Homenagem ao Dia Nacional da Matemática!

Salve o dia 06 de Maio - Dia Nacional da Matemática e do Matemático!
Esse dia foi instituído com o único propósito de divulgar e incentivar a Matemática, como uma área importante do saber e do conhecimento, propagando um pouco da sua história, anunciando suas aplicações positivas para o mundo e a sua vasta ligação perene com outras áreas do conhecimento, buscando derrubar o mito de que aprender Matemática é muito difícil e privilégio de poucos.

A data também é uma homenagem sincera deste espaço, destinado a todos os Professores de Matemática e também ao profissional Matemático, incluindo todos aqueles que gostam desta disciplina. Esse dia também foi escolhido para homenagear ainda, um dos maiores nomes da Matemática do Brasil, cuja data de seu aniversário coincide com o dia 06 de Maio, chamado simplesmente por Malba Tahan.
................................................................................................................................................................................................................................................................................
Veja a Lei que instituiu o Dia Nacional da Matemática!

Pela Lei nº 12.835, de 26 julho 2013 que tem a seguinte redação:

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica instituído o Dia Nacional da Matemática, a ser comemorado anualmente em todo o território nacional no dia 6 de maio, data de nascimento do matemático, educador e escritor MALBA TAHAN.

Art. 2º O Poder Executivo incentivará a promoção de atividades educativas e culturais alusivas à referida data.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 26 de junho de 2013; 192º da Independência e 125º da República.

DILMA ROUSSEFF

Aloizio Mercadante .

............................................................................................................................................................................................................................................................................

Saiba quem foi o grande matemático chamado: Malba Tahan?

Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan ou simplesmente Malba Tahan é o pseudônimo do professor de Matemática Júlio César de Mello e Souza. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 1895, e faleceu em 1974, no Recife, aos 79 anos e nos deixou uma vasta obra recheada de ensinamentos preciosos envolvendo a Matemática.

Malba Tahan escreveu mais de uma centena de livros sobre Matemática Recreativa, Didática da Matemática, História da Matemática e Literatura Infanto-juvenil. A centralidade de suas histórias está em aventuras misteriosas, com beduínos, xeiques, vizires, magos, princesas e sultões. 

Entre suas obras mais destacadas está o romance "O Homem que Calculava", já traduzido para cerca de doze idiomas. Nessa obra pode-se ler sobre as aventuras de Beremis, um árabe que gostava de resolver os problemas cotidianos com soluções matemáticas. É nesse livro que está publicado o problema dos 35 camelos, um dos mais famosos desafios matemáticos criados pelo autor. 
Os números e as propriedades numéricas eram, para Malba Tahan, como seres vivos. Como um professor ousado para a sua época, ele gostava de ir muito além do ensino teórico e expositivo. 

Como eram as aulas que Malba Tahan ministrava?
Na nossa humilde visão, ficamos imaginando como seria uma aula com este culto e nobre professor, o qual se utilizava de uma série de recursos didáticos muito a frente de sua época. Temos conhecimento de que, em suas aulas, Tahan elaborava enigmas para iniciar suas explicações dos diversos assuntos por ele abordados. Em seu modo de brincar com as coisas da Matemática, dizia ele que existem números alegres e bem-humorados, frações tristes, multiplicações carrancudas e tabuadas sonolentas, pois, para ele, os números e as propriedades numéricas eram como seres vivos. O grande professor Malba Tahan, já naquela época criticava duramente o algebrismo na matemática, que segundo ele, era seguido por muitos professores arrogantes de matemática que prestavam um desserviço ao ensino de Matemática . Se você quiser conhecer o tema algebrismo na matemática, clique no link a seguir e acesse nosso conteúdo chamado: O Algebrismo na Matemática!. Para Tahan, “o Professor de Matemática Algebrista em geral era um sádico. Segundo ele, estes professores sentem prazer em complicar tudo”. Ele também nunca atribuía notas “zero” nem reprovava os seus alunos. Sobre essa postura ele perguntava: “Por que dar zero se há tantos outros bonitos números disponíveis?”.

Porque ele adotou nome falso em suas publicações de Matemática?






Sua humildade era tamanha que ele passou a adotar um nome falso para fingir que era um escritor de outro país e porque infelizmente em nosso país não valorizamos adequadamente nossos valores humanos. Com seu primeiro nome falso R. S. Slade, ele conseguiu publicar uma história num mesmo jornal que já o havia rejeitado, usando seu nome verdadeiro. Como a estratégia funcionou, ele decidiu usar sempre um pseudônimo estrangeiro. Mais tarde, escolheu Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan ou simplesmente, Malba Tahan, pois adorava escrever histórias árabes.

Quais foram suas obras mais importantes e qual era o tema preferido?
As obras de Malba Tahan permitem aprender conceitos de Matemática e constatar que a Matemática pode ser uma divertida e desafiante aventura quando estudada de forma dinâmica e criativa.
Júlio César escreveu ao longo de sua vida, cerca de 120 livros de matemática recreativa, didática da matemática, história da matemática e ficção infanto-juvenil, tendo publicado com seu nome verdadeiro ou sob pseudônimo. 

Abaixo, destacamos uma lista com alguns de seus títulos mais relevantes, sendo que seu livro mais famoso é "O Homem que Calculava":
  • Contos de Malba Tahan (contos)
  • Amor de Beduíno (contos)
  • Lendas do Deserto (contos)
  • Lendas do Oásis (contos)
  • Lendas do Céu e da Terra (contos)
  • Maktub! (contos)
  • Minha Vida Querida (contos)
  • O Homem que Calculava (romance)
  • Matemática Divertida e Delirante (recreação matemática)
  • A Arte de Ler e Contar Histórias (educação)
  • Aventuras do Rei Baribê (romance)
  • A Sombra do Arco-Íris (romance)
  • A Caixa do Futuro (romance)
  • O Céu de Allah (contos)
  • Lendas do Povo de Deus (contos)
  • A Estrêla dos Reis Magos (contos)
  • Mil Histórias Sem Fim (contos)
  • Matemática Divertida e Curiosa (recreação matemática)
  • Novas Lendas Orientais (contos)
  • Salim, o Mágico (romance)
  • Diabruras da Matemática (recreação matemática)
Importante: 
1) Atualize-se na História da Matemática. Leia alguma das obras acima e fique antenado com temas interessantes da Matemática!

2) Clique no link a seguir para acessar e conhecer o conto de Malba Tahan que está publicado em nosso Blog, chamado: Os Trinta e Cinco Camelos!

Nota: Se quiser deixar seu parecer, sobre o assunto ou nosso blog, retificando, elogiando, acrescentando, ou criticando, utilize o espaço abaixo para comentários. Desde já, agradecemos sua visita e seu parecer.  Muito Obrigado! 
Convite: Cadastre-se como seguidor do Blog e receba gratuitamente nossas publicações que são periódicas e inéditas.

Finalizando, pedimos sua colaboração divulgando aos seus amigos e pares este artigo, usando o atalho para as redes sociais que estão presentes ao final do texto, ou indicando nosso endereço aos mesmos, pois acreditamos que todo Professor ou admirador de Matemática dele deveria ter conhecimento.
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

  1. Homenagem muito justa ao grande Matemático carioca Julio César.

    ResponderExcluir
  2. Caro leitor, concordamos plenamente com você.
    Agradecemos a sua visita e a todas as 29 pessoas que até o momento sinalizaram positivamente ao nosso conteúdo.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Homenagem mais que merecida ao nosso incomparável matemático, brasileiro, carioca, JÚLIO CÉSAR DE MELO E SOUZA que deixou um legado de suas histórias e fábulas matemáticas como ninguém. Parabéns a todos nós que somos apaixonados pela matemática. CLAUDIR MATTANA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Agradeço pela sua visita ao nosso modesto Blog educativo. E, também por comentar esse artigo que presta justa homenagem ao grande matemático JÚLIO CÉSAR DE MELO E SOUZA que, além de educador foi professor, pedagogo, conferencista, matemático e escritor do modernismo brasileiro. Grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer