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domingo, 26 de abril de 2015

Matemática no 5º Ano - Estudo das Decimais e das Moedas!

O que as decimais e a nossa moeda brasileira têm em comum? 
O objetivo principal com esse estudo das decimais e das moedas é buscar novas estratégias, para aproximar a matemática da vida rotineira e cotidiana dos alunos. Salientamos, que as decimais e a nossa moeda brasileira são ensinados na matemática, no 5º ano do ensino fundamental. Sabemos que muitos alunos, recebem dos seus pais e tutores, uma mesada em dinheiro, com o objetivo de formar uma pequena poupança para suprir as suas despesas diárias na compra de sorvetes, lanches, balas, chicletes, brinquedos, etc. Então, torna-se muito mais fácil e prazeroso, aprender qualquer conteúdo da matemática, quando vinculamos a matéria com fatos reais da vida e que são aplicados rotineiramente em nossas vidas. Desta forma, estaremos valorizando sempre o conhecimento prévio, que foi adquirido pelo aluno, obtido fora do ambiente escolar.  De acordo com recente pesquisa, ficou comprovado que os alunos adultos aprendem qualquer atividade praticando ou seja colocando a "mão na massa", e que apenas 10% deles assimilam os conteúdos em aulas expositivas ou teóricas.

Mas, o que isto tem a ver com o estudo das decimais?






A resposta é que as decimais e a nossa moeda corrente, tem tudo a ver, porque ao introduzir o conceito de números decimais no 5º ano do ensino fundamental de matemática,  estaremos utilizando a unidade monetária oficial do país que é o real (R$). Verificamos que existe um elo muito grande, entre a realidade do aluno e um dos conceitos matemáticos mais importantes chamado, decimais. Os alunos, quando se utilizam das moedinhas, que recebem como mesada, ou quando efetuam seus pagamentos nas cantinas das escolas ou mesmo na rua, com certeza, estão adquirindo noções superficiais do conteúdo, que está sendo discutido neste estudo.
Quase todos os alunos que conhecemos, já administram inconscientemente suas mesadas, quando conseguem dividir uma quantia de dinheiro em partes iguais, como também: aumentar o montante que tinha anteriormente, subtrair e multiplicar certos valores, conferindo os trocos recebidos. Alguns são capazes até de efetuar mentalmente, cálculos e estimativas sobre seus gastos diários, trocos, etc. Isso porque é uma situação vivenciada no seu cotidiano e da qual eles participam ativamente.

Então, o que as moedas e as decimais têm em comum?
Para ensinar isso aos alunos, façamos primeiramente a apresentação da unidade monetária brasileira, que se chama real cujo símbolo é R$ e que vale R$ 1,00 (um real).  Uma sugestão para eles conhecerem todas as moedas em circulação no Brasil é pedir que façam um trabalho de colagem de todas elas, numa cartolina, com a informação dos valores em algarismos e por extenso. Para isto, podemos consultar vários sites, como do Banco Central e outros, na internet.
Depois, introduzimos o conceito de centavos, onde cada centésimo de R$ 1,00 é chamado de centavos de real e vale R$ 0,01 (um centavo de real), e que corresponde a menor moeda de real existente, sendo que infelizmente, quase não tem valor comercial, dado que, muitos estabelecimentos não dispõem dela para suas trocas comerciais. Exemplificando, precisamos juntar cinco delas para termos, por exemplo, R$ 0,05 e que precisamos fazer a operação R$ 0,01 x 5 = R$ 0,05.
É muito importante também, trabalhar a leitura desses valores monetários por extenso, para que o aluno se familiarize com a linguagem matemática envolvida.

Exemplos:
Cobre exemplos, que induzam os alunos a somar e a subtrair números decimais de forma intuitiva como:
- Quantos moedas de um centavo preciso juntar para ter 10 reais? Resposta: 1000 moedas.
- Quantos centavos preciso juntar para comprar um sorvete que vale 2 reais?  Resposta: 200 centavos.
Sugira também outras situações que envolvam quantidades inteiras e fracionárias, tais como:
- Se ganhar uma nota de 10 reais, mais 4 moedas de 25 centavos, quantos reais terei juntado? Resposta: Terei ganho R$ 11,00.
- Como escrevo essa quantia por extenso?  Resposta: Onze reais.
- Como escrevo essa quantia usando algarismos? Resposta: R$ 11,00
Atenção: Explore outras inúmeras situações diárias para trabalhar e fixar esses conceitos e, posteriormente, utilize situações mais complexas, mostrando que os números decimais estão presentes em toda parte, como: nas medidas de comprimento, na temperatura, nas notas das provas e em suas avaliações, etc.

Problemas com o uso de Decimais:
1. Guardei em meu cofrinho, várias moedas que me foram presenteadas por minha mãe. Se, consegui a soma de R$ 25,37.  Como devo escrever este valor por extenso?

2. Levei na escola, duas notas de 5 reais e duas moedas de 1 real.  Se, comprei um sorvete no valor de R$ 2,50, mais um refrigerante no valor de R$ 4,50.  Quanto me restou, então?  Escreva essa quantia em algarismos e por extenso?

3. Faça a somatória de 35 moedas de dez centavos de reais, mais 40 moedas de vinte e cinco centavos de reais.

4. Se eu tiver dez reais e for a um estabelecimento para trocar por moedas, quantas moedas de cinco centavos de reais, posso receber?

5. Meu pai me deu uma mesada composta por duas notas de R$ 5,00, que juntei com o valor que já tinha e obtive a soma de R$ 20,50.  Nestas condições, quanto tinha antes da doação que feita pelo meu pai?

6. Escreva o valor de todas as moedas que conhece em algarismos e por extenso.

7. Se eu tenho o dobro do valor que meu amigo tem e ele possui 100 moedas de R$ 0,10, qual o valor que possuo?

8. A razão entre o valor que tenho e o que Maria tem vale 3, Se ela possui R$ 20,00, quanto tenho em reais?

9. Me pai sempre me dava moedas de R$ 1,00 e R$ 0,50 para guardar no meu cofrinho. Sabendo-se que juntei 120 moedas no total e que ele me deu o dobro de moedas de R$ 0,50.  Quanto acumulei em reais?

10. Todas as moedas de R$ 0,10 que juntei num cofrinho, doei para uma instituição de caridade que deu para comprar 3 cobertores valendo 25,00 cada. Quantas moedas tinha no cofrinho?

Confira as Respostas: Clicando Aqui!

Atenção: 
Se você tiver interesse no conteúdo completo, sobre as operações básicas da matemática e em vários exercícios sobre o tema, acesse nossas duas postagens sobre a matéria, ou Acesse Aqui!
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2 comentários:

  1. Amei seu blog!! Eu sou apaixonada por matemática! Já estou seguindo ;)

    http://siteoficialpequenamorena.blogspot.com.br/

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    Respostas
    1. Carol, muito obrigado pela sua visita e por ser nossa seguidora no blog. Desejo muito sucesso a você e ao seu site. Conte sempre conosco. abraços!

      Excluir

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