografias dos textos tratados na pesquisa. Ele indexa o texto integral ou metadados da literatura acadêmica, através de uma variedade de formatos de publicação e que abrange muitas disciplinas escolares e das ciências pesquisadas. Como ele traz as várias fontes destacadas, com certeza suas informações são mais confiáveis e direcionadas a um dado assunto, com maior empenho e objetividade. Normalmente suas publicações utilizam também arquivos em PDF(Portable Document Format) que é um formato de arquivo criado pela empresa Adobe Systems, para que qualquer documento seja visualizado, independente de qual tenha sido o programa que o originou.

2. Youtube Educação
Esse importante buscador YouTube Educação é um canal gerado automaticamente pelo grande portal de vídeos chamado YouTube, onde pode ser encontrado recursos de suporte muito importantes para complementar a sua pesquisa escolar, com o objetivo de ajudar nos trabalhos de casa ou complementares ou mesmo aprender as disciplinas escolhidas, com videos aulas sobre quase  todas matérias escolares. Este canal seleciona os vídeos mais vistos e que são importantes sobre os conteúdos exclusivamente elaborados pelo setor educacional.

3. Microsoft Academic Search
Microsoft Academic Search  é uma ferramenta poderosa que aborda os índices da web, tratando milhões de publicações acadêmicas, mas também mostra as relações entre os indivíduos, autores e os diversos conteúdos, ajudando assim a definir uma pesquisa de maior abrangência. Para pesquisas específicas dentro desse motor de busca, pode-se limitar vazamentos pois utiliza-se os campos de estudo, autor, ano, entre outros.

4. ERIC -Institute of Education Sciences
O Centro de Informações de Recursos Educativos (ERIC) ou Instituto de Ciências da Educação é um enorme banco de dados que foi criado pelo governo dos EUA em 1964, para ser utilizado em recursos domésticos de aprendizagem e conhecimentos, contendo artigos, documentos e bibliografias de vários sites e revistas com objetivos de estudos estudantis e acadêmicos, mas que estão disponibilizados na língua inglesa. Seus artigos normalmente são tratados em jornais, revistas especializadas, e demais periódicos inerentes e podem ser baixados também no formato PDF já mencionado anteriormente.

5. Buscador Scielo -Scientific Electronic Library Online
O portal chamado Scientific Electronic Library Online (Scielo) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos disponibilizado pela Internet. Sua intenção é de dar visibilidade e acesso à literatura científica que é realizada principalmente na América Latina e no Caribe. Trata-se de uma enorme coleção de livros, revistas e artigos científicos, abrangendo uma grande variedade de temas relacionados a diversos temas como filosofia, e outras ciências, com artigos completos e que também estão disponíveis para download.

6. Microsoft Educação
Trata-se de um portal educacional que é um buscador de conteúdo científico desenvolvido pela gigante americana Microsoft fundada por Bill Gates e Paul Allen, onde podemos encontrar muitas dicas de conteúdos educacionais, assim como podemos até assistir aulas online e também visualizar alguns planos de aulas para professores, entre outros tópicos para uso educacional.   


CONCLUSÃO!
Na nossa modesta opinião, usar de fontes de informações científicas confiáveis e completas podem agregar qualidade e credibilidade ao seu trabalho acadêmico e com isso, facilitar o trabalho dos alunos na confecção das monografias, TCC e outros trabalhos e pesquisas científicas. Claro que sempre devemos utilizar e analisar vários artigos, assim como avaliar os vários autores, tratados sobre os temas abordados nos trabalhos e assim, conferir maior qualidade científica ao texto que ficaria mais rico em informações e detalhes, tudo sempre com o acompanhamento de um orientador responsável pelo trabalho acadêmico. Se quiser saber mais detalhes para elaboração de monografias e do temido TCC -Termo de Conclusão de Curso, acesse nosso artigo chamado Dicas e Ideias Valiosas para Elaborar seu TCC e confira muitas dicas importantes e temas valiosos que vão lhe ajudar nesse propósito.

Espero que tenham gostado do artigo e se for útil, compartilhe com seus amigos e pares. Para isso, sugerimos usar dos atalhos para as redes sociais que estão presentes ao final do texto, ou indicar nosso endereço aos mesmos. 
Se ficou dúvidas ou quiser acrescentar outros buscadores que conhece, pode usar o espaço para comentários que teremos o maior prazer em responder e publicar, no menor prazo possível.
Finalizando, convidamos o caro leitor a se cadastrar como seguidor deste site e assim, nos ajudar na divulgação deste espaço, onde todas as matérias e artigos são educativos e inteiramente gratuitos. 
Muito obrigado pela visita e apoio.
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer