Análise das Pegadinhas nos Concursos Públicos

Previna-se das Pegadinhas nos Concursos Públicos!

Porque Estudar as Pegadinhas!
Conhecendo uma pegadinha, nós teremos maior chance de acerto naquela questão específica, então faz-se necessário estudá-las a fundo, para que o nosso sucesso naquela tão sonhada vaga daquele concurso que poderá nos dar a tão sonhada independência e estabilidade na vida profissional seja muito maior. A maioria das questões propostas nos concursos públicos normalmente são questões normais, apenas uma pequena parte delas é que são consideradas como pegadinhas e são elaboradas para confundir os concurseiros e levá-los aos possíveis erros. 
Somente as provas contidas nos testes psicológicos ou psicotécnicos é que são elaboradas contendo uma grande maioria de questões em forma de pegadinhas, porque o objetivo destes testes não são o de avaliar o conhecimento do candidato e sim apenas de conhecer o seu perfil psicológico.

Para levar um bom número de candidatos a uma escolha equivocada de uma questão, normalmente os organizadores estudam muito como induzir o leitor(a) a cometer o erro, tendo em vista que corre-se o risco do candidato, através das vias legais, conseguir anular essas perguntas consideradas maliciosas ou capciosas.

Hoje em dia, existem especialistas em concursos públicos que nos ensinam as técnicas de identificar em qualquer prova, se uma questão se enquadra como uma pegadinha ou ainda, ou se ela tem uma estrutura capciosa.  Eles conseguem saber isso, devido à análise de muitas questões do mesmo tipo e que vêm sendo cobradas em concursos anteriores, mas que devido algumas características se constituem nas famosas pegadinhas.  Mesmo, o candidato não sabendo a resposta correta de algumas questões, através de técnicas adequadas, ele poderá identificar alternativas que não são as verdadeiras em algumas provas e isso poderá ajudar o mesmo na escolha da alternativa que tem maior possibilidade de acerto na questão focada.

O que é uma Pegadinha?
É muito difícil definir o que seja uma pegadinha e como ela é elaborada, mas, podemos dizer que seja alguns artifícios capciosos que são usados pelos organizadores das provas ou mesmo das bancas, cujo objetivo é fazer com que os candidatos, quando desatentos ou apressados pela escassez de tempo restante, sejam induzidos a marcar uma alternativa incorreta.  Por exemplo: em questões para a escolha entre verdadeiro ou falso, elas induzem os candidatos a marcarem a opção indevida.   Se o correto for falso, a pegadinha levará o candidato a escolher a alternativa como verdadeira.  Outro tipo comum de questão, que sinaliza ao prestador da prova, que a questão contém mais de uma alternativa correta, são aquelas do tipo: Assinale a alternativa mais correta, dentre as afirmações, ou ainda, qual é a mais falsa das afirmações abaixo, etc. Embora todas as alternativas estejam corretas, você deverá escolher dentre todas, qual opção está mais completa, ou que tenha seja a mais completa, contendo mais informações verdadeiras.  E, isso quando a gente tem alguma pressa, quase sempre nos induzem ao erro e consequentemente a perda da questão devido a falta de tempo para uma análise mais aprofundada da questão.

Vulnerabilidade dos Candidatos
As pegadinhas atingem indistintamente todos os candidatos de quaisquer concursos públicos; no entanto, elas derrubam mais aqueles que se encontram vulneráveis, por diversas razões, como as seguintes situações em que descrevemos abaixo:
1) Falta de preparo adequado às provas dos concursos;
2) Falta de tempo suficiente para a resolução das questões ou a má distribuição de tempo por questões nas provas;
3)  Instabilidade emocional ou psicológica;
4)  Distração naquele momento por várias razões;
5)  Ansiedade.
6) Outras razões, como: sonolência, fome, sede, medicamentos, nervosismo, dores abdominais, cólicas, entre outras.

Por isso, todo candidato deveria se preparar fisicamente e mentalmente de forma muito adequada. Outro fator que também devemos observar, trata-se da organização antecipada, deixando tudo que for solicitado pelo edital previamente organizado, como: separar todos os materiais obrigatórios, tais como, documento de identidade, comprovante de inscrição, lápis, caneta, borracha e outros, que forem permitidos e aqueles exigidos no edital do concurso, para que se possa estar bem tranquilo naquele momento da prestação de sua prova.    Usar de técnicas de relaxamento como yoga ou Tai-Chi-Chuan, entre outras, sempre ajudam no aspecto psicológico do candidato, sabendo-se que não adianta o candidato estar muito bem preparado, com tudo na cabeça, tendo dispendido meses e até anos de estudo e naquela hora ficar nervoso e estressado, ou a ansiedade provocar aquele famoso branco em sua mente, pondo tudo a perder.  Ler um livro de auto ajuda, usar técnicas anti estresse e prevenir a insegurança, também podem amenizar esses efeitos negativos, gerados pela ansiedade e pelo nervosismo exagerados no dia da prova.

Bloqueios de Matérias com Maiores Dificuldades
Existem muitos candidatos que não suportam matérias da área de exatas como: Matemática, Física, Química, entre outras e que gostam das que tratam das ciências humanas como: Línguas, Biologia, Psicologia, entre outras, assim, como existem aqueles que preferem as das área das exatas e detestam as outras ciências.  Então, orientamos para que eles estudem e se dediquem mais naquelas matérias tidas por ele com maior deficiência em sua assimilação.  O bloqueio ocorre porque o candidato fica ansioso e muito nervoso, quando se depara com aquele conteúdo que detesta por várias razões, como por exemplo teve um professor daquela matéria que o humilhou perante seus colegas anteriormente ou foi reprovado naquela matéria no colégio, etc.  Para isso, o candidato pode solicitar até a ajuda de professores e mesmo de psicólogos para ter um orientação neste sentido, visando desbloquear possíveis traumas que porventura possam existir.  O que podemos aconselhar é que nas matérias mais fracas ou de maior dificuldades, a dedicação sempre deve ser máxima.

Como Identificar uma Pegadinha
Desenvolver a habilidade para identificar as pegadinhas, não é uma tarefa muito fácil, mas com certeza, se você conseguir identificar esse tipo de questão, abre-se um caminho enorme para obtermos sempre maior sucesso nos acertos na hora da prova.  Mas, como identificá-las se elas são planejadas por bancas que querem realmente levar aquele candidato mais distraído ao erro ou o que não sabe o conteúdo e que marca suas opções, procurando eliminar alternativas que ele julga erradas(acertar por eliminação).  Existem outros candidatos que estão bem preparados e que pelo excesso de confiança não leem completamente as questões até o final e também podem vacilar por esta razão, ou ainda aquela pessoa que embora tenha estudado muito, poderá ficar confuso, quando as respostas estão muito próximas e até as vezes se complementam.

Exemplos de Algumas Pegadinhas
Elas estão presentes em muitas disciplinas e são cobradas nas provas dos diversos concursos e em diferentes níveis do conhecimento, mas vamos aqui elencar alguns exemplos nas diversas áreas só para uma simples ilustração:

1) O servidor público, ocupante de cargo comissionado de órgão da administração direta, se não for ocupante de cargo efetivo e cometer uma infração disciplinar, será passível, especificamente da seguinte penalidade:
a) Exoneração    b) Destituição    c) Demissão    d) Disponibilidade  
e) Desligamento  
Como podemos observar a resposta correta é a da letra b - Destituição, mas a pegadinha consiste em que o candidato fique na dúvida entre a alternativa b e c, em virtude de que a mídia sempre veicula que houve a demissão de pessoas vinculadas a deputados, prefeitos que normalmente ocupam cargos comissionados.

2) O prazo de gozo de férias para servidor que operam direta e permanentemente com raios X ou substâncias radioativas é de:
a) 30 dias úteis   b) 20 dias úteis no ano    c) 25 dias úteis consecutivos por semestre   d) 60 dias consecutivos por ano   e) 20 dias consecutivos por semestre
A resposta correta é a letra e, mas quando ocorre questões com datas como dias consecutivos, úteis, corridos, etc. é necessário muita atenção, para não incorrermos em erro e perdermos a questão.

3) Quantos animais de cada espécie Moisés colocou na Arca em função do dilúvio previsto nas  sagradas escrituras?
Questões deste tipo que não fazem sentido, pois sabemos que não foi Moisés, e sim Noé que fez isso. São pegadinhas contendo princípios equivocados, que faz o candidato perder tempo, tentando resolver e muitas vezes ele pode até errar a resposta, por falta de atenção no enunciado, deste tipo de pergunta capciosa.

4) Quando o estado oferece à população uma escola pública, dizemos que ele está prestando serviço público:
a) Porque a educação interessa a toda a coletividade
b) Em função do regime que disciplina o Estado
c) Porque está realizando uma atividade que o particular só pode executar com autorização do Estado.
d) Pelo fato do Estado ser o prestador do serviço.
A resposta correta é a da letra d, embora o candidato possa ficar confuso com a letra a, porque a educação interessa a toda a coletividade, sendo isso verdade em relação somente à educação.

5) Se você está em uma corrida e passa a frente do segundo colocado, qual colocação você fica?
a) primeiro lugar   b) segundo lugar   c) terceiro lugar   d) pole position
Esse tipo de pegadinha induz o candidato a colocar a resposta como primeiro lugar, só que sabemos que ele não ultrapassou o primeiro colocado e sim o segundo lugar, logo ele ficará como segundo colocado.

6) Marque falso ou verdadeiro: A polícia não pode prendê-lo porque ele é de menor.
Essa afirmação é falsa, embora na fala coloquial isso seja amplamente usado e induz a muitos candidatos ao erro, pois o correto seria: A polícia não pode prendê-lo porque ele é menor de idade.
........................................................................................................................................
Atenção!
Acesse nosso post: Pegadinhas em Questões de Lógica Matemática nos Concursos Públicos e confira mais 10 pegadinhas grátis de Lógica Matemática, com as respostas e o passo a passo delas.  
Bons Estudos!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer