Dicas da Matemática para os Negócios!

Será que podemos aplicar os conhecimentos matemáticos para obter sucesso nos negócios?
Obter sucesso e ganhar dinheiro com a matemática sempre esteve na cabeça de muita gente que domina os conhecimentos dessa importante área do conhecimento. 
Mas, será que isso é possível?
A matemática está presente em quase todos os ramos de atividades, com ênfase nas áreas educacionais, de negócios, comerciais, financeiras, ..., e pode solucionar os mais variados problemas, seja nas relações do trabalho, na vida cotidiana das pessoas, das empresas e em todas corporações. Muitas empresas tais como: bancos, seguradoras, corretoras, seguradoras, indústrias do petróleo, mineradoras, operadores logísticos, já vem se utilizando de seus conhecimentos para otimizar lucros, minimizar as perdas, reduzir seus custos, estimar preços, sugerir investimentos, avaliar estoques, etc.  Por exemplo, as corretoras que operam na Bosa de Valores usam os gráficos com o comportamento das ações para indicar e sinalizar com segurança e clareza a oportunidade de efetuar bons negócios, estudando a tendência do mercado de ações. Assim, os analistas financeiros podem sugerir compras ou vendas de ações ou de outros ativos, com uma probabilidade grande de obtenção de bons lucros. No ramo comercial existem conceitos bastante simples e que são fundamentais para resolução de problemas do dia-a-dia de muitas empresas e corporações. Em quase todas empresas comerciais encontramos o estoque de produtos que devem ser gerenciados de forma correta para não onerar os custos e que são automaticamente controlados com a ajuda da tecnologia, mas com certeza teremos muitos conceitos da matemática aplicados nesses aplicativos. A matemática em conjunto com a contabilidade também se faz presente, controlando custos e estimando o lucro ou prejuízo, com planilhas e gráficos explicando a situação financeira dessas corporações ao longo de determinados períodos para que sejam tomadas as decisões mais coerentes e adequadas.  

No entanto, verificamos que muitos alunos e algumas pessoas menos informadas, alegam que não gostam da disciplina, segundo eles por ser abstrata e dissociada com o mundo real, e isso se dá até por razões pessoais ou por pura arrogância, insistindo em dizer: “Quando será que vou usar isso na minha vida?” Então, leia o texto por completo e verá quão grande são as aplicações desse importante ramo do conhecimento científico, tanto na sua vida cotidiana, quanto na saúde das contas das empresas. É óbvio que todos aqueles que dominam os números, gráficos, probabilidades, estatísticas e sabem usá-los comercial e financeiramente, terão maiores chances de ter bons lucros, porque eles poderão prever tendências e possibilidades de ganhos principalmente na área financeira e comercial. Normalmente esses matemáticos são muito valorizados pelo mercado e ganham vultosos salários e comissões porque são conhecimentos raros e dominados por poucas pessoas.






Num mundo com imensa concorrência e extremamente competitivo, ter informações em tempo real é muito salutar para os negócios e pode atrair clientes. Com o fortalecimento da internet e das redes sociais, surgem novas oportunidades de negócios, usando essa poderosa arma que é a internet e as empresas, cada vez mais estão fazendo parte dessa nova fonte de informações e oportunidade de negócios, para ganhar a simpatia e atenção de seus clientes e consumidores. Muitos afirmam que a matemática é uma poderosa arma de comunicação, uma vez que pode fornecer informações claras, objetivas e dinâmicas através de funções, tabelas e gráficos para termos um panorama completo da situação efetiva dos negócios. 

O conhecimento da matemática pode e deve ser utilizado como uma ferramenta para alavancar os negócios, ampliando a possibilidade de sucesso daquele empreendimento ou de qualquer projeto que está sendo analisado e tratado pelos investidores e empresários. Sem dúvida alguma, as conclusões e tomadas de decisões nos negócios, quando calçadas baseando-se em resultados quantitativos bem interpretados pelas análises financeiras conduzem a acertos mais rápidos, seguros e mais precisos, indicando ao empresário o melhor caminho a ser seguido ou não. Existe aplicações da matemática em administração, economia, engenharia, ... para calcular e indicar o ponto de equilíbrio das empresas, as possibilidades de maiores ganhos e lucros, estudando por exemplo como administrar uma empresa para maximizar o lucro, seja mensal ou anual. 
Outro campo importante ligado à matemática é o raciocínio lógico que é tão necessário na atividade empresarial e que pode ser adquirido através desse conhecimento aplicado a negócios. Com o raciocínio lógico a aquisição de diversos outros conhecimentos necessários num mercado cada vez mais competitivo, fica facilitado para as diversas tomadas de decisões necessárias para o empreendimento.
A matemática nos ensina a analisar a realidade com seriedade, estudando evidentemente os fatos, segui-los aonde quer que nos levem, fomentando a capacidade de inovação e muitas vezes nos libertando de preconceitos comerciais que muitas vezes travam os negócios.
Pensando somente no lucro, muitos empresários se lançam aos negócios sem ter os conhecimentos necessários desse ramo da ciência. E assim o fazendo, podem inviabilizar os negócios, por não saberem o básico da matemática. Na verdade que existe um abismo entre o conhecimento de empresários que se preparam e empresários que se lançam ao mercado intuitivamente. A busca e o desenvolvimento desse conhecimento devem estar alicerçados na melhoria contínua do processo de conhecimento. Saber por exemplo, frações, porcentagens, estatísticas, equações, etc. que são conteúdos aprendidos na escola básica pode e vai ajudar muitos desses empreendedores e investidores.
Não resta dúvida em que as ligações entre o mundo das ideias matemáticas e a realidade dos negócios são muito maiores do que se imagina. Não existe negócio empresarial sem matemática. Portanto a importância da matemática aplicada a negócios é vista pela sua objetividade e dinâmica que ela, imprime aos empreendimentos.
Não é necessário ser um exímio conhecedor em matemática, mas é possível entender alguns dos conceitos bem simples e básicos para se proteger dos espertalhões que encontramos nas relações comerciais e cotidianas. Então, o que é importante para o empresário e inclusive seus colaboradores diretos saberem de matemática aplicada a negócios? Vamos sugerir alguns conceitos que na nossa visão poderá ajudar esses empresários e colaboradores:
1)  Saber ler e interpretar tabelas e gráficos para as tomadas de decisões;
2) Ter conhecimentos básicos de estatística como: tabelas, gráficos tais como histograma, diagrama de pareto, média aritmética e ponderada, mediana, moda, variância e desvio padrão;
3)  Saber como se calcula a função “gasto”, “receita” e “lucro” e suas taxas de variação;
4) Saber calcular o ponto de equilíbrio das vendas ou serviços em quantidades e em valores;
5) Conhecer os conceitos e cálculos básicos da matemática financeira, tais como: juros simples e compostos, amortização, descontos simples e compostos, taxas de juros, montante, capital, etc.;
6) Saber o que são frações, razões, proporções, regra de três, porcentagem e probabilidade;
Um exemplo bem simples que as empresas, como as seguradoras usam é fazer pesquisas e estudos, acompanhando as estatísticas de roubos de veículos nas pequenas e grandes cidades porque impactam diretamente nos resultados desse tipo de negócio, e assim elas podem oferecer produtos e serviços diferenciados, levando-se em conta essas peculiaridades sazonais.

Deixamos bem claro, que existem muitos outros conhecimentos mais avançados e elaborados que são estudados nos cursos de Engenharia Econômica, que auxiliam e qualificam ainda mais as tomadas de decisões por parte dos dirigentes empresariais, dos sócios e investidores.
Nossa Visão!
Na nossa humilde visão, se não tivermos nenhum conhecimento da matemática, fatalmente estaremos expostos a sermos ludibriados, enganados facilmente seja nos negócios particulares e profissionais. Por exemplo: Como saber se o Banco em que somos clientes está cobrando uma taxa maior da que efetivamente contratamos, se não tivermos nenhum conhecimento de taxas, porcentagens e juros financeiros. E, ainda mais qual a opção mais favorável ao consumidor, comprar a prazo e pagar uma taxa de 12% de juros simples ao ano, ou pagar a vista com um desconto de 5% considerando uma inflação de 4,5% ao ano? É um cálculo muito simples, que vamos deixar a cargo de nosso leitor. Se tiver dúvidas, deixe seu comentário com seu e-mail que enviaremos a resposta para seu endereço.

Concluímos finalmente que a matemática tem várias aplicações pois ela está presente na vida das pessoas e das empresas. Consideramos que socialmente ela pode ser até uma forma de unir as pessoas através de culturas e negócios. A matemática nos ajuda a pensar melhor, inclusive nos revela verdades e nos indica caminhos e vertentes, notadamente quando focamos o conhecimento da lógica sob vários aspectos. Na tomada de decisões das corporações, devemos avaliar os gráficos, as estimativas, as probabilidades, etc. e tudo isso passa pelo conhecimento matemático.

Caso tenha gostado do artigo, compartilhe com seus amigos e pares através das redes sociais ou indicando nosso endereço aos mesmos.

Participe de nosso Blog cadastrando-se gratuitamente como seguidor ou deixando um comentário ao final do artigo para termos um feedback sobre nossas publicações.

Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado! 
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer