Matemática Cobrada no ENEM

Matemática Que Cai no Exame Enem!
Sabemos que as provas do ENEM deste ano, são muito importantes para você ter acesso a diversas universidades, como ganhar bolsas de estudos de até 100% em algumas escolas e também obter o financiamento de seu curso superior através do FIES que é um fundo do governo que visa o financiamento de seus estudos, mas para isso você têm que alcançar uma nota superior a 450 pontos no exame.  Atendendo a vários pedidos efetuados por alunos que querem se preparar adequadamente para a prova, divulgamos abaixo alguns exemplos grátis de problemas com respostas da Matemática, que acreditamos serem questões que podem ser cobradas neste exame do ENEM:

Questões
1. Uma lata de leite em pó, em forma de um cilindro reto, possui 8 cm de altura com 3 cm de raio na base. Uma outra lata, de mesma altura e cujo raio é o dobro da primeira lata, possui um volume:
a) duas vezes maior
b) três vezes maior
c) quatro vezes maior
d) sete vezes maior
e) oito vezes maior
resposta: c

2. Duas pessoas, partindo de um mesmo local, caminham em direções ortogonais.  Uma pessoa caminhou 12 metros para o sul, a outra, 5 metros para o leste.  Qual a distância que separa essas duas pessoas?
resposta: 13 m

3. Ao fazer um molde de um copo, em cartolina, na forma de cilindro de base circular qual é a planificação deste molde?


  resposta: c)



4. Ao passar a sua mão direita por todos os vértices e arestas de um poliedro, somente uma vez, um deficiente visual percebe que passou por 8 vértices e 12 arestas.  O número de faces desse poliedro é, então, igual a:
a) 20   b) 12   c) 8   d) 6   e) 4 





resposta: d

5.  Para se deslocar de sua casa até a sua escola, Pedro não pode usar diagonal(hipotenusa) e percorre o trajeto representado pela figura abaixo:

Sabendo-se que tg 60º = Ö3 , a distância total em km que Pedro percorre no trajeto de casa para a sua escola é de:







a) 4+ Ö3/4 
b) 4 + Ö3
c) 4+ 4Ö3 / 3
d) 4Ö3
e) 4 + 4Ö3
resposta: c


Importante: Veja uma revisão completa das questões e conteúdos mais cobrados nas três últimas provas de Matemática do ENEM que representam mais de 50% do conteúdo desta prova, acessando nosso post chamado: Revisão de Matemática para o ENEM! 

Atenção
Como resta pouco tempo para o exame, se você tiver dúvida na resolução de alguma questão, deixe um comentário abaixo, que passamos a solução detalhada.
É de nosso interesse divulgar mais questões, assim como dicas de redação nas próximas postagens, por isso orientamos a você, que cadastre-se e participe do nosso blog como seguidor e assim ficar atento com material sobre este importante exame.

Dicas Úteis: 
a) Se quiser conhecer mais questões com respostas, dicas de redação e tudo mais grátis sobre o exame ENEM, acesse nossa postagem: Dicas sobre as Provas e Questões do ENEM

b) Para saber sobre todos os temas que foram cobrados nas redações dos anos de 1998 até 2014, com comentários e dicas importantes do exame ENEM você deve acessar nosso post chamado: Prováveis Temas Comentados para a Redação do ENEM!

c) Caso queira encontrar outras dicas valiosas para estudar e fazer uma boa prova de redação no exame ENEM, acesse o artigo: Como Fazer uma Boa Redação no Enem?

Nota: Se você quiser compartilhar com seus amigos, sugerimos que compartilhe a matéria, usando o atalho para as redes sociais ao final do post, ou indique o endereço do site aos mesmos. Agrademos pela sua visita e sua ajuda na divulgação deste espaço. Muito Obrigado!
Bons Estudos!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!








Comentários

  1. A resolução da número 5?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor, agradecemos sua visita e desculpe a falha e a demora na explicação da questão 5.
      Veja a resposta abaixo e se não entender pode nos questionar novamente.
      Somente complementando, esclarecemos que a expressão 4 + 4/Raiz Quadr.3 equivale a 4 + 4.Raiz Quadr.3 / 3. Grande abraço a todos!

      Excluir
  2. A resposta correta da 5 não é a C? Se não for me explique, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro e demais leitores.
      Em primeiro lugar gostaria de agradecê-los pela visita e pela atenção ao nosso Blog. Realmente a resposta correta é a da letra c. (já alteramos)
      Vamos explicar: O percurso deve ser feito usando os lados do triângulo retângulo que equivale aos dois catetos dele, ou seja um deles já vale 4, enquanto que o outro (x) deve ser calculado usando da tangente de 30º e não 60º como sugere o exercício(pegadinha). Se tg 30º = x/4 = 1/raiz quad.3, então x=tg30º.4 = 4/raiz quadr.3. Então, somando-se a 4 nos dá a resposta c.

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer