O Número de Ouro

Curiosidades Sobre o Número de Ouro
Onde podemos encontrá-lo?
Ele está presente em todo lugar, na natureza, no corpo humano, nas obras de arte, etc...
A teoria que retrata o número de ouro é uma das mais surpreendentes da matemática e também a que mais está envolvida em lendas ou mitos. Ela fala de uma unidade irracional que está presente em vários elementos da natureza, da arquitetura e até no corpo humano
Ele é representado pelo símbolo grego Phi (F), cujo valor foi calculado e é igual ao número 1,6180, que é equivalente à razão da diagonal dividido pelo lado de um pentágono regular, e ele é estudado desde a Antiguidade por muitos matemáticos.
Esse número tão famoso indica a harmonia na arquitetura, na pintura e nos designers, por isso ele está presente em obras de Leonardo da Vinci, construções como as Pirâmides do Egito e até no comprimento das falanges humanas, entre outras.
Mas, isso também o levou a ser questionado por muitos estudiosos, como foi descrito por outros teóricos recentes, que afirmam que a presença dele em obras de arte é pura especulação.  Como esse número foi muito estudado na matemática e que realmente ele está presente em quase todas as obras de arte e até na natureza,  alguns especialistas afirmam que ele teria sido utilizado até por seres superiores que ainda  são desconhecidos por nós, o que,  reiteramos é descritos por muitos como lendas ou mitos.
Proporção ou Razão Áurea
Matematicamente, a proporção áurea, número de ouro, número áureo, secção áurea ou proporção de ouro é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega phi  (F), em homenagem ao escultor Phideas (Fídias).

Ele  a teria utilizado para conceber o Parthenon, e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618.
Essa razão recebeu várias denominações como: secção áurea (do latim sectio aurea), razão áurea, razão de ouro, média e extrema razão (Euclides), divina proporção, divina seção, proporção em extrema razão, divisão de extrema razão ou áurea excelência.

O número de ouro é ainda frequentemente chamado razão de Phidias. Desde a Antiguidade, a proporção áurea é usada na arte.  É frequente a sua utilização em pinturas renascentistas, como as do mestre Giotto.

Biologicamente falando, este número está envolvido até com a natureza do crescimento e no corpo humano. Phi (não confundir com o número Pi), como é chamado o número de ouro, pode ser encontrado na proporção dos seres humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo) e nas colmeias, entre inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento.

Justamente por estar envolvido no crescimento, este número se torna tão frequente. E justamente por haver essa frequência, o número de ouro ganhou um status de "quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores.  Apesar desse status, o número de ouro é apenas o que é devido aos contextos em que está inserido: está envolvido em crescimentos biológicos, por exemplo.

O fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático é que o torna muito real e fascinante e, também dá a ele muita credibilidade.  Este fato, o tornou muito conhecido entre os estudiosos de todos os tempos. 


Cálculo do número de ouro (F






Divisão em média e extrema razão. A partir de um segmento de 10 unidades, determina-se a sua seção áurea, multiplicando-o por 0,618 (média).
Para encontrar-se um segmento maior, em extrema razão, deve-se multiplicar as dez unidades iniciais por 1,618.

Definição algébrica

razão áurea é definida algebricamente como:  (a+b) /a = a/b = F
(considere F=F)
A equação acima olhando à sua direita mostra que a=b.F,  e que esse valor pode ser substituído na parte esquerda, resultando em: (bF +b) /bF = (bF)/b
Cancelando b em ambos os lados, temos:
(0+1) /F = F
Multiplicando ambos os lados por  resulta: 
F +1 = F ² 
Finalmente, subtraindo F ²   de ambos os membros da equação e multiplicando todas as parcelas por -1, encontramos:
F ² -F -1 =0,
que é uma equação quadrática da forma   
ax²+bx+c=0, em que a=1, b=-1 e c=-1 
Agora, basta resolver essa equação quadrática. 
Pela Fórmula de Bháskara:











Se você quiser saber e obter mais dicas sobre operações com númerosclique aqui
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!






Comentários

  1. Muito curioso e interessante. Gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado caro leitor(a). Aproveite também outros posts do blog e divulgue aos seus amigos.
      Um abraço!

      Excluir
  2. O número de ouro foi e continua sendo usado por todos os mestres da pintura e outras artes, mesmo sem eles saberem o seu significado.
    Grata!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, lembro que a regra de ouro foi até tema de um filme da Disney
    http://www.youtube.com/watch?v=SUSyRUkFKHY
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helton, muito bem lembrado, quem viu o filme fala que a linguagem do filme é bem clara e objetiva, sendo dada uma atenção especial, ao número pi e ao número de ouro.
      Obrigado pelo elogio.

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Área de Figuras Planas!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?