Muito Obrigado pela visita! Aproveite para se cadastrar gratuitamente como seguidor(a).

Aqui em nosso Blog você vai encontrar mais de 400 artigos relacionados com a Matemática e Educação. Acesse e compartilhe!
Hoje é


Conheça algumas preciosas dicas de inovação que o professor deveria utilizar em sala de aula - Para acessar: →

Translate

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Logaritmos

Antes do uso das calculadoras e computadores, as antigas  civilizações, para efetuarem os cálculos extensos e trabalhosos, se utilizavam dos logaritmos e também da radiciação e da potenciação, para solucionar os problemas daquela época.  Podemos dizer que era a antiga calculadora daquela época. 

Hoje em dia, ele é muito usado para cálculos diversos, como nos juros compostos, magnitude dos terremotos, entre outros.

Antes da definição de logaritmos devemos nos concentrar na sua constituição ou nos elementos que compõem a formação de um logaritmo; veja figura ao lado:

Lê-se:
logarítmo de b na base a igual a x  ou:  logaritmo na base a de b igual a x
Por definição:
Logaritmo de b na base a: é o número ou expoente através do qual a base a deverá ser elevada para que o resultado seja (no exemplo acima o resultado obtido é x).
Regras e Propriedades mais usadas nos logaritmos.










Existe uma relação direta entre os conceitos logaritmo e potência.

A manipulação e o conhecimento das operações entre potências (Potenciação) é essencial no cálculo do logarítmico, porque quando nos depararmos com exercícios mais complexos, teremos que  ser capaz de identificar o conceito a utilizar e assim ser possível prosseguir obter êxito nos cálculos.



































Exercícios:
Veja alguns exercícios resolvidos abaixo:
















































1) Resolva o valor dos logaritmos abaixo:



















2) Aplique as propriedades dos logaritmos e aponte uma solução:













Nota- A resposta será apresentada no final da nossa postagem: Matemática Financeira!  ---          Para acessar clique aqui 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...