Jogos Educativos Infantis na Matemática

Jogos de Lógica e Raciocínio 
Quase todos jogos de lógica e raciocínio são muito interessantes para o desenvolvimento do cérebro de uma criança. Com eles, os pequenos conseguem encontrar soluções criativas para resolver problemas futuros, o que é essencial para uma vida agradável na sociedade moderna.

Vytgosky (1923) afirmava que o brinquedo ou a brincadeira levava a criança a um horizonte cognitivista, podendo ela determinar suas próprias ações. Segundo ele o lúdico estimula a autoconfiança e a curiosidade, proporcionando assim um desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. 

Os jogos em dupla ou grupos, por sua vez, são muito importantes para que a criança aprenda a conviver em sociedade. Os meninos acabam criando laços entre si e precisam aprender a esperar a sua vez e a saber perder em determinados jogos, pois nossas vidas são feitas sobretudo de vitórias e também de derrotas.
Até na merenda e no lanche coletivo ou mesmo individual, sabemos que uma criança aprende, compartilha, dividindo, escolhendo o que é melhor para sua saúde, familiarizando-se com  medidas e porções de calorias, etc.  Isso com certeza, fará parte de seu caráter e de sua personalidade que deverão acompanhá-las até sua idade adulta.
     
Os reflexos futuros deste aprendizado são extremamente gratificantes e capazes de auxiliar os adultos com o trabalho em grupo ou em equipe, que tanto são valorizados pelas empresas hoje em dia.

Jogos infantis educativos
Quando analisamos diversos modelos de jogos online ou mesmo comprados em lojas especializadas, fica claro o número de benefícios na vida dos pequenos que eles podem realizar, mas será que existem jogos ainda que sejam mais interessantes para a criançada?

Os jogos infantis educativos são desenvolvidos especialmente em função do aprendizado de qualquer área do conhecimento que eles se propõem. Mesmo trazendo momentos super divertidos, eles são capazes de ensinar números, contas e formas geométricas, facilitando e auxiliando o aprendizado de conceitos essenciais da matemática e outras disciplinas. São ideais para as crianças menores, já que ensinam cores, tabuadas e outros conceitos básicos, mas você também pode encontrar modelos para as que são um pouco mais velhas.
Na internet é possível encontrarmos diversos jogos educativos infantis grátis, mas eles devem ser utilizados por menores, desde que seja acompanhado por pessoas adultas ou responsáveis no aprendizado, porque todos nós sabemos dos perigos que a rede de computadores nos impõem a cada instante, especialmente aos nossos adolescentes ou crianças menores.  Os pais ainda têm a opção de comprar um jogo físico para que a criança brinque dentro de casa sem o auxílio da tecnologia, desde que esteja adequado à idade de seus filhos.

Concluímos que tanto faz, se seu filho brinca na internet ou fora dela, com ou sem o auxílio do computador: o importante é incentivar a criançada a aprender brincando.  Também é de muita importância o acompanhamento dos estudos de seus filhos na escola, incentivando-os na assimilação das práticas e métodos adequados de estudos, que poderão ser decisivos no futuro pelo gosto ou não das ciências exatas; como a Matemática ou outras, tendo em vista  que elas envolvem o raciocínio lógico e a compreensão de que ela é muito importante no dia a dia de nossas vidas em sociedade. 
Para saber como usar a motivação no ensino da matemática, clique aqui
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!








Comentários

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer