O que faz um Matemático?

Já ouvimos essa pergunta inúmeras vezes, muitas vezes formuladas por pessoas, jovens e por alunos, principalmente quando pretendem escolher uma profissão que seja de seu agrado e que gere uma boa renda em termos financeiros. Deixamos bem claro que focar somente o lado financeiro pode não ser a melhor opção, porque todo profissional deve gostar do que faz, para poder desenvolver suas atividades com amor e assim progressivamente alcançar todo sucesso esperado, como ser feliz em sua vida laboral.

Um Matemático é um profissional que pode atuar e desenvolver trabalhos em diversas áreas, tais como atuar nas atividades comerciais, econômicas, financeiras e tecnológicas, bem como atuar em pesquisas nas universidades e em muitos outros setores do conhecimento.


O matemático em suas atividades cotidianas, usa a lógica na formulação de teorias e no teste de hipóteses em pesquisas, sempre buscando novas ferramentas para resolver diversos problemas e até mesmo otimizar atividades para o desenvolvimento e progresso da ciência. Assim ele pode desenvolver aplicações envolvendo cálculos na pesquisa pura e na ciência aplicada. Buscando o conhecimento, focando o setor comercial, industrial e de serviços por exemplo, ele, muitas vezes desenvolve fórmulas e bancos de dados para interpretar e solucionar problemas de desenvolvimento de produtos, de produção e de logística em empresas.

Outro setor onde ele pode atuar de acordo com suas competências é o relacionado com a educação, em que ele está habilitado a lecionar nos ensinos Fundamental, Médio e Superior.

A seguir podemos dar aos leitores, alguns ramos em que o matemático pode desenvolver seus projetos e colaborar de uma forma laborativa: 







  • Matemática Aplicada: Esse ramo talvez seja o de maior importância científica porque o profissional envolvido pode aplicar muitas técnicas matemáticas, estatísticas e computacionais promovendo a solução de problemas nas mais variadas áreas inerentes, tais como na engenharia, arquitetura, medicina e agricultura. A matemática pode ser aplicada aos negócios e já existe cursos superiores com essa temática, principalmente envolvendo conceitos da probabilidade e da estatística e que vale a pena o leitor pesquisar e evidentemente se inteirar.
  • Matemática Industrial: O matemático pode atuar com as questões relacionadas à organização de uma empresa, buscando otimizar a sua produção, apontando soluções com novos produtos, assim como no desempenho dos funcionários.
  • Matemática Computacional: Ele também pode desenvolver aplicativos, apontando novas tecnologias e projetos para escolas, empresas entre outras corporações.
  • Matemática Empresarial: Pode ele também atuar e trabalhar com ferramentas matemáticas e técnicas de gestão para solucionar problemas relacionados às finanças, ao marketing e à logística.
Resumindo, podemos dizer que o Matemático é um profissional muito versátil e que pode atuar com sucesso em muitas áreas do conhecimento, assim como desenvolver trabalhos em pesquisas e nos mais variados setores que conhecemos. Quando ele desenvolve conhecimento na área da tecnologia certamente muitas outras áreas são beneficiadas, com por exemplo, propondo soluções nas atividades das corporações financeiras, comerciais, da saúde entre outras. 

Conclusão:
Muitas vezes utilizamos um celular, o computador, assistimos jogos da copa pela televisão e nem imaginamos quanto de conhecimento foi necessário para que esses confortos da vida moderna e cotidiana chegasse até nós. Certamente foi necessário o trabalho de muitos profissionais como engenheiros, matemáticos, físicos, etc., para que todos esses produtos se desenvolvessem dessa forma. E aí podemos afirmar que houve muitos conceitos da matemática envolvido, seja na tecnologia empregada pela indústria ou pela mão de obra qualificada envolvida no desenvolvimento desses produtos com tamanha perfeição e plenitude. Continue prestigiando e lendo nossos artigos envolvendo sempre a matemática em todos os níveis do conhecimento.

Espero que nosso leitor tenha gostado do artigo e que compartilhe com seus amigos e pares para fazer circular o conhecimento. Pedimos a todos que nos ajudem na consolidação, fortalecimento e desenvolvimento desse espaço educativo, cadastrando-se como seguidores.

Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer