Desafios Fundamentais de Matemática com Respostas!

Atendendo os pedidos de muitos leitores que acompanham nosso trabalho, e que se dizem carentes de desafios matemáticos, que sejam formulados num nível elementar de conhecimentos, acompanhados das devidas respostas, resolvemos propor apenas 10 questões, as quais tratam dos conteúdos básicos fundamentais desta disciplina. O objetivo é também para que o leitor avalie como anda seus conhecimentos básicos nessa disciplina e que possa fazer a revisão daquelas matérias que tenha mais dificuldade. Se sentir alguma dificuldade em qualquer conteúdo cobrado nesse desafio, procure pela teoria correspondente, a qual certamente será encontrada e discutida em nosso site. Então, pedimos que reserve apenas 20 minutos de seu tempo para achar as respostas e, em seguida confira seus acertos. Procure resolver as questões sem consultar o gabarito, o qual está disponível num arquivo fechado e que somente será visualizado, após você clicar no link das respostas, disponível ao final dos testes. Boa Sorte!

1. Como se escreve o número 150 em algarismos romanos?

2. Se somarmos o valor de um certo número x com sua quarta parte encontramos como resultado o número 20. Qual o valor desse número x?

3. Se a área de um terreno retangular vale 800 m² e um de seus lados vale o dobro do outro. Quais o perímetro desse imóvel?

4. A área de um triângulo equilátero é igual a 400 m² e ele abriga exatamente 2 triângulos retângulos inscritos nele. Se a base do triângulo maior vale 20 metros. Qual o valor da altura comum desses triângulos?

5. Um pedreiro encostou uma escada numa das paredes de uma casa para consertar o telhado. Como ele sabia que a escada tinha 2 metros maior que a parede, e que se ele colocasse ela na posição obliqua exatamente ao teto desta parede, a base da escada formaria um ângulo de 30º com o solo. Nessas circunstâncias, qual a medida da escada

6. Se uma barra de chocolate custa 2 reais a mais que um refrigerante e que esse custe 5 reais a menos que um lanche. Se eu comprar um lanche, um chocolate e um refrigerante e pagar com R$ 30,00 e ainda receber 8 reais de troco. Qual o valor que paguei por cada item? 

7. Suponhamos que numa viagem gastamos 200 litros de combustível e que nosso carro fez 14 quilômetros por litro. Se ele tivesse feito 20 quilômetros por litro quantos litros teríamos gasto?

8. Para ir de uma cidade até São Paulo, existem 3 caminhos distintos e supondo ainda que para ir de São Paulo até o Rio de Janeiro tivesse somente mais 4 caminhos distintos. Assim, quantos caminhos teríamos para ir dessa cidade até o Rio de Janeiro, passando-se por São Paulo?

9. Se hoje é um domingo, qual dia da semana será daqui a 180 dias corridos?

10. Se os alunos Maria, José e Pedro saem ao mesmo tempo para ir até a mesma escola e supondo-se que Maria já percorreu 1/8 do trajeto e que José andou 2/9 desse caminho, enquanto que Pedro teria andado 3/7 dessa distância. Se eles continuarem com essa velocidade, quem vai chegar primeiro e qual deles será o último a chegar nessa escola?

Agora que você terminou de responder todas as questões, confira seus acertos!

Para saber as respostas: Clique aqui!

CONCLUSÃO!





Espero que tenham gostado do artigo e que o compartilhe com seus amigos e pares. Para isso, sugerimos usar os atalhos para as redes sociais que estão presentes no final do artigo, ou indicar nosso endereço aos mesmos.
Se ficou com dúvidas quanto a resolução de qualquer questão tratada nesse teste, deixe um comentário ao final do texto, que prontamente postaremos a resposta devidamente comentada.

Aproveitamos para sugerir a todos para acessarem nossos demais Desafios Matemáticos, todos disponibilizados gratuitamente e com as respostas comentadas e assim se prepararem adequadamente para provas e concursos públicos.

Ainda convidamos o leitor para se cadastrar gratuitamente como seguidor deste site e assim receber todos nossos artigos na comodidade de sua casa e ainda nos ajudar na divulgação e fortalecimento desse importante espaço educativo.
Para encontrar outros desafios, testes matemáticos e ainda avaliar seus conhecimentos em níveis mais avançados de conhecimentos, sugerimos acessar nosso artigo chamado: Quebra-Cabeças de Matemática!

Finalizando, agradecemos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer