Jogos Didáticos no Ensino da Matemática!

Estimulando o Raciocínio Lógico em Matemática

Temos publicado muitos conteúdos sobre o assunto, o qual julgamos que é um diferencial muito eficiente, para uma mudança de postura na educação em nosso país, especialmente no ensino da Matemática, que hoje talvez seja o maior problema da educação no Brasil. Como muitos professores, gestores e leitores continuam solicitando mais orientações sobre o tema,  se dizendo receosos em adotar a prática e que ainda continuam com o sistema tradicional nas suas aulas, resolvemos publicar mais informações atualizadas e aconselhamento sobre o assunto. Ensinar a Matemática de forma lúdica hoje é uma tendência muito acertada, pois os jogos são ferramentas poderosíssimas no processo de ensino-aprendizagem. Eles melhoram o relacionamento do professor com sua sala, contribuindo para a disciplina em sala de aula, que hoje é muito comum nas escolas, diminuindo os conflitos e problemas com alunos desmotivados, e aumentando a autoconfiança dos alunos. A motivação, acreditamos que seja o maior benefício que os jogos podem proporcionar a todos e também o poder para ajudar a desenvolver o raciocínio lógico das crianças e adolescentes. Pesquisando, encontramos uma infinidade de jogos que permitem que as nossas crianças e também os adolescentes pensem de forma rápida e coerente, para solucionar problemas e superar os desafios. Ter conhecimento de tudo o que envolve esse campo, pode fazer toda a diferença em sua forma de ensinar. Então, vamos aos principais jogos conhecidos que você pode utilizar:


Jogos de Tabuleiro
Quase todos os jogos de tabuleiro estimulam o raciocínio lógico, e devem ser utilizados por crianças para aprenderem, por exemplo, a contar, escrever os números. Para crianças de maior idade e adolescentes, utilizar o Xadrez e a Dama, podem fazer os alunos pensarem antes de executarem as jogadas, buscando estratégias benéficas para o aprendizado.
Eles são jogos recreativos e competitivos, mas o lado educativo deles é tão forte, que algumas escolas já incluem esse tipo de jogo em suas disciplinas formais. Tanto o Xadrez quanto a Dama potencializam as funções cognitivas do educando, aumentando consideravelmente a inteligência lógica e a capacidade de resolver problemas. Se você pesquisar, inclusive na internet vai encontrar outros tipos de jogos que podem ajudar e muito na sua forma de ensinar, motivando muito mais seus alunos.
Sudoku: Seu jogo de Raciocínio Matemático
Pesquise junto do mercado e também na rede e garantimos que existem vários jogos que estimulam o raciocínio lógico-matemático.  Temos certeza de que nenhum deles é tão famoso hoje quanto ao Sudoku. Trata-se de um jogo de lógica, no qual é preciso criar e aplicar estratégias para completar os números que faltam em uma tabela 9×9, como você pode observar ao lado.  As tabelas são encontradas em nível fácil, médio e difícil, portanto você pode utilizá-las em salas dos mais diversos níveis de aprendizado.  Ressaltamos que existe o Sudoku impresso, em forma de tabuleiro, Sudoku on-line, etc.
Ele é muito importante para treinar o cérebro e ensinar os alunos a respeitarem as regras, e pode ser uma ótima alternativa para fazer com que as crianças se familiarizem com os números.
Árcade: Jogos de Estratégia
Encontramos no mercado muitos tipos desta modalidade de jogos, mas nem todos jogos de árcade encontrados são educativos, por isso você deve escolher os jogos mais interessantes na Matemática,  pois alguns deles possuem uma vertente lógica, especialmente quando é necessário criar-se estratégias para passar de fase. Eles podem apresentar uma evolução linear e são muito desafiadores e também são envolventes, sendo preciso pensar rápido para não perder o jogo.
Os Jogos de Quebra-Cabeça ou Puzzle
Este tipo de jogo é um dos mais indicados para o setor educacional porque leva os alunos a pensarem, fazendo escolhas decisivas para o seu sucesso e consequentemente leva ao aprendizado com certeza. Se você quer desafiar as crianças e fazê-las a pensar, esses jogos do tipo puzzle acabam sendo muito indicados para o contexto educacional. O puzzle é um tipo de jogo de raciocínio que exige bastante concentração e foco total do jogador.  É nessa categoria de jogo que estão incluídos os tradicionais quebra-cabeças.
Jogos On-line
Há uma série de jogos que você descobre na internet, inspirados nas categorias comentadas e vistas acima, sendo possível encontrar: dama, xadrez, quebra-cabeças e muito mais na rede. Além disso, existem inúmeros jogos virtuais educativos, bem como, existem muitas plataformas gamificadas que são projetadas para atender as mais diferentes faixas-etárias. 

Demais Jogos
Preparamos abaixo uma cartela modelo, que você pode utilizar para aplicar com seus alunos, caso seja de seu interesse, cujo conteúdo nela inserido pode ser alterado a seu critério.  Acreditamos e esperamos que o aprendizado seja muito maior e melhor aproveitado.  Ele deve ser aplicado em duplas de alunos, e em salas que tenham estrutura adequada para esta atividade.
Jogo dos Pontos: Jogador ............. x Jogador.............
Vencedor: .............
Regra: Acertos: Ganha 3 pontos, Erros: perde 1 ponto
Soma dos Pontos
2
X
3
=


10
÷
2
=


12
-
30
=


400
+
31
=


20
%

=


1/3
+
1/5
=








Não importa se o jogo adotado tenha sido confeccionado manualmente pelo professor como o exemplo acima, ou seja ele realizado no computador pelo sistema on-line, off-line ou seja adquirido em lojas especializadas do comércio (fisicamente), o que vale é que o jogo vai enriquecer a experiência do aluno, estimular o raciocínio das crianças e dos seus adolescentes, promovendo a socialização e contribuindo ativamente para um ensino-aprendizado lúdico e mais eficiente.
Hoje, existe também muitas empresas e sites da rede especializados no assunto e que garantimos vai ajudar na busca de uma educação com mais qualidade que é o que todos buscam para o nosso país agora.







Quer saber mais sobre os jogos, acesso nosso post: Ensinando Matemática com Jogos e Brincadeiras!


Atenção: Este espaço aqui é de todos nós, portanto deixe sua opinião e seu parecer sobre este ou qualquer outro tema pertinente. Queremos saber como você e sua equipe ministra as aulas na sua escola, e isso seria muito importante para todos os leitores do Blog.  Relatanto as suas experiências e também de sua equipe, elas serão muito úteis para todos, que somos apaixonados por educação.  Compartilhe conosco, desde já agradecemos!

Se quiser mais conteúdos sobre o tema, você poderá acessar muito mais no marcador: Pedagogia na Matemática.  Caso sua pesquisa for para aplicação na educação infantil, indicamos que acesse também a postagem:Como Ensinar Matemática para as Crianças! 
Agradecemos muito sua visita e continue sempre nos prestigiando!



Comentários

  1. Tudo que facilita o aprendizado é válido, porém, que os jogos sejam usados como material complementar didático e não como passa tempo ou para ser usado durante toda a aula sem a devida instrução. Comentou: Verônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos sua visita.
      Concordo contigo Verônica, muito bem lembrado!

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer