Falando de Saúde e Matemática!

Meus queridos amigos, simpatizantes e leitores!

Hoje vamos falar um pouco de matemática aplicada na nutrição, saúde e claro na medicina. Você está pensando que esse artigo não tem nada a ver com os teoremas, números e demais conhecimentos da matemática. Na verdade, se formos pesquisar a fundo, isso tem todo sentido. Nosso corpo fala e certamente nos informa sobre o que se passa conosco, em termos de saúde e nutrição. Assim, quando sentimos sede, frio, calor, fome, etc. é necessário interpretar os sintomas para que possamos suprir adequadamente das proteínas, vitaminas e demais nutrientes que essa perfeita máquina humana requer. Ou seja, para que não ocorram complicações e doenças pela falta ou excesso desses nutrientes esses sinais deveriam ser observados atentamente. Antes mesmo de termos uma enfermidade qualquer, ocorrem certas reações e anomalias no nosso corpo, que se não forem interpretadas devidamente por profissionais competentes poderão gerar problemas diversos em nossa saúde física e mental. Por exemplo, quando temos sede, nosso corpo precisa de água para hidratar-se e dessa forma, seus elementos H2O vão se juntar e ligar quimicamente com outros elementos fornecidos por demais elementos presentes em nosso corpo físico, para formar ossos, fortalecer os músculos, oxigenar nosso sangue, baixando seu PH e assim equilibrar as reações necessárias para nutrir os órgãos e demais tecidos e fisiologia do nosso corpo. Quando vamos ao médico expor nossos problemas de saúde, ele certamente nos faz várias perguntas para investigar as causas das enfermidades que por ventura estejam nos afligindo, e por fim sugere alguns exames de laboratório e de imagem necessários para fechar um diagnóstico com a maior exatidão possível. Mas, muitas vezes receita remédios alopáticos para equilibrar essas anormalidades que, em situações específicas poderiam ser resolvidas com a mudança em nosso estilo de vida, com uma alimentação adequada para que possa suprir nosso corpo dessas deficiências de uma forma saudável.

As estatísticas apresentadas nos exames laboratoriais e de outras origens, apontam cada vez mais que estamos ficando doentes, muitas vezes, por deficiências de certos nutrientes, entre os quais, falta de vitaminas, proteínas, minerais, entre outros. É em nosso intestino que ocorre a digestão dos alimentos, transformando-os nesses importantes nutrientes que são os combustíveis para uma vida equilibrada e saudável. Tomar água, comer verduras, carnes e peixes de forma equilibrada e praticar exercícios regularmente pode sanar muitas doenças que nos afligem.  

Nossa alimentação, que é a base fundamental de nossa saúde, que é importantíssima para vivermos em harmônia, equilíbrio, está ficando cada vez mais deficitária, ou seja pobre nesses e outros nutrientes, e isso, certamente nos leva a quadros de doenças graves ou não, e muitas possíveis de serem revertidas, desde que mudemos sistematicamente nossa forma de alimentação, exercitação, etc.  Hipócrates que foi considerado "o pai da medicina", já dizia que "seu alimento seja seu remédio e que seu remédio seja seu alimento" mas até hoje não entendemos e colocamos isso na prática. 

Vemos com preocupação um aumento expressivo das lojas, restaurantes e lanchonetes que oferecem lanches, pizzas e os famosos fast foods que se espalham no mundo todo, em que nossas crianças, adolescentes, e muitos adultos não entenderam ainda que esses produtos como, lanches, massas , ou seja, que essa alimentação inadequada com carboidratos e que muitas vezes estão recheados de conservantes, queijos e molhos fazem com que nossa saúde fique cada vez mais debilitada. A longo prazo esses hábitos, vão nos levar a sofrer de males e nem sabemos evidentemente que o causador pode ser esse tipo de ingestão equivocada desses alimentos nada saudáveis.

A ciência nos mostra que nascemos de uma forma natural, com todos os nutrientes, vindo do óvulo de nossas mães, mas que depois de alguns anos, esses nutrientes, ora irrigados ao feto por nossa mãe vai se extinguindo e que vamos adquirindo hábitos e vícios inadequados e que nos levarão a muitas doenças. Por isso que as futuras mamães devem fazer um pré natal com um profissional médico eficiente para suprir o feto de nutrientes saudáveis e amamentar seus filhos adequadamente.

Mas o que fazer para suprir essas deficiências porque muitas vezes, esses alimentos naturais e orgânicos podem vir contaminados com agrotóxicos, pesticidas, entre outros produtos? Sabemos que nosso solo pode estar empobrecido, com poucos minerais que são essenciais para uma vida saudável. Então, sugerimos que faça os exames e que os números possam nos indicar uma suplementação ou melhor a ingesta de alimentos salutares que possam nos proporcionar uma saúde física e até mental adequada. Pesquisando, concluímos que a falta de vitaminas e minerais pode nos levar a quadros de doenças diversas. E, que muitas vezes vamos tomar remédios alopáticos que ajudam a superar alguns males, mas que podem nos causar dependência, outros males e que podem curar mas as vezes nos levar a outras consequências e outras doenças. Assim, ficamos tomando um remédio para uma doença, outro para sanar os efeitos colaterais, outro para sanar as alergias, entre outros. Assim, vemos idosos e até jovens tomando uma infinidade de compridos que acabam por nos levar aos caos em nossa saúde. 

Não estamos aqui falando ou sugerindo a ninguém que pare de tomar medicamentos, remédios sem se consultar com um médico ou outro profissional competente, mas sim que avaliemos nosso comportamento, frente aos nutrientes, avalie nossa alimentação, nosso estilo de vida e, inclusive a ingesta inadequada de álcool, drogas, açucares e carboidratos de forma excessiva que possam estar nos levando a males diversos.

Finalizando, deixamos um grande abraço a todos os amigos e leitores, enfatizando que, se quiserem acrescentar mais alguma sugestão, restrição ou outro assunto peculiar, pedimos que deixe seu comentário abaixo que teremos maior prazer em acrescentar ao artigo ora exposto.  

A Matemática aqui é simples e descomplicada!

   

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer