A Adição e a Subtração na Educação Infantil de Matemática!

Como Ensinar a Adição e a Subtração na Educação Infantil de Matemática?
Publicamos o conteúdo, para atender muitos pedidos de pessoas, como professores, coordenadores de escolas infantis e de pais, que querem trabalhar com crianças em idade infantil e que se dizem carentes de conteúdos sobre o ensino infantil, especialmente abrangendo conteúdos da Matemática.  Somente para elucidar, esclarecemos que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica e que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de idade até seis anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Os mestres e professores, que se dedicam ao ensino infantil, reclamam da carência de novos métodos, conceitos inovadores e atualizados, para o ensino da matemática, dirigidos ao aprendizado inicial da aritmética. Esclarecemos que este assunto só deve ser introduzido, depois que os alunos(crianças) souberem contar e escrever satisfatóriamente todos os números e terem conhecimento dos símbolos somar(+) e subtrair(-). Veremos um método muito simples para aplicação inicial da adição e da subtração, quando estiverem cursando a educação infantil. Os materiais que vamos utilizar são esquemas de conjuntos, um compasso e uma régua que você pode confeccionar na sua própria casa, utilizando-se de materiais alternativos e descartáveis. Se quiser ideias e dicas lúdicas para o ensino da matemática, utilizando-se de materiais de baixo custo, acesse nosso post já publicado e chamado: Dicas de Baixo Custo para o Ensino Lúdico da Matemática. Sem mais delongas, vamos ao método em si, esclarecendo que são apenas exemplos úteis que deverão ser adpatados por cada pessoa ou entidade envolvida:


I) A Adição ou Soma na Aritmética
Para compreender a adição, vamos ao exemplo com dois conjuntos A e B composto por quadradinhos. Peça que os seus alunos contem e escrevam a resposta abaixo dos conjuntos, como você vê abaixo:










Em seguida, peça aos alunos que coloquem todos os quadradinhos em um novo conjunto, conforme você vê abaixo:
















Agora, vamos a outro exemplo seguindo o mesmo raciocínio.










Em seguida, peça aos alunos que coloquem todos os quadradinhos em um novo conjunto, conforme você vê abaixo:

















Importante: 

1. No caso da subtração, você pode usar da mesma idéia, porém de um conjunto maior, podemos pedir aos alunos, para retirarem ou apagarem algumas figuras geométricas e em seguida, construirmos um novo conjunto, sem as figuras que foram retiradas ou apagadas, efetuando a contagem e definindo então a operação de subtração.

2. Não fique somente com estes exemplos, faça muitos outros exemplos e exercícios para o treinamento e fixação do conteúdo.  


II) Outra forma de se aprender a adição e a subtração! 
Para se aprendrer a somar e a subtrair nesta idade escolar, podemos usar o seguinte raciocínio. Com o auxilio de uma régua, que você pode improvisar, desenhando em cartolina ou qualquer outro papel que seja duro e com o auxilio de uma seta improvisada conforme vemos na figura abaixo. Você pode mover a seta para a direita, quando queremos somar e para a esquerda, no caso da operação para subtração, conforme veremos no exemplo e figura abaixo:






Atenção: Não fique somente com os exemplos citados nesta matéria, pratique muitos outros exercícios, usando da ideia proposta, até que os seus alunos memorizem as operações e não mais precisem usar de quaisquer artificios, como os acima expostos, e que possam com o passar do tempo, realizarem mentalmente as operações de adição e subtração. Comece com números de um dígito, depois com dois dígitos, e assim sucessivamente.  Aqui mesmo em nosso blog você encontrará outros conteúdos benéficos para o aprendizado da matemática.  E só você pesquisar o assunto de seu interesse que encontrará o que precisa.  

Conclusão!






Existem muitos outros modelos e métodos matemáticos que são igualmente úteis para o aprendizado matemático das crianças e dos alunos em idade infantil, mas você também deve incentivá-los para que usem e abusem do aprendizado, quando visitarem o supermercado, a padaria, na administração de suas mesadas, na cozinha de sua casa e também quando se utilizam dos muitos jogos que hoje são disponibilizados pela internet, entre outros.
Caso se interesse por conteúdos que envolvam as operações básicas da matemática, não deixe de acessar nosso post, o qual ve fazendo muito sucesso neste nível de aprendizado: As Operações Básicas da Matemática. 
Se quiser comentar, acrescentando, elogiando, criticando, ou compartilhando suas experiências vivenciadas nas suas escolas, use o espaço para comentários abaixo. Em breve, estaremos disponibilizando novos conteúdos abordando a educação infantil, por isso aconselhamos se cadastrar como seguidor do blog para não perder nada.  Muito obrigado pela visita.
.............................................................................................................................................
R E S P O S T A S
.............................................................................................................................................

Respostas dos Problemas sobre Matemática no 5º Ano - As Decimais e a Nossa Moeda :
1. Guardei em meu cofrinho, várias moedas que me foram presenteadas por minha mãe. Se, consegui a soma de R$ 25,37.  Como devo escrever este valor por extenso?

2. Levei na escola, duas notas de 5 reais e duas moedas de 1 real.  Se, comprei um sorvete no valor de R$ 2,50, mais um refrigerante no valor de R$ 4,50.  Quanto me restou, então?  Escreva essa quantia em algarismos e por extenso?

3. Faça a somatória de 35 moedas de dez centavos de reais, mais 40 moedas de vinte e cinco centavos de reais.

4. Se eu tiver dez reais e for a um estabelecimento para trocar por moedas, quantas moedas de cinco centavos de reais, posso receber?

5. Meu pai me deu uma mesada composta por duas notas de R$ 5,00, que juntei com o valor que já tinha e obtive a soma de R$ 20,50.  Nestas condições, quanto tinha antes da doação que feita pelo meu pai?

6. Escreva o valor de todas as moedas que conhece em algarismos e por extenso.

7. Se eu tenho o dobro do valor que meu amigo tem e ele possui 100 moedas de R$ 0,10, qual o valor que possuo?

8. A razão entre o valor que tenho e o que Maria tem vale 3, Se ela possui R$ 20,00, quanto tenho em reais?

9. Me pai sempre me dava moedas de R$ 1,00 e R$ 0,50 para guardar no meu cofrinho. Sabendo-se que juntei 120 moedas no total e que ele me deu o dobro de moedas de R$ 0,50.  Quanto acumulei em reais?

10. Todas as moedas de R$ 0,10 que juntei num cofrinho, doei para uma instituição de caridade que deu para comprar 3 cobertores valendo 25,00 cada. Quantas moedas tinha no cofrinho?

Respostas:

1) Vinte e cinco reais, trinta e sete centavos.
2) Dinheiro meu: 2.5,00 + 2.1,00 = 10,00 + 2,00 = R$ 12,00
Compras efetuadas: 2,50 + 4,50 = R$ 7,00
Troco restante: 12,00 – 7,00 = R$ 5,00, Então em algarismos R$ 5,00 e por extenso: (cinco reais).
3) 35.0,10 + 40.0,25 = 3,50 + 10,00 = R$ 13,50 (Treze reais e cinquenta centavos).

4) 10,00/0,05 = 200 moedas
5) 2.5,00 + x = 20,50 → x = 20,50 -10,00 → x = 10,50. 
Logo, eu tinha R$ 10,50
6) R$ 0,01 (um centavo de real), R$ 0,05 (cinco centavo de real), R$ 0,10 (dez centavos de real), R$ 0,25 (vinte e cinco centavos de real), R$ 0,50 (cinquenta centavos de real) e R$ 1,00 ( um real).
7) Tenho 2x, sendo que x = 100.0,10 = 10,00, então tenho 2x = 2.10,00 = 20,00. Logo, tenho R$ 20,00   
8) Eu/maria = 3, eu/20,00 = 3 → eu = 3.20,00 = 60,00 → Eu tenho R$ 60,00.
9) x = 2y e x + y = 120 → 2y + y = 120 → 3y = 120 → y = 120/3 = 40 logo, 
x = 120 - y → x = 120 - 40 = 80, então, guardei 80 moedas de R$ 0,50 e 40 moedas de R$ 1,00  Logo, tenho 80.0,50 + 40.1,00 = 40,00 + 40,00 = 80,00 ou seja: Acumulei R$ 80,00 (oitenta reais).
10) Compras = 3.25,00 = 75,00, então moedas de R$ 0,10 = 75,00/0,10 = 750 moedas.  Logo: No cofrinho tinha 750 moedas de R$ 0,10.
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer