Deus e a Matemática


Carl Gauss, “o matemático de Deus”

Pequeno Histórico
Johann Carl Friedrich Gauss foi  matemático, astrônomo e físico. De nacionalidade alemã, ele contribuiu muito em diversas áreas da ciência, dentre elas a teoria dos números, estatística entre outras,

Nascimento: 30 de abril de 1777, Brunsvique, Alemanha
Falecimento: 23 de fevereiro de 1855, Gotinga, Alemanha

Educação: Universidade de Gotinga, Universidade de Helmstedt, Braunschweig University of Technology

Obra: Disquisitiones Arithmeticae


Você já parou para pensar o que a ciência tem a ver com Deus?
Acreditamos que muito de nós já paramos e pensamos o que isso tem realmente a ver.  Será que a ciência não virá um dia a provar a existência do divino.  Pensadores como Bacon, Boyle e Pasteur afirmam que: "Pouca ciência afasta de Deus, mas muita ciência reconduz a ele".

Um artigo do jornal italiano Il Foglio (17 de março), nos ajuda a conhecer a vida religiosa de Carl Friedrich Gauss, matemático de primeira grandeza que estudou e ensinou naquele vivo foco de pensamento científico que foi a Universidade de Göttingen, na Alemanha.
O genial matemático, que, para muitos, é o maior da modernidade, entre os séculos XVIII e XIX, tinha uma clara convicção de que "existe neste mundo uma alegria da mente que encontra satisfação na ciência e uma alegria do coração que se expressa principalmente nos esforços do homem para iluminar as preocupações e os pesares um do outro.”

Mas se o plano do Ser Supremo é criar seres em planetas diversos e conceder-lhes desfrutar de 80 ou 90 anos de existência, esse plano seria bastante cruel. Se a alma vive 80 anos ou 80 milhões de anos e um certo dia tem que perecer, esta vida é então um puro adiamento do patíbulo. Não contaria nada. Somos levados, por isso, à conclusão de que, para além deste mundo material, existe outro, puramente espiritual".

Seu amigo, colega e biógrafo Wolfgang Sartorius von Waltershausen nos conta: "Esta convicção divina foi alimento e bebida para o espírito dele até aquela meia-noite silenciosa em que os seus olhos se fecharam".


Sabemos que Gauss via na matemática uma ferramenta para ler o plano divino da criação, mas ele também sabia quais eram os limites do conhecimento humano.
Outro cientista famoso chamado Sartorius relata que, em certa ocasião, ouviu-o dizer: "Para mim, dá na mesma se Saturno tem cinco ou sete luas. Existe alguma coisa mais elevada no mundo". Outro biógrafo, Dunnigton, recorda mais uma frase de Gauss: "Há perguntas cujas respostas, para mim, têm um valor infinitamente maior do que a matemática; por exemplo, as perguntas relativas à ética, ou à nossa relação com Deus, o nosso destino e o nosso futuro. Mas a solução delas permanece inatingível, acima de nós, fora da área de competência da ciência".
Em busca da resposta, todas as noites, Gauss lia o Evangelho, testemunhando que a fé e a ciência não apenas concordam, mas se apoiam mutuamente.

Conclusão: Talvez um dia possamos entender como funcionam todas as leis da ciência e elas poderão explicar o nosso mundo, que sabemos é constituído por bilhões e bilhões de estrelas e muitas outras galaxias que hoje não temos evoluído cientificamente para seu entendimento.


Baseado em notícia publicada em 22/03/2014 no site http://www.aleteia.org


A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!






Comentários

  1. Que curioso: ciência e religião andando juntas. artigo Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu caro leitor.
    Continue sempre nos prestigiando.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem explicado,poucos cientistas ou até mesmo filósofos tiveram a capacidade de acreditar que a sabedoria divina e a ciência andam juntas,sendo a sabedoria divina sempre a mais correta!

    ResponderExcluir
  4. Concordamos Alex Augusto.
    Obrigado por sua atenção ao blog.

    ResponderExcluir
  5. a União de Religião é Ciência sera o passo do homem e mulher para o inicio da nova estação que já começou em 2012.0000, e que cada dia vai ficar mais morte.. pois a separação foi culpa do homem do passado e a união será a meta do homem do presente.... pois vai começar o Reino Milenar da Paz, sendo o Reino de Deus e de sua vontade na terra... pode esperar pois já estamos em 2014.0002 e A Sociedade Alternativa já começou sua missão de verdade e não para mais.... pois todos os caminhos nos levam a verdade, temos que unir todos.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson, obrigado a você e a todos os outros comentários sobre o tema, que por sinal foram muito oportunos. Agradecemos também as 71 pessoas que sinalizaram positivamente ao post até o momento, o que nos incentiva a abordar ainda mais temas dessa natureza.
      Um abraço a todos!

      Excluir
  6. Andam juntas? JAMAIS.

    UMA SE BASEIA EM CONTOS DA CAROCHINHA A OUTRA EM EVIDÊNCIAS E PROVAS.

    QUANTA VONTADE DE FAZER SE TORNAR REAL ALGO QUE FOI CRIADO POR MEDO E IGNORÂNCIA.


    ResponderExcluir
  7. Estória da carochinha é a tal da "teoria da evolução" sem nenhuma evidência real para a transição de espécie. O próprio fundamento da ciência são postulados de fé, se crê por definição e não por demonstração. A própria matemática na geometria por exemplo, começou com o ponto, que não se pode provar, aceita-se por definição e a partir dele cria-se formas geométricas. Graças a Deus que homens de "ciência" como Carl Gauss, Blaise Pascal, Isaac Newton, Bacon, Boyle, Pasteur e outros pensaram diferente de você!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer