Como se Preparar para as Provas do ENEM?

Entenda como devemos nos preparar para as provas do Enem!
Se você pretende prestar o Enem e não tem ideia de como deve se preparar adequadamente para fazer boas provas, veja aqui algumas dicas preciosas para obter sucesso nesse propósito. Para conseguir uma boa pontuação nesse exame e assim realizar o sonho de entrar numa universidade de prestígio é necessário focar nos estudos e na preparação para as provas. Então, confira algumas sugestões de estudo, assim como fazer um bom planejamento de estudos e, dessa forma obter sucesso nessas importantes provas seletivas. Para conseguir uma boa nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não existe milagre, mas é necessário dedicação, responsabilidade e muito empenho, e isso exige que os candidatos se preparem com antecedência e que estudem com planejamento e foco para poderem chegar nos dias das provas bem preparados e tranquilos. As provas cobradas nesse exame não são difíceis, mas exige atenção e conhecimentos básicos e quem deseja concorrer a uma bolsa, tem que se dedicar e estudar bastante para conseguir se sair bem e ter uma boa classificação. É muito comum, os candidatos começarem seus estudos somente a poucas semanas ou a poucos dias do processo seletivo e assim, encontrarem dificuldades sobre o que estudar e como se preparar adequadamente para essas provas já citadas.

Conhecer antecipadamente os conteúdos que vão cair nas provas é uma boa dica para sua preparação, pois assim você vai estudar focando somente aquilo que será cobrado nos testes. Assim, você não perde tempo estudando o que não será cobrado e se concentra totalmente no conteúdo das provas. Se você estiver realmente interessado em conseguir uma boa nota e quem sabe, entrar numa boa faculdade, vai poder conferir aqui, algumas boas sugestões para ajudá-lo nesse sonho e tão desejado projeto.

Mas, fique atento porque o exame Enem nesse ano, terá algumas mudanças, entre elas destacamos que a prova será realizada em dois domingos consecutivos, ou seja a previsão inicial é de que ocorra nos dias 5 e 12 de novembro. Outras mudanças ainda estão em estudos e poderão ser implementadas nesse processo. Então é preciso ficar atento e acompanhar se ocorrerão novas mudanças significativas para não sermos pegos de surpresa. No entanto, baseando-se em processos anteriores, conheça a seguir detalhes desse importante processo seletivo.

Por que você deve prestar o Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é aplicado para que o aluno teste todos conhecimentos que foram adquiridos durante todo o ensino médio. Atualmente, o ENEM está sendo utilizado para auxiliar a entrada de muitos estudantes no ensino superior, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), e também para se beneficiar do Programa Universidade para Todos (ProUni), além de também ser exigido dos alunos que desejam solicitar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), entre outras vantagens que são oferecidas por muitos gestores educacionais. Ter uma boa nota nesse exame á a senha para conseguir sucesso em seus projetos educativos e até profissionais, pois também pode ser um diferencial que é muito valorizado pelas empresas e corporações em muitos ramos de atividades que pode valorizar seu currículo futuramente.

Como são as provas?
As provas são divididas em cinco áreas do conhecimento, a saber: 

Ciências Humanas e suas Tecnologias;

Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

Matemática e suas Tecnologias;

Redação.

prova do Enem 2017 será composta por 180 questões objetivas e uma proposta de redação. 

Cada prova possui 45 questões, com exceção da Redação.

Nas regras atuais, existe apenas dois dias para a realização das provas, e vamos diretamente ver quais conteúdos que são cobrados nas provas nessas duas datas:






Orientações Gerais para o dia das provas!
Primeiramente, visite o local das provas anteriormente e chegue sempre antes do horário previsto para o fechamento dos portões com um documento de identificação com foto e a inscrição para esse exame. Leve todos materiais permitidos, tais como: caneta esferográfica preta fabricada com material transparente, etc. 

No primeiro dia: 
Lembre-se de que serão cobrados os conteúdos para a prova do 1° dia, ou seja: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Nesse dia você terá um tempo de 4h30 para resolver essa prova. Assim, você deve administrar e estimar o tempo para resolver todas as questões, começando sempre pelas questões mais fáceis e voltando depois nas consideradas mais difíceis.

Conteúdos que você deve estudar:
As provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias são compostas pelas disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, enquanto as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias são compostas por Química, Física e Biologia.

No segundo dia: 
Além de levar os materiais citados acima, já no segundo dia, você deve estar preparado para os conteúdos para a prova: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Nesse dia o tempo para resolver a prova é maior, totalizando em 5h30. Da mesma forma que sugerimos acima, você deve administrar e estimar o tempo para resolver todas as questões, começando sempre pelas questões mais fáceis e voltando depois nas consideradas mais difíceis.  
Para conhecer muitos temas das redações cobradas nos exames anteriores, visite nosso artigo: Temas Comentados da Prova de Redação dos Exames Antigos do Enem!

Conteúdos que você deve estudar: 
As provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação são compostas pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação, enquanto a provas de Matemática e suas Tecnologias é cobrada os conteúdos da disciplina de Matemática.

Redação: 
A Redação é uma importante prova que pode inclusive eliminar o candidato menos atento as suas normas e considerações inerentes. Ela deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão e possuir entre 7 e 30 linhas. A folha de redação possui margens que devem ser respeitadas e o texto deve seguir uma ordem lógica, que o leitor entenda o que está sendo proposto sem dificuldade. O tema proposto para a Redação costuma ser algo atual, em que o candidato pode utilizar experiências do cotidiano para auxiliá-lo a defender um ponto de vista coerente com o tema sugerido. Não utilize gírias, palavras abreviadas ou pejorativas, ou estrangeirismos, e utilize uma linguagem formal, sempre obedecendo as regras gramáticas e de acentuação vigentes. 
Ainda mais, esclarecemos que a redação do Enem é uma prova muito importante, pois se ela tiver uma nota baixa, vai proporcionar uma baixa pontuação e caso for zerada poderá inviabilizar todo trabalho de preparação neste tipo de exame. O tema proposto nessa prova é uma grande incógnita, pois ele somente será conhecido no momento de sua realização. Salientamos que é na redação que grande parte dos candidatos costumam ter muitas dificuldades e dessa forma eles podem não conseguir uma boa nota, e assim reduzir sua pontuação, inclusive causando até sua eliminação desse processo seletivo, em caso de nota zero. 

Planejamento de Estudos! 
O primeiro passo para conseguir ter êxito nesse exame é organizar bem o seu tempo. Desta forma, você precisa elaborar um cronograma, distribuindo nos dias de estudo todo o conteúdo que precisa estudar ou revisar, considerando o tempo que falta para as provas do Enem. Assim, essa atividade vai ficar menos cansativa e mais motivadora. Lembre-se que você estará prestes a realizar um sonho e por isso vale a pena todo esse esforço e dedicação.Se não planejar seus estudos, dificilmente você vai obter sucesso e aprendizado. Então, agora que você já conhece todos conteúdos que são cobrados nesse exame é necessário fazer um planejamento adequado para estudos e sua preparação, disponibilizando espaço e tempo adequado para estudos e preparação, em um local adequado que haja silêncio, livre de interferências externas tais como rádio, celular, tv, internet, etc. Se você quiser um modelo de planejamento adequado para seus estudos, acesse nosso artigo chamado: Planejamento de Estudos para o Enem! 
Após isso, providencie as apostilas, livros didáticos e todo material necessário para sua preparação. Lembre-se que ter disciplina é de suma importância para ter sucesso em qualquer prova. Então, estude todo dia, sempre reservando algumas horas livres e faça exercícios, resolvendo provas e testes anteriores, para ver como anda o aprendizado. Se puder frequentar um curso de preparação, seria muito oportuno e com certeza vai ajudá-lo.

Materiais que você deve apresentar para fazer as provas:

O candidato somente poderá comparecer ao local de prova munido do documento de identificação pessoal com foto que foi utilizado para a inscrição e caneta esferográfica preta fabricada com material transparente. O uso de qualquer aparelho eletrônico ou de lápis, lapiseira e borracha estão proibidos. 

Vale lembrar que essas regras podem mudar a cada ano, e que o candidato ou interessado, deve ler e se inteirar das regras e demais instruções no site oficial do Enem, cujo link é:  http://enem.inep.gov.br/


Outras Dicas Importantes:
a) Aqui nesse Blog, temos vários materiais e sugestões que estão disponíveis gratuitamente a todos, então pesquise e confira tudo. Sugerimos ver outras dicas e sugestões, acessando gratuitamente nosso marcador chamado: Dicas Sobre as Provas e Questões do ENEM;

b) Existe muitos materiais para preparação e estudos, tais como livros, apostilas, vídeos-aulas, que você pode e vai conseguir gratuitamente pela internet e que vale a pena acessar;

c) Resolva as provas antigas do Enem porque essa prova vem sendo proposta sempre nesse mesmo formato e quase sempre cobrando os mesmos conteúdos.

d) Mantenha-se sempre antenado com as noticias e atualidades em todas as áreas, tais como: operação Lava Jato, principais reformas propostas pelo governo, epidemias pelo mosquito aedes aegypti, etc. O estudante deve acompanhar todas principais notícias pelos jornais ou telejornais, ler revistas e visitar os portais de notícias na internet.

NOSSA OPINIÃO!
Muitos querem obter sucesso e conseguir uma boa nota nas provas nesse exame, mas não se esforçam adequadamente para realizar esse sonho e deixam escapar suas chances, perdendo anos em sua formação e de sua vida profissional, simplesmente porque não se dedicam ou não fazem um planejamento responsável.
Veja que resumidamente devemos: 1. Planejar; 2. Focar os conteúdos cobrados; 3. Estudar periodicamente; 4. Revisar; 5. Resolver provas anteriores; 6. Tirar suas dúvidas.
Gostaríamos de informar o(a) leitor(a) que aqui em nosso site, vão encontrar muitas outras sugestões de extrema importância, inclusive focando questões comentadas, dicas e provas resolvidas que já foram cobradas em exames passados e que vale a pena conferir. Se preferir, acesse nosso marcador chamado: Exame Enem!

Espero que tenham gostado do artigo e que o compartilhe com seus amigos e pares, usando o atalho para as redes sociais que estão presentes ao final do texto para fazer esse conhecimento circular e chegar a todos que têm esse mesmo projeto.

Se ficou dúvidas e se quiser nosso parecer, favor deixar seu comentário no espaço para esta finalidade, disponível logo ao final do artigo.

Sem mais, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!

A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer