O Diálogo de Gandhi com Seu Professor Arrogante!

Você Conhece o Diálogo que Gandhi Manteve com Seu Professor Arrogante?
Soubemos através de algumas fontes confiáveis de pesquisas na internet, que o grande pensador e pacificador Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como Mahatma Gandhi (1869-1948), nascido na Índia Britânica, quando cursava e estudava Direito numa instituição chamada: College London na cidade de Londres, Inglaterra, tinha um professor chamado: “Peters” que julgava não gostar dele, mas "Gandhi" nunca baixou a sua cabeça ou a guarda, e eram vários os seus contatos e reencontros, os quais muitas vezes eram tensos e até, por vezes muito depressivos. Somente para sua informação, podemos afirmar que Ganchi tornou-se posteriormente um dos maiores pensadores e pacifistas da humanidade e que suas ideias influenciaram positivamente muitas áreas do conhecimento, inclusive na educação. Para saber mais detalhes das ideias de Gandhi sobre a construção de uma educação com mais justiça e qualidade, recomendamos veementemente acessar nosso post chamado: Ideias de Gandhi para uma Educação de Qualidade!


Mas, focando no diálogo que ele manteve com seu professor arrogante, vamos ao texto:






INÍCIO
Um dia, quando o seu professor estava se alimentando no refeitório da universidade e casualmente Gandhi (que era aluno na época), sentou-se à mesma mesa com ele. Então, o mestre como não teria ficado satisfeito com a presença e a coincidência do encontro e talvez, querendo até menosprezá-lo, apresentou a seguinte indagação:

- O professor disse-lhe em tom de deboche: Senhor Gandhi, você não sabe que um porco e um pássaro nunca comem juntos?
- E, prontamente respondeu: Ok. querido Professor, já vou voando… - E, mudou-se de mesa no mesmo instante ....

- O professor então ficou muito aborrecido com o ocorrido, e resolveu vingar-se no exame seguinte, mas o aluno Gandhi respondeu brilhantemente a todas as questões ou perguntas formuladas, pois como sabemos, ele era um excelente estudante de direito. 

- Então, o professor Peters resolveu fazer mais uma capciosa pergunta: Senhor Gandhi, meu querido e brilhante aluno, vou fazer-lhe outra pergunta:
- Caso você estivesse transitando por uma rua e o senhor encontrasse uma bolsa, e abrindo-a, encontrasse duas coisas: a sabedoria e uma grande quantidade de dinheiro .... 

- Se pudesse escolher entre elas, com qual ficaria?
- Claro que ficaria com o dinheiro! ... professor! ...

- Ah!... pois, eu no seu lugar ficaria com a sabedoria!…

- Tem razão professor, cada um fica com o que não tem!...

O professor furioso com tudo isso e disposto a se vingar, quando foi corrigir uma de suas avaliações de rotina, escreveu na sua prova “idiota” e entregou-a.
- Gandhi recebeu a prova e sentou-se cabisbaixo, e em alguns minutos depois, foi ter com o professor e disse-lhe:

- Professor! ... O Senhor assinou a prova, mas não pôs a nota…

FINAL


Nossa Opinião!
Nesta história, vemos que a postura do grande líder e também grande pensador "Mahatma Gandhi", embora na ocasião fosse apenas um simples aluno, ele já tinha uma inteligência acima da média de seus pares e provavelmente também estaria a frente das ideias defendidas por seu professor. Nesse breve relato, ele venceu com as suas atitudes o seu mestre, mas não sabemos se realmente isso de fato aconteceu naquela escola da Inglaterra. O que fica aqui enfatizado nesse diálogo é que essa relação professor-aluno sempre foi e ainda continua sendo tensa para ambos os lados, tendo em vista que alguns professores e mestres, se colocam como onipotentes, ou seja, aqueles que sabem tudo e que sempre tem razão em todos os sentidos, e muitas vezes acham que os seus alunos nunca sabem nada, mas isso, sabemos que muitas vezes não é verídico, como ocorreu no caso exposto. 

Entretanto hoje, essa relação já vem sendo questionada e muito discutida e até retificada, e o bom professor, sempre aprende com os seus alunos. Ele é sempre o mediador e o facilitador para que ocorra o aprendizado de seus discentes. Por exemplo, criar um clima agradável, de respeito e cooperação entre todos, deve ser o norteador de todo bom mestre que preza pelo ensino de qualidade, pois, acreditamos que isso facilitará muito o relacionamento e o aprendizado de todos. 
Acreditamos que o aluno Gandhi daquela conceituada escola, com toda a sua capacidade e inteligência, possa ter causado um grande desconforto para com seu professor, que sentiu-se inseguro com as suas atitudes, que de certo modo confrontaram como o modo de agir e pensar. Talvez nesse episódio, o professor pudesse estabelecer uma relação cordial e respeitosa com o seu aluno e provavelmente ele poderia até ajudá-lo no aprendizado e relacionamento com os demais alunos que frequentavam aquela famosa escola naquela ocasião. 

Atenção:
Se você gosta e se interessa por diálogos e outros temas envolvendo o comportamento e educação, não deixe de acessar e conhecer nosso post: Diálogo entre Dois Grandes Líderes Mundiais!
Para opinar e deixar suas impressões sobre o artigo, ou comentar, acrescentar, criticar ou elogiar o blog, use o espaço para comentários presente logo abaixo, que teremos o maior prazer em publicar e elucidar.

Aproveitamos para convidar o leitor para que se cadastre gratuitamente como seguidor do site e, além de receber todos nossos artigos na comodidade de sua casa, ainda estará nos ajudando na consolidação e fortalecimento desse que vem se transformando num importante espaço educativo.
Se quiser divulgar nosso espaço aos amigos e a seus pares, compartilhe esse post ou nosso endereço nas redes sociais das quais você faz parte. 
Finalizando, agradecemos sua visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer