O Pensamento Matemático
A inteligência lógico matemática envolve a capacidade de trabalhar e pensar em termos de números e a capacidade de usar o raciocínio lógico.
Mas este tipo de inteligência vai muito além de habilidades numéricas, ele nos dá benefícios significativos , tais como a capacidade de compreender os conceitos e relacionamentos baseados no esquema da lógica e a forma técnica. Também envolve a capacidade de usar quase que naturalmente o cálculo, as quantificações, proposições ou as hipóteses.
Todo mundo nasce com a capacidade de desenvolver este tipo de inteligência. As diferentes capacidades em assimilar esta matéria, irão depender do estímulo recebido na infância.
É importante ressaltar que esses recursos podem e devem treinar, com estimulação adequada todas as conquistas e benefícios importantes a serem alcançados.
O que é importante para desenvolver no pensamento matemático numa criança?
A matemática inclui o pensamento lógico, o raciocínio numérico, a percepção de áreas, espaço e volumes, na resolução de problemas, tudo isso para entender conceitos abstratos, ter raciocínio e compreensão ao efetuar relacionamentos.
Todas essas habilidades vão muito além da pura matemática e são entendidos como benefícios que, usando este tipo de pensamento poderão contribuir para um desenvolvimento saudável em muitos aspectos e alcançar objetivos pessoais e realizações, úteis para o sucesso pessoal.
A inteligência lógico matemática contribui para:
· Desenvolvimento do pensamento e da inteligência.
· Capacidade de resolver problemas em diferentes áreas da vida, fazendo hipóteses e estabelecendo previsões.
· Promover a capacidade de raciocinar, sobre os objetivos e como planejar-se para isso.
· Permite estabelecer relações entre diferentes conceitos e chegar a uma compreensão mais profunda.
10 estratégias ou dicas para incentivar o desenvolvimento do pensamento matemático.
A estimulação adequada desde a tenra idade, vão estimular o desenvolvimento da inteligência lógico matemática fácil e sem grandes esforços e permitirão que a criança introduza essas habilidades em suas vidas diárias. Esta estimulação deve ser consistente com a idade e características das crianças, respeitando seu próprio ritmo, que deve ser divertido, significativo e desde que, com os reforços que o tornem agradáveis.
1. Ele permite que as crianças manipulem e experimentem, relacionando-se com diferentes objetos. Permitir perceber as qualidades de si mesmos, suas diferenças e semelhanças; desta forma será feito o estabelecimento de relações e raciocínios sem perceber.
2. Usar atividades para identificar, comparar, classificar, relacionar diferentes objetos de acordo com suas características.
3. Mostre-lhes os efeitos sobre as coisas em situações cotidianas. Por exemplo, quanto ao efeito da água, calor e vapor que quando ocorrem se transforma, porque a água muda de seu estado.
4. Gerar configurações adequadas para concentração e observação.
5. Usar diferentes jogos que ajudam a desenvolver este pensamento, como sudoku, dominó, jogos de cartas, enigmas, etc.
6. Apresentem problemas que representem um desafio para eles ou esforço mental . Eles têm que se motivar no desafio, mas esta dificuldade deve ser adequada à sua idade e capacidade, se muito alto, ele pode ser visto como desmotivação e pode danificar o seu auto-conceito.
7. Pensar em coisas que vão gradualmente se racionalizando. Para fazer isso, você pode pesquisar e reproduzir eventos inexplicáveis e encontrar uma explicação lógica.
8. Obter quantidades, manuseado e utilizando em situações de uso. Você pode fazê-los pensar em preços, jogar ou adivinhar quantos lápis estará em um caso, etc.
9. Deixe-se confrontados com problemas matemáticos. dar uma dica ou guia, mas eles mesmos devem desenvolver o raciocínio que os leva à solução.
10. Fazê-los imaginar as possibilidades e fazer suposições . Faça perguntas como o que aconteceria se ....?
Observação: Sudoku é um jogo de raciocínio e lógica. Apesar de ser bastante simples, é divertido e viciante.
Basta completar cada linha, coluna e quadrado 3x3 com números de 1 a 9. Não há nenhum tipo de matemática envolvida.
Veja uma cartela ao lado para preenchimento dos dígitos mencionados acima
Cada jogo dura de 10 a 40 minutos, dependendo do nível de dificuldade e da experiência do jogador. É facilmente encontrado em sites especializados.
Basta completar cada linha, coluna e quadrado 3x3 com números de 1 a 9. Não há nenhum tipo de matemática envolvida.
Veja uma cartela ao lado para preenchimento dos dígitos mencionados acima
Cada jogo dura de 10 a 40 minutos, dependendo do nível de dificuldade e da experiência do jogador. É facilmente encontrado em sites especializados.
Baseado em texto do site:http://www.educapeques.com
Para saber mais sobre a motivação no ensino da matemática, clique aqui
Olha este conteúdo é para refletirmos no que as escolas infantis estão ensinando aos nossos baixinhos...
ResponderExcluirSaudações!
Concordamos plenamente com você.
ResponderExcluirUm abraço!
Profº Gostei muito do texto.
ResponderExcluirGostaria que postasse mais conteúdos sobre a pedagogia matemática.
Saudações!
Obrigado por ter gostado.
ResponderExcluirNa medida do possível, vamos colocar mais postagens envolvendo o assunto.
Um abraço!