A Teoria da Elasticidade

Porque os Serviços Profissionais de Elasticidade Aplicados na Torre Eiffel e que foram Realizados por uma Mulher não foram Reconhecidos?

Por que o nome de Marie Sophie Germain (1 de Abril de 1776 — Paris, 27 de Junho de 1831) que foi uma grande matemática, física e filósofa francesa, com contribuições fundamentais à teoria dos números e à teoria da elasticidade foi excluída em seu país dos reconhecimentos ao seu enorme trabalho prestados na Torre Eiffel?  Sabemos que 72 (setenta e dois) nomes de matemáticos renomados, físicos, engenheiros, militares e políticos franceses foram gravados na Torre Eiffel, em reconhecimento às suas contribuições e trabalhos prestados à República Francesa, por ocasião do seu centenário que se comemorava naquela ocasião, ou seja: (1789-1889). Mas, estas gravações foram cobertas por tinta no começo do século XX, e só restauradas em 1986-1987 pela Société Nouvelle d'exploitation de la Tour Eiffel (SETE), uma companhia contratada para negócios relacionados à Torre.








A SETE foi Fundada em 2005 e foi escolhida pela cidade de Paris para manter e operar a Torre Eiffel, que conta com cerca de 7 milhões de visitantes anualmente.  Ela tem por objetivo modernizar instalações, dar hospitalidade e prestar serviços aos visitantes, sempre mantendo um desenvolvimento sustentável e com a manutenção em um nível elevado de segurança.

A lista desses renomados nomes que estão inseridos nas estruturas da torre é criticada por excluir, dentre outros, Sophie Germain, cujo trabalho desenvolvido na teoria da elasticidade foi muito importante para a construção desta obra. Alguns autores e biógrafos dizem que ela foi excluída pelo simples fato de ser mulher.  Seria isso mesmo? Essa polêmica continua e a resposta ainda encontra-se em aberto, pois nada foi esclarecido até esse momento...

TEORIA DA ELASTICIDADE

Elasticidade é o ramo da física mecânica que estuda o comportamento de corpos materiais que se deformam ao serem submetidos às ações externas, ou seja forças devidas ao contato com outros corpos, e também a ação gravitacional que agem sobre a sua massa, etc., retornando à sua forma original quando a ação externa é removida.

Até um certo limite, e dependendo do material e da temperatura a que são submetidas essas estruturas e materiais como: aço, cobre, ferro, etc., as tensões aplicadas são aproximadamente proporcionais às deformações. A constante de proporcionalidade entre elas é chamada de módulo de elasticidade ou módulo de Young. Quanto maior esse módulo, maior a tensão necessária para o mesmo grau de deformação, e, portanto mais rígido é o material. A relação linear entre essas grandezas é conhecida como lei de Hooke, mas não vamos discuti-la aqui e agora.  A elasticidade linear entretanto, é uma aproximação; e os materiais reais exibem algum grau de comportamento não linear.

A teoria da elasticidade estuda de forma rigorosa  a determinação das tensões, deformações e da relação entre elas para um sólido tridimensional.
Sabe-se que ela é fundamental por apresentar segurança e sustentabilidade nos materiais empregados na engenharia e arquitetura.


MÓDULO DE ELASTICIDADE DO AÇO COMUM    

Como exemplo, o módulo de elasticidade do aço comum, usado nos perfis estruturais é de 21000 kgf/mm2 e o limite de escoamento é de cerca de 21 kgf/mm2 (quilograma força por milímetro ao quadrado).  Hoje essa unidade aqui no Brasil tem de ser convertida em  Newton (N) de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI).
Segundo estudos, um fio de aço de 2 milímetros de diâmetro e 1 metro de comprimento, com uma pessoa pendurada a ele pesando 60 kg, fica aproximadamente 1 milímetro maior devido a esse peso, e não se rompe. Ele, volta a ficar com 1m após ser liberado da carga.

Na construção mecânica, principalmente na aviação, onde não se pode abusar do recurso de superdimensionar os elementos estruturais para aumentar a sua resistência, (o avião ficaria desnecessariamente pesado e portanto antieconômico), o cálculo preciso é fundamental. Como as formas muitas vezes são complexas e difíceis de se equacionar matematicamente, a solução é o uso da aproximação pelo método dos elementos finitos. Com o crescente poder da computação, esse método passou a ser largamente utilizado pela indústria a partir do final do século XX.


APLICAÇÕES DA TEORIA

Na construção civil, o projeto de estruturas usa as equações derivadas da teoria da elasticidade para dimensionar as colunas, vigas e lajes. De acordo com o peso com que esses elementos vão suportar, além de seu peso próprio, e dos materiais utilizados (concreto, aço ou outros materiais), as máximas tensões calculadas não podem exceder o seu limite de escoamento.

Se você já andou de elevador, com certeza você sabe até quanto de carga que ele pode suportar sem ocasionar acidentes, fazendo seu percurso com segurança e isso tem a ver muito com os cabos de sustentação que normalmente são feitos de aço e são submetidos a testes antes de sua aplicação.  De acordo com seu comprimento e o seu diâmetro, em condições normais, estudiosos podem prever a quantidade de carga máxima que eles podem suportar.

Também, já ouvimos falar sobre os acidentes que envolveram os bondes elétricos e outras estruturas que são sustentadas por cabos, tanto no Brasil quanto em outros países e isso tem tudo a ver com o tamanho da bitola dos mesmos e com o seu comprimento, como também como a ação das intempéries: como exposição ao sol, chuva, ventos, etc. que, podem provocar desgastes e diminuir seu tempo de vida útil.

Os órgãos fiscalizadores como: Inmetro, Ipem, Procon, entre outros devem ser acionados, caso tenhamos problemas com materiais utilizados, como: material hidráulico, vedações, aços, ferros, cimentos, pisos, pedras, entre outros, utilizados  em nossas construções, obras, etc. para garantir a segurança adequada por toda a vida útil e também se faz necessário que todos os projetos sejam aprovados pelos órgãos competentes e que sejam contratados empresas e pessoal especializado em suas execuções. 

(Baseado no texto Elasticidade do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Elasticidade)
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!






Comentários

  1. Achei muito interessante, muito bom mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor(a), muito obrigado por seu elogio e visita. Se gostou compartilhe!

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Área de Figuras Planas!

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer