Muito Obrigado pela visita! Aproveite para se cadastrar gratuitamente como seguidor(a).

O primeiro dia de vida de uma criança, segundo "Chico Xavier" é a sua primeira aula! Conheça aqui mais de 400 artigos relacionados com Educação e a Matemática. Acesse e compartilhe!
Hoje é


Quer aprender Raciocínio Lógico, realizando muitas atividades e estudando sozinho? - Para acessar: →

Translate

segunda-feira, 21 de abril de 2014

O Pensamento Matemático

A inteligência lógico matemática envolve a capacidade de trabalhar e pensar em termos de números e a capacidade de usar o raciocínio lógico.
Mas este tipo de inteligência vai muito além de habilidades numéricas, ele nos dá benefícios significativos , tais como a capacidade de compreender os conceitos e relacionamentos baseados no esquema da lógica e a forma técnica. Também envolve a capacidade de usar quase que naturalmente o cálculo, as quantificações, proposições ou as hipóteses.
Todo mundo nasce com a capacidade de desenvolver este tipo de inteligência. As diferentes capacidades em assimilar esta matéria, irão depender do estímulo recebido na infância
É importante ressaltar que esses recursos podem e devem treinar, com estimulação adequada todas as conquistas e benefícios importantes a serem alcançados.
O que é importante para desenvolver no pensamento matemático numa criança?






A matemática inclui o pensamento lógico, o raciocínio numérico, a percepção de áreas, espaço e volumes, na resolução de problemas, tudo isso para entender conceitos abstratos, ter raciocínio e compreensão ao efetuar relacionamentos. 
Todas essas habilidades vão muito além da pura matemática e são entendidos como  benefícios que, usando este tipo de pensamento poderão contribuir para um desenvolvimento saudável em muitos aspectos e alcançar objetivos pessoais e realizações, úteis para o sucesso pessoal. 
A inteligência lógico matemática contribui para:

·       Desenvolvimento do pensamento e da inteligência.
·  Capacidade de resolver problemas em diferentes áreas da vida, fazendo hipóteses e estabelecendo previsões.
·       Promover a capacidade de raciocinar, sobre os objetivos e como planejar-se para isso.
·     Permite estabelecer relações entre diferentes conceitos e chegar a uma compreensão mais profunda.
·       Fornece ordem e significado às ações e / ou decisões.
10 estratégias ou dicas para incentivar o desenvolvimento do pensamento matemático.
A estimulação adequada desde a tenra idade, vão estimular o desenvolvimento da inteligência lógico matemática fácil e sem grandes esforços e permitirão que a criança  introduza essas habilidades em suas vidas diárias. Esta estimulação deve ser consistente com a idade e características das crianças, respeitando seu próprio ritmo, que deve ser divertido, significativo e desde que, com os reforços que o tornem agradáveis.

1.  Ele permite que as crianças  manipulem e experimentem, relacionando-se com diferentes objetos. Permitir perceber as qualidades de si mesmos, suas diferenças e semelhanças; desta forma será feito o estabelecimento de relações e raciocínios sem perceber.
2.   Usar atividades para identificar, comparar, classificar, relacionar diferentes objetos de acordo com suas características.
3.     Mostre-lhes os efeitos sobre as coisas em situações cotidianas.  Por exemplo, quanto ao efeito da água, calor e vapor que quando ocorrem se transforma, porque a água muda de seu estado.
4.     Gerar configurações adequadas para concentração e observação.
5.    Usar  diferentes jogos que ajudam a desenvolver este pensamento, como sudoku, dominó, jogos de cartas, enigmas, etc.
6.     Apresentem problemas que representem um desafio para eles ou esforço mental . Eles têm que se motivar no desafio, mas esta dificuldade deve ser adequada à sua idade e capacidade, se muito alto, ele pode ser visto como desmotivação e pode danificar o seu auto-conceito.
7.   Pensar em coisas que vão gradualmente se racionalizando. Para fazer isso, você pode pesquisar e reproduzir eventos inexplicáveis ​​e encontrar uma explicação lógica.
8.   Obter quantidades, manuseado e utilizando em situações de uso. Você pode fazê-los pensar em preços, jogar ou adivinhar quantos lápis estará em um caso, etc.
9.   Deixe-se confrontados com problemas matemáticos. dar uma dica ou guia, mas eles mesmos devem desenvolver o raciocínio que os  leva à solução.
10.  Fazê-los imaginar as possibilidades e fazer suposições . Faça perguntas como o que aconteceria se ....?
Observação: Sudoku é um jogo de raciocínio e lógica. Apesar de ser bastante simples, é divertido e viciante. 
Basta completar cada linha, coluna e quadrado 3x3 com números de 1 a 9. Não há nenhum tipo de matemática envolvida.
Veja uma cartela ao lado para preenchimento dos dígitos mencionados acima 
Cada jogo dura de 10 a 40 minutos, dependendo do nível de dificuldade e da experiência do jogador.  É facilmente encontrado em sites especializados.

Baseado em texto do site:http://www.educapeques.com
Para saber mais sobre a motivação no ensino da matemática, clique aqui





4 comentários:

  1. Olha este conteúdo é para refletirmos no que as escolas infantis estão ensinando aos nossos baixinhos...
    Saudações!

    ResponderExcluir
  2. Concordamos plenamente com você.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Profº Gostei muito do texto.
    Gostaria que postasse mais conteúdos sobre a pedagogia matemática.
    Saudações!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por ter gostado.
    Na medida do possível, vamos colocar mais postagens envolvendo o assunto.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...