Deus e a Matemática


Carl Gauss, “o matemático de Deus”

Pequeno Histórico
Johann Carl Friedrich Gauss foi  matemático, astrônomo e físico. De nacionalidade alemã, ele contribuiu muito em diversas áreas da ciência, dentre elas a teoria dos números, estatística entre outras,

Nascimento: 30 de abril de 1777, Brunsvique, Alemanha
Falecimento: 23 de fevereiro de 1855, Gotinga, Alemanha

Educação: Universidade de Gotinga, Universidade de Helmstedt, Braunschweig University of Technology

Obra: Disquisitiones Arithmeticae


Você já parou para pensar o que a ciência tem a ver com Deus?
Acreditamos que muito de nós já paramos e pensamos o que isso tem realmente a ver.  Será que a ciência não virá um dia a provar a existência do divino.  Pensadores como Bacon, Boyle e Pasteur afirmam que: "Pouca ciência afasta de Deus, mas muita ciência reconduz a ele".

Um artigo do jornal italiano Il Foglio (17 de março), nos ajuda a conhecer a vida religiosa de Carl Friedrich Gauss, matemático de primeira grandeza que estudou e ensinou naquele vivo foco de pensamento científico que foi a Universidade de Göttingen, na Alemanha.
O genial matemático, que, para muitos, é o maior da modernidade, entre os séculos XVIII e XIX, tinha uma clara convicção de que "existe neste mundo uma alegria da mente que encontra satisfação na ciência e uma alegria do coração que se expressa principalmente nos esforços do homem para iluminar as preocupações e os pesares um do outro.”

Mas se o plano do Ser Supremo é criar seres em planetas diversos e conceder-lhes desfrutar de 80 ou 90 anos de existência, esse plano seria bastante cruel. Se a alma vive 80 anos ou 80 milhões de anos e um certo dia tem que perecer, esta vida é então um puro adiamento do patíbulo. Não contaria nada. Somos levados, por isso, à conclusão de que, para além deste mundo material, existe outro, puramente espiritual".

Seu amigo, colega e biógrafo Wolfgang Sartorius von Waltershausen nos conta: "Esta convicção divina foi alimento e bebida para o espírito dele até aquela meia-noite silenciosa em que os seus olhos se fecharam".


Sabemos que Gauss via na matemática uma ferramenta para ler o plano divino da criação, mas ele também sabia quais eram os limites do conhecimento humano.
Outro cientista famoso chamado Sartorius relata que, em certa ocasião, ouviu-o dizer: "Para mim, dá na mesma se Saturno tem cinco ou sete luas. Existe alguma coisa mais elevada no mundo". Outro biógrafo, Dunnigton, recorda mais uma frase de Gauss: "Há perguntas cujas respostas, para mim, têm um valor infinitamente maior do que a matemática; por exemplo, as perguntas relativas à ética, ou à nossa relação com Deus, o nosso destino e o nosso futuro. Mas a solução delas permanece inatingível, acima de nós, fora da área de competência da ciência".
Em busca da resposta, todas as noites, Gauss lia o Evangelho, testemunhando que a fé e a ciência não apenas concordam, mas se apoiam mutuamente.

Conclusão: Talvez um dia possamos entender como funcionam todas as leis da ciência e elas poderão explicar o nosso mundo, que sabemos é constituído por bilhões e bilhões de estrelas e muitas outras galaxias que hoje não temos evoluído cientificamente para seu entendimento.


Baseado em notícia publicada em 22/03/2014 no site http://www.aleteia.org


A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!






Comentários

  1. Que curioso: ciência e religião andando juntas. artigo Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu caro leitor.
    Continue sempre nos prestigiando.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem explicado,poucos cientistas ou até mesmo filósofos tiveram a capacidade de acreditar que a sabedoria divina e a ciência andam juntas,sendo a sabedoria divina sempre a mais correta!

    ResponderExcluir
  4. Concordamos Alex Augusto.
    Obrigado por sua atenção ao blog.

    ResponderExcluir
  5. a União de Religião é Ciência sera o passo do homem e mulher para o inicio da nova estação que já começou em 2012.0000, e que cada dia vai ficar mais morte.. pois a separação foi culpa do homem do passado e a união será a meta do homem do presente.... pois vai começar o Reino Milenar da Paz, sendo o Reino de Deus e de sua vontade na terra... pode esperar pois já estamos em 2014.0002 e A Sociedade Alternativa já começou sua missão de verdade e não para mais.... pois todos os caminhos nos levam a verdade, temos que unir todos.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson, obrigado a você e a todos os outros comentários sobre o tema, que por sinal foram muito oportunos. Agradecemos também as 71 pessoas que sinalizaram positivamente ao post até o momento, o que nos incentiva a abordar ainda mais temas dessa natureza.
      Um abraço a todos!

      Excluir
  6. Andam juntas? JAMAIS.

    UMA SE BASEIA EM CONTOS DA CAROCHINHA A OUTRA EM EVIDÊNCIAS E PROVAS.

    QUANTA VONTADE DE FAZER SE TORNAR REAL ALGO QUE FOI CRIADO POR MEDO E IGNORÂNCIA.


    ResponderExcluir
  7. Estória da carochinha é a tal da "teoria da evolução" sem nenhuma evidência real para a transição de espécie. O próprio fundamento da ciência são postulados de fé, se crê por definição e não por demonstração. A própria matemática na geometria por exemplo, começou com o ponto, que não se pode provar, aceita-se por definição e a partir dele cria-se formas geométricas. Graças a Deus que homens de "ciência" como Carl Gauss, Blaise Pascal, Isaac Newton, Bacon, Boyle, Pasteur e outros pensaram diferente de você!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Área de Figuras Planas!

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer