Maiores Mulheres da Matemática pelo Mundo!

Maiores Mulheres da Matemática

Como nossa simples homenagem ao dia internacional da mulher que se comemora nesta data, publicamos a seguir um resumo com os principais feitos matemáticos e que foram creditados às mulheres que defendem a bandeira da matemática em todo o mundo.  Eles estão alencados em ordem crescente por data e foram objeto de pesquisa efetuada em vários sites da rede de computadores.  

355: Hipátia ou Hipácia (Alexandria, hoje Egito) - foi a primeira mulher encontrada oficialmente em documentário da matemática. Ela se tornou a maior pesquisadora da Alexandria nos campos da matemática, física, astronomia e da filosofia, deixando para nós todos, grandes descobertas nestas disciplinas. Ela se devotou igualmente à prática da poética e ao exercício das artes.
1748: Maria Agnesi (Itália) - publicou o primeiro livro discutindo tudo sobre o cálculo diferencial e integral, chamado Instituzioni.
1759: Émilie du Châtelet (França) - traduziu e comentou sobre a obra de Isaac Newton chamada Principia Mathematica e que foi publicada postumamente; ainda é considerado a tradução francesa padrão até hoje.
1827: Sophie Germain (França) - teve seu teorema, conhecido como Teorema de Germain. O Teorema de Germain foi um grande passo para provar o último teorema de Fermat para o caso em que n é igual a 5.
1874: Sofia Kovalevskaya(Rússia) -  tornou-se a primeira mulher na Europa moderna a fazer um doutorado em matemática, na Universidade de Göttingen, na Alemanha.  Seu teorema sobre as equações diferenciais parciais faz parte de sua tese de doutorado e que foi publicada naquele ano, generaliza os resultados anteriores do grande matemático Cauchy, sobre a convergência da solução de série de potências, e é conhecido como o Teorema Cauchy-Kovalevskaya.
1886: Winifred Edgerton Merrill(USA) - se tornou a primeira mulher americana a ganhar um PhD em matemática, que ela realizou na Universidade de Columbia.
1889: Sofia Kovalevskaya - foi apontada como a primeira professora proveniente do norte da Europa, na Universidade de Estocolmo.
1890: Philippa Fawcett(britânica) - se tornou a primeira mulher a obter a pontuação máxima num exame realizado pela Cambridge Mathematical Tripos.
1913: Mildred Sanderson(Americana) - publicou seu teorema sobre invariantes modulares defendido em sua tese. Ela  foi a primeira aluna de pós-graduação do sexo feminino e escreveu em sua tese tudo sobre correspondência entre invariantes modulares e formais. Seu principal teorema  é citado frequentemente por conta de seu caráter fundamental e foi considerado uma parte notável da matemática.
1918: Emmy Noether publicado(alemã) – publicou o primeiro teorema de Noether, que afirma que qualquer simetria diferenciável que estuda a ação de um sistema físico, tem uma lei de conservação correspondente.  O teorema de Noether se tornou uma ferramenta fundamental da física moderna  teórica e do cálculo de variações .
1930: Mary Cartwright(britânica) - provou um teorema conhecido como o teorema de Cartwright, que dá uma estimativa para o módulo máximo de uma função analítica e que leva o mesmo valor não superior a p vezes no disco unidade.
1943: Euphemia Haynes(africana) - tornou-se a primeira mulher Africana-americana a ganhar um PhD. em matemática, na Universidade Católica.
1949: Gertrude Mary Cox(americana) - tornou-se a primeira mulher eleita para o Instituto Internacional de Estatística.
1964: Mary Cartwright - tornou a primeira mulher a ganhar o Medalha de Sylvester da Royal Society de Londres, que é dado a cada três anos desde 1901 para o fomento da investigação matemática, sem levar em conta a nacionalidade.
1966: Mary Layne Boas(americana) – publicou com muito sucesso o livro: Métodos Matemáticos em ciências físicas, que trata-se de um livro de graduação que ainda é amplamente utilizado em salas de aula de muitas faculdades.
1968: Mary Cartwright - se tornou a primeira mulher a ganhar a medalha De Morgan Medal, prêmio premier da Sociedade de Matemática de Londres.
1970: Mina Rees(americana)  - tornou-se a primeira mulher presidente da Associação Americana para o Avanço da Ciência.
1971: Mary Ellen Rudin(americana) - descobriu um espaço topológico conhecido como um espaço Dowker. O ramo moderno e ativo da teoria dos conjuntos e da lógica deve-se muito às descobertas de Mary Ellen Rudin.
1971: Fundação da Associação de Mulheres em Matemática (AWM). É uma sociedade profissional cuja missão é incentivar as mulheres a estudar e têm carreiras ativas nas ciências matemáticas, cujo objetivo é promover a igualdade de oportunidades para a tratamento de mulheres e meninas nas ciências matemáticas. Fica no estado de Massachusetts(USA).
1973: Jean Taylor (americana) - publicou sua dissertação sobre: A regularidade do conjunto singular e que resolveu um problema, por muitos anos sem solução,  sobre curvas de função tripla.
1975: Julia Robinson(americana) - tornou-se a primeira matemática mulher eleita para a Academia Nacional de Ciências.
1979: Dorothy Lewis Bernstein (americana) - tornou-se a primeira mulher presidente da Associação Matemática da América.
1983: Julia Robinson(americana) - tornou-se a primeira mulher presidente da American Mathematical Society.
1995: Margaret Wright(americana) - tornou-se a primeira mulher presidente da Society for Industrial and Applied Mathematics .
2004: Alison Miller(americana) - tornou-se a primeira mulher vencedora da medalha de ouro na Olimpíada de Matemática em Equipe Internacional dos EUA.
2006: Nicole Tomczak-Jaegermann (polonesa-canadense) - se tornou a primeira mulher a ganhar o prêmio CRM-Fields-PIMS, que reconhece a conquista excepcional nas ciências matemáticas.
2012: Daina Taimina -  se tornou a primeira mulher a ganhar o prêmio do livro Euler que é concedido anualmente a um autor ou autores por um excelente livro sobre matemática.
2014: Maryam Mirzakhani (iraniana) - se tornou a primeira mulher, bem como o primeiro iraniano a ser premiado com a Medalha Fields, em que ela foi premiada por suas contribuições relevantes para a dinâmica e geometria das superfícies de Riemann e seus espaços de módulos. A medalha Fields é um prémio atribuído a dois, três ou quatro matemáticos jovens participantes do Congresso Internacional da União Internacional de Matemática, e é visto por muitos como a maior honra que um matemático pode receber na vida. 

Conclusão:




Todas as mulheres do Brasil e também do mundo sempre foram a base propulsora de nossa sociedade como você conferiu na lista acima e elas vêm desempenhando e se destacando também em pesquisas científicas e acadêmicas.  Hoje, elas já vêm atuando nas mais diversas áreas e sempre com enorme competência e destaque. Sempre coube a elas desempenhar múltiplas funções como: donas de casa, mulher, esposa, mãe e trabalhadora nas mais variadas funções e setores da econômia, sempre desempenhando um papel de extremo valor para nossa sociedade e até nossa humanidade. Então, só nos resta hoje e também em todos os outros dias do ano, aplaudir e parabenizar a todas com muita intensidade, anonimas ou não.  Se você tem algo a acrescentar, como sugerir algum outro nome para nossa lista ou quer deixar alguma sugestão ou mesmo um recado, aproveite o espaço para comentar abaixo.  
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

  1. Nossa!!! É a primeira vez que vejo um blog direcionado à Matemática!!
    Sempre foi meu terror na infância!!! srsrsr
    Adorei!!!

    http://www.dianamakeup.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diana, obrigado por visitar nosso modesto blog. Informamos que existem muitos outros blogs e sites neste segmento. No caso do nosso blog, estamos sempre incentivando o gosto e o aprendizado da matemática. Temos muitas postagens envolvendo curiosidades interessantes que você pode conferir. Um grande abraço!

      Excluir
  2. Bem legal o post e interessante
    As Mulheres sempre conquistando seu espaço e mostrando seu valor!
    Parabéns a todas as mulheres
    Beijos e muito sucessos :*
    http://www.vamospapear.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, obrigado por acessar nosso blog e também pelo elogio. Vocês todas estão de parabéns mesmo por serem grandes guerreiras que conseguem sempre tudo que se propõe a fazer e pelo grande sucesso obtido em seus projetos. Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer