Educação Financeira e a Copa do Mundo no Brasil

Quem Ganhou com a Copa do Mundo no Brasil?
Todos nós brasileiros, esperavamos mais desta copa do mundo que foi realizada aqui no Brasil, pois nossa equipe sempre obteve posições privilegiadas nos últimos torneios realizados pela FIFA, mas como vimos ficamos devendo neste campeonato.  No entanto, a copa serviu para mostrar nosso país ao Mundo, um povo que é muito feliz e que soube receber muito bem a todos seus visitantes que por aqui passaram. Acreditamos que teremos muitos frutos a colher, pois divulgamos muito positivamente o nosso país ao mundo todo e o turismo com certeza será muito beneficiado.  Ainda, com os investimentos, teremos melhores aeroportos e estádios mais confortáveis a todos nossos habitantes.  Segundo estimativas o Brasil teve em despesas o montante de 22,46 bilhões e podera ganhar em receitas 142 bilhões, portanto uma diferença de quase 120 bilhões de reais de ganhos ao país. Veja na tabela abaixo os investimentos que serão realizados no país de acordo com as estimativas da Ernst & Young e FGV.
  




































A Receita do Bolo - Como Administrar seus Investimentos?
A receita do bolo para fazer nossos investimentos crescerem nem sempre é fácil de conseguirmos, especialmente agora que as taxas nas aplicações estão mais achatadas e as instituições financeiras vêm cobrando taxas elevadas na administração dos recursos de terceiros aplicadores. Sózinho, quase sempre alocamos nossos recursos na velha caderneta de poupança que não vem sendo considerada um investimento bom a longo prazo, pois muitas vezes, ela tem perdido em suas taxas até da inflação, ou seja gera rendimentos abaixo da desvalorização dos bens de consumo em nossas famílias.  Ela é muito útil apenas para o curto prazo e para quem tem pouco capital para aplicar.  Vale a pena mesmo quem pode aplicar num prazo maior, embora mesmo com pouco recursos, consultar e comprar títulos do governo no Tesouro Direto.
A educação financeira que recebemos na escola básica atual hoje é muito precária e até deficitária e isso nos leva muitas vezes, a aplicarmos nossos recursos financeiros de forma inadequada e insatisfatória, gerando muitas perdas e diminuição de nossos patrimônios, que as vezes são conseguidos com muito esforço ao longo de vários anos de trabalho de nossa vida laboral. Como não temos orientações e instruções adequadas, quase sempre colocamos nossos recursos financeiros nas mãos de gerentes e assessores de instituições financeiras ou outros agentes que têm muito mais interesse em elevar os lucros nos balancetes das instituições que estes representam ou nos empurrar a venda de produtos inadequados, do que em nos prestar um serviço de qualidade e nos dar uma boa assessoria financeira na aplicação e poupança de nossas economias de forma adequada e lucrativa.

Hoje em dia, existem diferentes tipos de aplicações que podem ser alocados a cada cliente, de acordo com o perfil financeiro de cada um  e também considerando o tempo que podemos deixar nossos recursos aplicados, podendo envolver: títulos do governo no Tesouro Direto, Ações e Fundos na Bolsa de Valores, Fundos Imobiliários, Imóveis, Caderneta de Poupança, CDB/RDB, entre outros. Cada um desses produtos têm as suas particularidades e seus riscos financeiros e que geram ganhos ou perdas de acordo com o mercado financeiro.  Depois que o governo começou a baixar e a controlar a taxa de juros SELIC (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) pelo COPOM(Comitê de Política Monetária), ficou muito difícil obter ganhos altos com juros, mas com a ajuda de uma boa assessoria financeira, isso pode ser amenizado e obtermos ganhos com juros bem maiores do que pratica o mercado financeiro tradicional. 

Como Devemos Aplicar Nossas  Financeiras?
Quando falamos especificamente dos atletas e outros profissionais similares, cujas carreiras ativas são muito curtas, seu conhecimento e aplicabilidade ainda se faz mais importante e necessária e deveria ser  vista, analisada e colocada em prática por todas essas pessoas e também por todos queles que se enquadram nesse perfil de investidores, especificamente por tratar de cuidarmos de nossos futuros na velhice e das nossas aposentadorias.   Muitos atletas do passado e outros profissionais que cometeram esses mesmos erros que, na verdade, são comuns a todos nós, hoje se arrependem amargamente desse procedimento ao verem se esvaziar todo o seu patrimônio de forma abrupta, justamente na fase da vida que mais vamos necessitar desses recursos que não foram poupados ou aplicados de forma equivocada.

Além disso, por terem carreiras curtas, e se “aposentarem mais cedo”, ou seja, têm menos tempo para corrigir os erros nos investimentos para as suas aposentadorias.  A pouca informação sobre produtos e serviços financeiros que podem ocorrer com todos nós, também vêm ocorrendo com eles muito mais significativamente.

Sabemos que os  gastos dos aposentados brasileiros e os custos com saúde, estão crescendo numa velocidade espantosa. Todos eles gastam mais do que quando estavam trabalhando ou em plena atividade física. Os planos de saúde e a compra de medicamentos, entre outros itens, têm grande peso no crescimento do orçamento dos aposentados.

O aumento da expectativa de vida, conforme podemos verificar no gráfico ao lado, também contribui para termos que pensar em uma educação financeira adequada e nos impõe maior planejamento para as nossas aposentadorias, sobretudo para os atletas ou outros profissionais que, uma vez aposentados de suas atividades laborais, nem sempre encontram outra forma para manter seus padrões atuais de vida.

Observamos, na tabela abaixo o potencial de valorização dos principais jogadores que estão participando desta copa do mundo no Brasil, que é um estudo estatístico,  feito pela empresa de consultoria Pluri Sportmetric abordando o potencial de valorização de alguns jogadores, enfatizando que a possibilidade de valorização maiores são daqueles que têm as menores idades conforme podemos perceber na tabela citada. O valor de seus passes no mercado atual e a possibilidade de aumento de valor dependerá certamente do sucesso de suas equipes e mesmo de suas individualidades neste campeonato.

Pesquisa Realizada Antes da Copa do Mundo no Brasil em 2014


















































O povo brasileiro e também os membros da comissão técnica da equipe do Brasil estavamos muito otimistas em relação ao desempenho que nossa equipe poderia alcançar nesta copa, mas na realidade o que vimos foi muito constrangedor.  Nós que sempre estivemos acostumados com as vitórias e acumulo de muitos títulos mundiais, fomos massacrados e até humilhado perante equipes bem mais preparadas para o campeonato, como Alemanha e Holanda que nos deram uma verdadeira aula do que é jogar futebol na atualidade.  Apesar dos protestos e dos conflitos envolvendo a copa do mundo aqui no Brasil, o que o mundo todo viu foi seleções bem treinadas e um povo brasileiro muito acolhedor nas cidades que foram sedes da copa. Os craques de todas as equipes participantes poderiam, com a vitrine que é esse campeonato mundial, dar um salto muito grande em seus contratos e angariarem parcerias frutiferas ou em futuras negociações  terem um upgrade em suas carreiras como é o caso dos seguintes jogadores que eram muito focados em suas equipes como: Neymar do Brasil, Bernard do Brasil, Paul Pogba da França, Leonel Messi da Argentina, Cristiano Ronaldo de Portugal, Hulk (Givanildo Vieira Souza) do Brasil, entre outros, todos com idade abaixo de 30 anos e com possível valorização em seus passes de até 55% ou mais. Mas, na prática, não foi como o esperado, equipes tidas como possíves campeãs não renderam o suficiente e cairam no amargo gosto da desclassificação antecipada. 

Pesquisa Pós-Copa do Mundo no Brasil em 2014
A Pluri Sportmetric efetuou nova pesquisa, após a realização da copa do mundo no Brasil em 2014 e verificamos que os jogadores dos países que estavam cotados para terem muito sucesso e valorização como os do Brasil, Espanha, Portugal e Inglaterra ficaram devendo um desempenho melhor em suas seleções e porisso, como sabemos eles não tiveram a valorização esperada, inclusive alguns tiveram até dificuldades em negociar seus passes com seus clubes. O destaque é que essa, talvez tenha sido a copa dos goleiros e dos atacantes, sendo que 4 goleiros estão nas primeiras posições em valorizações e 7 atuaram como atacantes.  A média em valorização, segundo a pesquisa que você visualiza abaixo foi de 48,97%. Ainda, os paises que mais se destacarm foram: Argentina, Holanda e França, cada um com 3 jogadores entre seus representantes, como podemos verificar na tabela a seguir:


Conclusão:
Seleções como as do Brasil, Portugal, Espanha, Inglaterra, entre outras que nos decepcionarm nesta copa realizada aqui no Brasil, talvez tenham que repensar ou reinventar o futebol novamente e se adptar ao futebol moderno que se pratica hoje no mundo, pois caso contrário ficaram sempre em segundo plano nas copas que virão, como a Copa na Rússia prevista para acontecer em 2018. Esperamos que a lição que tivemos em 2014 sirva como alerta para um recomeço de trabalho, visando uma copa de sucesso em 2018, a exemplo das seleções da Alemanha, Argentina e Holanda que se prepararam bem antecipadamente e obtiveram muito sucesso aqui no Brasil.
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!






Comentários

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer