Logaritmos

Antes do uso das calculadoras e computadores, as antigas  civilizações, para efetuarem os cálculos extensos e trabalhosos, se utilizavam dos logaritmos e também da radiciação e da potenciação, para solucionar os problemas daquela época.  Podemos dizer que era a antiga calculadora daquela época. 

Hoje em dia, ele é muito usado para cálculos diversos, como nos juros compostos, magnitude dos terremotos, entre outros.

Antes da definição de logaritmos devemos nos concentrar na sua constituição ou nos elementos que compõem a formação de um logaritmo; veja figura ao lado:

Lê-se:
logarítmo de b na base a igual a x  ou:  logaritmo na base a de b igual a x
Por definição:
Logaritmo de b na base a: é o número ou expoente através do qual a base a deverá ser elevada para que o resultado seja (no exemplo acima o resultado obtido é x).
Regras e Propriedades mais usadas nos logaritmos.










Existe uma relação direta entre os conceitos logaritmo e potência.

A manipulação e o conhecimento das operações entre potências (Potenciação) é essencial no cálculo do logarítmico, porque quando nos depararmos com exercícios mais complexos, teremos que  ser capaz de identificar o conceito a utilizar e assim ser possível prosseguir obter êxito nos cálculos.



































Exercícios:
Veja alguns exercícios resolvidos abaixo:
















































1) Resolva o valor dos logaritmos abaixo:



















2) Aplique as propriedades dos logaritmos e aponte uma solução:













Nota- A resposta será apresentada no final da nossa postagem: Matemática Financeira!  ---          Para acessar clique aqui 











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer