Fatos da História da Matemática Que Você Nunca Soube!

Acontecimentos e Fatos Matemáticos mais Marcantes Ocorridos no Mundo!


Preparamos um resumo com os mais importantes e marcantes fatos e acontecimentos ocorridos na história da Matemática que ficaram marcados em todo o mundo até os nossos dias atuais.  São muitas ocorrências que foram importantes para o desenvolvimento das ciências de um modo geral e também da Matemática. Sabemos que para o desenvolvimento de qualquer assunto ou tópico de qualquer ciência, nada vem por acaso, tudo é desenvolvido num contexto, através de muita pesquisa e estudos, para resolver problemas ou proporcionar ao homem e a civilização um conforto ou um serviço ou um determinado produto em seu benefício.  Assim foi com o descobrimento da roda, do rádio, da tv, do telefone, do avião, do aparelho celular, do automóvel, entre tantos outros. Na tabela abaixo, apresentamos os fatos mais importantes ocorridos na Matemática desde os primórdios, com a data das suas ocorrências e um breve relato sobre eles.  Caso tenha alguma dúvida ou alguma sugestão para acrescentar ou sumprimir alguma ocorrência, poste seu comentário que desde já agradecemos.






Data dos Fatos
Breve Histórico dos Acontecimentos.

30.000 a.C.
Inicio das primeiras evidências primitivas na contagem dos numerais.

20.000 a.C.
Representação de alguns números foram entalhadas em madeira por antigas civilizações. 

3.500 a.C

Números baseados na base 60 e que  foram 
utilizados pela Suméria.

3.000 a. C.
Começo do sistema de numeração egípcio.

2.000 a.C.
Os sumérios usaram um espaço vazio para representar o zero no meio de um número, mas não tinha o conhecimento para representar o zero no final de um número. Por exemplo, eles podiam distinguir 25.105, mas não sabiam como representar 25.150.

1900 a.C.
Os Mesopotâmios resolveram as equações do segundo grau.

1900 a.C.
Os Egípcios aplicaram a  geometria básica para resolver problemas práticos.

1900 a.C.
Os babilônios descobriram o Teorema de Pitágoras descrito por: a² = b² + c² 

520 a.C
Pitágoras de Samos (grego) funda a fraternidade baseada na matemática.

500 a.C.
Os povos gregos usam o ábaco, dispositivo que foi a primeira calculadora mecânica utilizada no mundo. (provavelmente inventada pelos babilônios).

460 a.C.
Zenão de Eléia inventa seus paradoxos como "Aquiles e a Tartaruga", entre outros.

441 a.C.
Hippasus de Metapontum (grego) mostra que o número representado pela raiz quadrada de 2 é irracional.

380 a.C.
Platão (grego) descreve os cinco sólidos regulares.

371 a.C.
Eudoxo de Cnido (grego) desenvolveu a teoria de proporções iguais, que foi considerada o começo do conjunto dos números reais.  Sua teoria foi ignorada por cerca de 2000 anos até que, Dedekind e Cantor criaram o sistema de número reais.

370 a.C.
Eudoxo desenvolve o "método da exaustão", um ancestral do cálculo.

300 a.C.
Os sumérios inventaram o "espaço reservado" que seria o número zero, mas não consideravam ele um número.
300 a.C.
Euclides de Alexandria (grego) publica o trabalho entitulado Elementos; que é a base para a Geometria Euclidiana.  Geometria Euclidiana é o sistema de postulados e provas, muito estudadas na Geometria. 

260 a.C.
Descobrimento da base 20 pelos maias. Na civilização maia e asteca, toda a matemática e sistema de calendários utilizava a base vigesimal, o que lhes valeu a possibilidade de calcular cifras altíssimas e assim conseguir precisão superior à da matemática em uso na Europa da época dos descobrimentos.

260 a.C..
Aristarco (grego) tenta determinar o tamanho e a distância do Sol e da Lua, usando a trigonometria.

250 a.C.
Arquimedes desenvolve a integração, com o seu "método", que era uma forma primitiva de integração.

230 a.C.
Eratósthenes (grego) usa a trigonometria para encontrar o tamanho da terra.

140 a.C.
Hiparco (grego) prepara a primeira tabela trigonométrica.

50 d.C.
Heron de Alexandria inventou um dos métodos mais eficientes para calcular as raízes quadradas, embora seu método pode realmente ter sido usado séculos antes pelos babilônios.

62 d.C.
Heron encontra a fórmula para a área de um triângulo em termos dos comprimentos dos seus lados.

250 d.C.
Diofanto de Alexandria (grego) inventa a forma primitiva da álgebra simbólica.

470 d.C.
Tsu Ch'ung-chih (chinês) aproxima o valor do pi como: 355/113.

628 d.C.
Brahmagupta (Índia) resolve equações do segundo grau; usando números negativos.  Considerado por Bhaskara como um dos maiores do mundo na matemática.

830 d.C.
O tratado de álgebra escrito por Al-Khwarizmi  tem o título Hisab al-jabr w'al-muqabala,  ou o cálculo por completação ou restauração e redução..

850 d.C.
Mahavira dizia que "Um número multiplicado por zero é igual a zero”, mas muitos equívocos foram afirmados por ele sobre as operações com esse número, sendo que 300 anos mais tarde, eles foram corrigidos por Bhaskara em seus trabalhos na índia.

1100 d.C.
Os chineses desenvolveram o chamado triângulo de Pascal.  O triângulo foi descoberto pelo matemático chinês Yang Hui e depois as suas propriedades foram estudadas pelo francês Blaise Pascal.

1100 d.C.
Omar Khayyam (Pérsia) resolve geometricamente as equações cúbicas.

1202 d.C.
Fibonacci (italiano) apresenta a famosa série de Fibonacci: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13. . . que está presente em muitas plantas na natureza e até em estrelas do nosso universo.
1427 d.C.
Al-Kashi (matemático islâmico) foi um dos primeiros que usou as frações decimais.

1536 d.C.
O matemático Niccolo Fontana (mais conhecido como Tartaglia) de nacionalidade italiana resolve dois tipos de equações cúbicas algebricamente.




1540 d.C.
Lodovico Ferrari (italiano) resolve a equação quártica ou de quarto grau geral(Esse feito foi na sua adolescência).
1545 d.C.
O matemático italiano Cardano  publica soluções algébricas completas de ambas as equações cúbicas e quárticas.  Cardano, tinha sido incapaz de resolver a equação cúbica por si mesmo.  Mas, como tinha a fórmula de Tartaglia, dizem que com a promessa de mantê-la em segredo. Tartaglia, após esse feito, protestou enfaticamente a publicação da fórmula por Cardano.    
1572 d.C.
Bombelli (italiano) usou os números complexos para encontrar soluções reais para as equações.

1585 d.C.
Simon Stevin (Bélgica) introduziu as regras para fazer aritmética com decimais.

1591 d.C.
François Viète (França) introduz o uso de letras do alfabeto para representar variáveis ​​e constantes.  É considerado por muitos do mundo da matemática como o pai da álgebra.

1614 d.C.
Napier, grande matemático escocês descreveu os logaritmos geometricamente. Mas, ele não os reconheceu como expoentes.
1621 d.C.
William Oughtred (Inglês) inventa a régua de cálculo, com dispositivo de cálculo com base nos logaritmos.  Também introduziu o símbolo x na multiplicação.

1637 d.C.
Rene Descartes (França) desenvolveu a geometria analítica das coordenadas.  Ainda, nesta mesma data, Fermat (francês) afirmou ter uma prova do Último Teorema de Fermat, que diz que: a^n+b^n=c^n, para n>2, mas morreu sem tê-la publicada.
1642 d.C.
Blaise Pascal (matemático francês) planejou o modelo da primeira máquina de calcular mecânica, porém ela só fazia contas de somar e subtrair naquela ocasião.

1654 d.C.
Pascal e Fermat começaram a desenvolver a teoria da probabilidade

1655 d.C.
John Wallis (Inglês) introduz expoentes negativos e fracionários.  Foi o matemático mais influente antes de Isaac Newton. 
1660 d.C.
Fermat usa a forma primitiva de derivadas para encontrar extremos de funções polinomiais.
Ao matemático Fermat também é creditado com o desenvolvimento de um método de integração que é muito próximo da definição moderna. Curiosamente, ao trabalhar com ambos as integrais e derivadas de funções polinomiais, aparentemente, ele nunca viu a importância da relação entre elas.
1665 d.C.
Isaac Newton (Inglês) descobre o teorema binomial geral.

1666 d.C..
Newton descreve o cálculo, mas não quis publicá-lo.

1666 d.C.
David Gregory (escocês) inicia o desenvolvimento da lógica simbólica.

1679 d.C.
Leibniz (alemão) explora sistemas de números em outras bases, especialmente na base 2.

1684 d.C.
Leibniz publica sua descrição do cálculo.

1711 d.C.
Abraham de Moivre (Francês) aplica permutações e combinações de probabilidade

1742 d.C.
Goldbach (Alemanha-Rússia) propõe a conjectura de Goldbach.  Cada número inteiro maior do que 2, é a soma de dois números primos. Isso ainda não foi provado ou refutado.
1768 d.C.
Johann Heinrich Lambert (suíço) fez a primeira prova que o número pi é irracional.

1799 d.C.
Paolo Ruffini (italiano) prova que nem todas as equações de grau 5 podem ser resolvidas.

1823 d.C.
János Bolyai (húngaro) construiu uma geometria não-euclidiana, que é um sistema geométrico que não usa todos os postulados de Euclides em sua famosa obra elementos. A geometria de Bolyai não usa o postulado das paralelas de Euclides.

1831 d.C.
Carl Friedrich Gauss (alemão) desenvolve números complexos como um sistema matemático.

1832 d.C.
Charles Babbage (Inglês) projeta um computador mecânico, que não foi construído naquela época, devido as peças e componentes que eram muito caros naqueles tempos.  Mas ele não foi capaz de construir uma máquina de trabalho que fosse útil em seus tempos.
1837 d.C.
Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet definiu as "funções".  Ele não foi o primeiro, mas a sua definição se aproxima muito do que hoje ainda é ensinado em nossas escolas.
1842 d.C.
Ada Lovelace (Inglesa) desenvolveu as  ideias iniciais de programação de computadores. Ela escreveu o primeiro algoritmo lido por um computador e foi considerada a primeira programadora de sistemas do mundo.

1852 d.C.
Francis Guthrie (Inglês) propõe o  "quatro problema do mapa de cores."  Guthrie acreditava que qualquer mapa poderia ser colorido com apenas quatro ou menos cores, respeitando-se a condição para que dois países que fazem alguma fronteira em comum sejam pintados com cores diferentes.
1854 d.C.
Georg Friedrich Bernhard Riemann (Alemão) descreve a geometria não-euclidiana que Einstein mais tarde,   mostraria que é a geometria mais provável que rege as leis do universo.

1873 d.C.
O Matemático Thomas Muir e o físico James T. Thomson de forma independente desenvolveram a medida em radianos para os ângulos.

1882 d.C.
Ferdinand von Lindemann (alemão) prova que o número pi é transcendental.

1885 d.C.
Charles Sanders Peirce (Americano) introduz o uso de "valores de verdade" na lógica simbólica.

1892 d.C.

____________ 1915 d.C.
Georg Ferdinand Ludwig Philipp Cantor (alemão) prova que há mais do que um "tamanho" do infinito.
____________________________________________________ Teoria da Relatividade desenvolvida por Albert Einstein entre 1905(início) até 1915 d.C.(final)


1920 d.C.
Jan Lukasiewicz (Polonês) apresenta as tabelas de verdade, que  possibilitou o desenvolvimento da lógica multivalente (e lógica difusa) e seus estudos sobre a história da lógica.

1945 d.C.
John Presper Eckert em conjunto com John William Mauchly (Engenheiros Americanos) construiram o ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Computer), que foi o primeiro computador eletrônico digital.

1976 d.C.
Data em que o primeiro computador do mundo, conseguiu a prova assistida do teorema: Mapa de quatro cores, que foi um dos problemas de Guthrie.  O teorema das 4 cores, nessa data, foi demonstrado então, pela primeira vez em 1976 por Kenneth Appel e Wolfgang Haken, utilizando um computador IBM 360, ele  teve de realizar bilhões de cálculos. No ano 1994 foi produzida uma prova simplificada por Paul Seymour, Neil Robertson, Daniel Sanders e Robin Thomas, mas até hoje ninguém conseguiu uma demonstração deste teorema que não recorresse aos cálculos de um computador.

1995 d.C.
Andrew Wiles (matemático britânico) conseguiu provar o Último Teorema de Fermat com a colaboração do matemático Richard Lawrence Taylor.




A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!






Comentários

  1. Gostei, contempla realmente os maiores fatos da matemática.
    Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo conteúdo.
    Excelente blog para pesquisa.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer