Maiores Mulheres da Matemática pelo Mundo!

Maiores Mulheres da Matemática

Como nossa simples homenagem ao dia internacional da mulher que se comemora nesta data, publicamos a seguir um resumo com os principais feitos matemáticos e que foram creditados às mulheres que defendem a bandeira da matemática em todo o mundo.  Eles estão alencados em ordem crescente por data e foram objeto de pesquisa efetuada em vários sites da rede de computadores.  

355: Hipátia ou Hipácia (Alexandria, hoje Egito) - foi a primeira mulher encontrada oficialmente em documentário da matemática. Ela se tornou a maior pesquisadora da Alexandria nos campos da matemática, física, astronomia e da filosofia, deixando para nós todos, grandes descobertas nestas disciplinas. Ela se devotou igualmente à prática da poética e ao exercício das artes.
1748: Maria Agnesi (Itália) - publicou o primeiro livro discutindo tudo sobre o cálculo diferencial e integral, chamado Instituzioni.
1759: Émilie du Châtelet (França) - traduziu e comentou sobre a obra de Isaac Newton chamada Principia Mathematica e que foi publicada postumamente; ainda é considerado a tradução francesa padrão até hoje.
1827: Sophie Germain (França) - teve seu teorema, conhecido como Teorema de Germain. O Teorema de Germain foi um grande passo para provar o último teorema de Fermat para o caso em que n é igual a 5.
1874: Sofia Kovalevskaya(Rússia) -  tornou-se a primeira mulher na Europa moderna a fazer um doutorado em matemática, na Universidade de Göttingen, na Alemanha.  Seu teorema sobre as equações diferenciais parciais faz parte de sua tese de doutorado e que foi publicada naquele ano, generaliza os resultados anteriores do grande matemático Cauchy, sobre a convergência da solução de série de potências, e é conhecido como o Teorema Cauchy-Kovalevskaya.
1886: Winifred Edgerton Merrill(USA) - se tornou a primeira mulher americana a ganhar um PhD em matemática, que ela realizou na Universidade de Columbia.
1889: Sofia Kovalevskaya - foi apontada como a primeira professora proveniente do norte da Europa, na Universidade de Estocolmo.
1890: Philippa Fawcett(britânica) - se tornou a primeira mulher a obter a pontuação máxima num exame realizado pela Cambridge Mathematical Tripos.
1913: Mildred Sanderson(Americana) - publicou seu teorema sobre invariantes modulares defendido em sua tese. Ela  foi a primeira aluna de pós-graduação do sexo feminino e escreveu em sua tese tudo sobre correspondência entre invariantes modulares e formais. Seu principal teorema  é citado frequentemente por conta de seu caráter fundamental e foi considerado uma parte notável da matemática.
1918: Emmy Noether publicado(alemã) – publicou o primeiro teorema de Noether, que afirma que qualquer simetria diferenciável que estuda a ação de um sistema físico, tem uma lei de conservação correspondente.  O teorema de Noether se tornou uma ferramenta fundamental da física moderna  teórica e do cálculo de variações .
1930: Mary Cartwright(britânica) - provou um teorema conhecido como o teorema de Cartwright, que dá uma estimativa para o módulo máximo de uma função analítica e que leva o mesmo valor não superior a p vezes no disco unidade.
1943: Euphemia Haynes(africana) - tornou-se a primeira mulher Africana-americana a ganhar um PhD. em matemática, na Universidade Católica.
1949: Gertrude Mary Cox(americana) - tornou-se a primeira mulher eleita para o Instituto Internacional de Estatística.
1964: Mary Cartwright - tornou a primeira mulher a ganhar o Medalha de Sylvester da Royal Society de Londres, que é dado a cada três anos desde 1901 para o fomento da investigação matemática, sem levar em conta a nacionalidade.
1966: Mary Layne Boas(americana) – publicou com muito sucesso o livro: Métodos Matemáticos em ciências físicas, que trata-se de um livro de graduação que ainda é amplamente utilizado em salas de aula de muitas faculdades.
1968: Mary Cartwright - se tornou a primeira mulher a ganhar a medalha De Morgan Medal, prêmio premier da Sociedade de Matemática de Londres.
1970: Mina Rees(americana)  - tornou-se a primeira mulher presidente da Associação Americana para o Avanço da Ciência.
1971: Mary Ellen Rudin(americana) - descobriu um espaço topológico conhecido como um espaço Dowker. O ramo moderno e ativo da teoria dos conjuntos e da lógica deve-se muito às descobertas de Mary Ellen Rudin.
1971: Fundação da Associação de Mulheres em Matemática (AWM). É uma sociedade profissional cuja missão é incentivar as mulheres a estudar e têm carreiras ativas nas ciências matemáticas, cujo objetivo é promover a igualdade de oportunidades para a tratamento de mulheres e meninas nas ciências matemáticas. Fica no estado de Massachusetts(USA).
1973: Jean Taylor (americana) - publicou sua dissertação sobre: A regularidade do conjunto singular e que resolveu um problema, por muitos anos sem solução,  sobre curvas de função tripla.
1975: Julia Robinson(americana) - tornou-se a primeira matemática mulher eleita para a Academia Nacional de Ciências.
1979: Dorothy Lewis Bernstein (americana) - tornou-se a primeira mulher presidente da Associação Matemática da América.
1983: Julia Robinson(americana) - tornou-se a primeira mulher presidente da American Mathematical Society.
1995: Margaret Wright(americana) - tornou-se a primeira mulher presidente da Society for Industrial and Applied Mathematics .
2004: Alison Miller(americana) - tornou-se a primeira mulher vencedora da medalha de ouro na Olimpíada de Matemática em Equipe Internacional dos EUA.
2006: Nicole Tomczak-Jaegermann (polonesa-canadense) - se tornou a primeira mulher a ganhar o prêmio CRM-Fields-PIMS, que reconhece a conquista excepcional nas ciências matemáticas.
2012: Daina Taimina -  se tornou a primeira mulher a ganhar o prêmio do livro Euler que é concedido anualmente a um autor ou autores por um excelente livro sobre matemática.
2014: Maryam Mirzakhani (iraniana) - se tornou a primeira mulher, bem como o primeiro iraniano a ser premiado com a Medalha Fields, em que ela foi premiada por suas contribuições relevantes para a dinâmica e geometria das superfícies de Riemann e seus espaços de módulos. A medalha Fields é um prémio atribuído a dois, três ou quatro matemáticos jovens participantes do Congresso Internacional da União Internacional de Matemática, e é visto por muitos como a maior honra que um matemático pode receber na vida. 

Conclusão:




Todas as mulheres do Brasil e também do mundo sempre foram a base propulsora de nossa sociedade como você conferiu na lista acima e elas vêm desempenhando e se destacando também em pesquisas científicas e acadêmicas.  Hoje, elas já vêm atuando nas mais diversas áreas e sempre com enorme competência e destaque. Sempre coube a elas desempenhar múltiplas funções como: donas de casa, mulher, esposa, mãe e trabalhadora nas mais variadas funções e setores da econômia, sempre desempenhando um papel de extremo valor para nossa sociedade e até nossa humanidade. Então, só nos resta hoje e também em todos os outros dias do ano, aplaudir e parabenizar a todas com muita intensidade, anonimas ou não.  Se você tem algo a acrescentar, como sugerir algum outro nome para nossa lista ou quer deixar alguma sugestão ou mesmo um recado, aproveite o espaço para comentar abaixo.  
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

  1. Nossa!!! É a primeira vez que vejo um blog direcionado à Matemática!!
    Sempre foi meu terror na infância!!! srsrsr
    Adorei!!!

    http://www.dianamakeup.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diana, obrigado por visitar nosso modesto blog. Informamos que existem muitos outros blogs e sites neste segmento. No caso do nosso blog, estamos sempre incentivando o gosto e o aprendizado da matemática. Temos muitas postagens envolvendo curiosidades interessantes que você pode conferir. Um grande abraço!

      Excluir
  2. Bem legal o post e interessante
    As Mulheres sempre conquistando seu espaço e mostrando seu valor!
    Parabéns a todas as mulheres
    Beijos e muito sucessos :*
    http://www.vamospapear.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, obrigado por acessar nosso blog e também pelo elogio. Vocês todas estão de parabéns mesmo por serem grandes guerreiras que conseguem sempre tudo que se propõe a fazer e pelo grande sucesso obtido em seus projetos. Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Área de Figuras Planas!

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer