Dicas sobre as Provas e Questões do ENEM
Muitas Dicas da Matemática e Redação Cobradas no Exame Enem!!
Veja abaixo, qual foi o tema da proposta de redação da prova do exame ENEM no ano 2013 e que fala dos "Efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil". Se você já tivesse lido algo a respeito deste tema e fosse prestar a prova, acreditamos que isso o ajudaria muito na elaboração de uma boa redação.
Veja abaixo, qual foi o tema da proposta de redação da prova do exame ENEM no ano 2013 e que fala dos "Efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil". Se você já tivesse lido algo a respeito deste tema e fosse prestar a prova, acreditamos que isso o ajudaria muito na elaboração de uma boa redação.
Os temas costumam se basear em acontecimentos cotidianos que são amplamente divulgados pela imprensa, como: problemas com o abastecimento de água devido a seca na região sudeste, lei seca ao volante, entre tantos outros assuntos, e por isso manter-se antenado e atualizado, lendo noticiários, jornais, revistas, entre outros veículos de informações e comunicações são muito importantes e podem ajudar muito para você fazer uma boa redação, sobre os temas que são cobrados nesta prova.
Veja maiores detalhes no texto abaixo, que trata da lei seca ao volante e nossas considerações logo abaixo:
Considerações sobre a Redação
Como podemos ver neste exame ENEM, trata-se de tema antigo, porém atual, que é objeto de muita discussão e que a mídia tem debatido constantemente, o que nos leva a sugerir que os candidatos devam ler muito e acompanhar os noticiários e os fatos que são tratados em nosso cotidiano. Os temas costumam ter um viés social que pode e deve ser associada a outras esferas: cultural, política, comportamental, ambiental, entre outras. Se você quiser acessar todos temas comentados de 1998 a 2014, que já caíram em testes passados e aqueles que são prováveis de serem cobrados em futuras redações do exame Enem com detalhes, acesse nosso post: Prováveis Temas para a Redação do ENEM! ou Clique Aqui!
Dicas para fazer uma redação com boas perspectivas de acerto e consequentemente obter uma boa nota:
1. Ter clareza e coerência são fundamentais na construção do texto. Lembre-se de que a leitura deve ser facilitada e ter muita fluidez, garantindo o bom entendimento do seu conteúdo. Para isso, evite a utilização de termos rebuscados e preocupe-se com os conectivos: termos como "portanto", "então", "além disso" e "desse modo", que, quando bem utilizados garantem a fluidez e a compreensão necessária.
2. Apresente propostas de intervenção, ou seja, medidas que podem amenizar uma situação-problema. Avalie o papel do governo, da sociedade, do indivíduo e da mídia, por exemplo, na tentativa de reverter panoramas que podem ser melhorados ou amenizados.
3. Na proposta é fundamental o respeito aos direitos humanos. Posturas radicais ou extremas não condizem com um cidadão consciente e engajado que já cursou o ensino médio e pretende fazer um curso superior com responsabilidade, sucesso e coerência.
4. Faça uso dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Embase seus argumentos com elementos históricos, geográficos, literários, filosóficos, entre outros, demonstrando ter pleno conhecimento do mundo em termos nacionais e mesmo global. Não se esqueça: a interdisciplinaridade (relação do tema com outras áreas do conhecimento como a medicina, biologia, química, física, entre outras) é sempre é bem vista pela banca, mas que seja apenas acessória. O principal é focar na defesa do seu ponto de vista.
3. Na proposta é fundamental o respeito aos direitos humanos. Posturas radicais ou extremas não condizem com um cidadão consciente e engajado que já cursou o ensino médio e pretende fazer um curso superior com responsabilidade, sucesso e coerência.
4. Faça uso dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Embase seus argumentos com elementos históricos, geográficos, literários, filosóficos, entre outros, demonstrando ter pleno conhecimento do mundo em termos nacionais e mesmo global. Não se esqueça: a interdisciplinaridade (relação do tema com outras áreas do conhecimento como a medicina, biologia, química, física, entre outras) é sempre é bem vista pela banca, mas que seja apenas acessória. O principal é focar na defesa do seu ponto de vista.
5. Use um vocabulário simples e descarte a palavras rebuscadas, e, para não repetir palavras use sempre os sinônimos. Abuse da norma culta, pois uma das cinco competências da redação avalia também o rigor gramatical. Prefira sempre frases simples, pois elas dão clareza ao texto. Jamais use marcas de oralidade, como gírias, abreviações, por exemplo. Descarte os clichês quando fizer sua proposta. Lembre-se que você não está escrevendo uma mensagem em sala ou chat da internet. Nunca use um mesmo argumento repetidas vezes. Expressões como "eu acho" não devem ser usadas e nunca desrespeite os direitos sociais e humanos.
6. Treinar antes sobre algum tema da atualidade, ajuda a ter foco na hora de criar a proposta. Seja coerente no texto com a proposta que você está defendendo. Conte também com a ajuda de um mediador ou professor ou tenha algum suporte nestas avaliações, pois é sempre muito bom ter um feedback, o que nos ajudará muito para um sucesso maior nestas práticas.
Matemática e suas Tecnologias
Veja abaixo, algumas questões com resoluções comentadas da prova de Matemática e suas Tecnologias que foram cobradas no exame Enem 2013.
Comentários sobre algumas questões do Enem 2014 da prova sobre Matemática e suas Tecnologias.
Na Questão 136, basta fazer uma soma simples dos três lados do quadrado (note que no rio não teremos a cerca de tela)e dividir por 48 metros de cada rolo, logo: (190+81+81)/ 48 = 352/48=7,33→logo necessitamos de 8 rolos de tela.
Na Questão 137, A carga segundo os dados do problemas seria 1500 telhas ou 1200 tijolos. Como no caminhão já temos 900 telhas, faltam 600 telhas para a carga máxima, logo basta fazer uma simples regra de 3 como segue:
600 telhas ......x
1500 telhas....1200tijolos
x= 600.1200 / 1500 →x= 7200/15 →x= 480 tijolos
Na Questão 138, note que é uma PA com razão 1,25% mensal, logo: a2012=50,25 Quanto será a soma da PA em 2021?
Soma = (a2012+a2025).10 / 2
Achemos o vr. em 2025 →a2025 =a2012+1,25.(9) →a2025 =50,25+11,25 = 61,50
Soma = (50,25+61,50).10 /2 = 111,75.10 /2 = 1117,50/2 =558,75
Na Questão 139, trata-se do tema probabilidade e podemos fazer um diagrama de Venn e analisar:
- Consideremos a intersecção como x como os alunos que falam inglês e espanhol.
- 300 não falam nem inglês e nem espanhol -colocamos fora dos conjuntos.
- 600 falam inglês -se somarmos 600-x+x temos 600 alunos.
- 500 falam espanhol, então colocamos 500-x - mesmo raciocínio
- Agora, basta fazer as contas e chegamos ao valor do x; como todos juntos são 1200 → 1200=600-x+x+500-x+300 →x=200 alunos (que falam inglês e espanhol) → só inglês =600-x=400 →só espanhol = 500-x=300
- Sabemos que probabilidade de que fale espanhol, sendo dado que não fale inglês vale: o número dos que falam só espanhol, sobre o número dos que não falem inglês(veja no diagrama que vale:300-x +nenhuma) que é: 300/ (300+300) =300/600 =1/2
Considerações sobre a prova de Matemática e suas Tecnologias
Esta área atualmente abrange 45 questões do exame e, de acordo com o MEC, compreende sete competências, que devem ser trabalhadas no decorrer do Ensino Médio. Vale ressaltar que mesmo a Matemática tendo uma área destinada a ela, ainda assim ela tem grande presença nas outras áreas, em forma de gráficos e tabelas, dados estatísticos, expressões e fórmulas que representam fenômenos.
No edital do ENEM, vemos a seguir as competências relacionadas à área de Matemática e suas Tecnologias:
• Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais;
• Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela;
• Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano;
• Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano;
• Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas;
• Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação;
• Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.
Vemos então, que a prova de matemática sugere uma avaliação totalmente contextualizada e interdisciplinar. Em outras palavras, a disciplina deixou de ser um instrumento voltado somente para a matemática, passando a ter sua aplicabilidade em situações sociais. Por isso, a prova exige uma capacidade que vai além do conteúdo, fazendo com que o aluno desenvolva um raciocínio lógico acerca dos problemas levantados nas questões.
Ficou evidente que o principal objetivo do ENEM nos dias atuais, é o da reforma do Ensino Médio, promovendo uma avaliação que incentive as escolas e os colégios a abandonarem a educação conteudista com objetivos de aprovações somente nos vestibulares, para que no futuro possam ser formados alunos que compreendam os fenômenos, resolvam problemas e desenvolvam um raciocínio lógico por meio de reflexões acerca destas competências.
No edital do ENEM, vemos a seguir as competências relacionadas à área de Matemática e suas Tecnologias:
• Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais;
• Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela;
• Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano;
• Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano;
• Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas;
• Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação;
• Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.
Vemos então, que a prova de matemática sugere uma avaliação totalmente contextualizada e interdisciplinar. Em outras palavras, a disciplina deixou de ser um instrumento voltado somente para a matemática, passando a ter sua aplicabilidade em situações sociais. Por isso, a prova exige uma capacidade que vai além do conteúdo, fazendo com que o aluno desenvolva um raciocínio lógico acerca dos problemas levantados nas questões.
Ficou evidente que o principal objetivo do ENEM nos dias atuais, é o da reforma do Ensino Médio, promovendo uma avaliação que incentive as escolas e os colégios a abandonarem a educação conteudista com objetivos de aprovações somente nos vestibulares, para que no futuro possam ser formados alunos que compreendam os fenômenos, resolvam problemas e desenvolvam um raciocínio lógico por meio de reflexões acerca destas competências.
Atenção: Para exemplos de outras questões que poderão ser cobradas no ENEM acesse o post: Matemática Cobrada no ENEM.
Para acessar todas as provas do Enem, acesse o site: http://portal.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores/provas-e-gabaritos e baixe as provas e gabaritos de seu interesse.
Prepare-se, lendo muito, pesquisando e estudando de forma organizada e focada. Se preferir clique aqui e faça um plano de estudos, como o sugerido em nosso blog e Boa Sorte!
Parabéns pelas suas dicas neste blog. Isso me ajudará muito em minha preparação para o próximo Enem. Obrigada!
ResponderExcluirObrigado pelos elogios.
ExcluirDivulgue o blog e assim você estará ajudando outras pessoas também...
Um abraço!