Lousa Digital e os Recursos Tecnológicos na Sala de Aula

A Lousa Digital e o Uso de Recursos Tecnológicos na Sala de Aula
Hoje, o uso de recursos tecnológicos nas escolas e nas salas de aula, como a utilização da lousa digital e de outras ferramentas tecnológicas, são muito úteis para utilização nas mais variadas atividades didáticas e já são uma realidade em muitas escolas brasileiras. Estes recursos, quando utilizados de forma adequada, poderão trazer enormes benefícios e eficiência para as escolas e para o processo ensino-aprendizagem, proporcionando uma melhora na qualidade do aprendizado dos alunos, nas diversas matérias envolvidas neste projeto.  

Este sistema informatizado e integrado de ensino, inclui também as apostilas de estudo e abrangem muitas atividades digitais, englobando todas as disciplinas do curso. Nas lousas digitais são realizadas as mais variadas atividades,  tudo sem o uso de giz, incluindo recursos como: réguas digitais, mapas cartográficos, caça-palavras, entre tantos outros procedimentos integrados. Este sistema está melhorando o desempenho dos alunos em sala de aula nas diversas escolas contempladas com os equipamentos, principalmente para o ensino fundamental, pois a lousa digital vem equipada com uma grande tela, e está fazendo muito sucesso entre as crianças beneficiadas com o uso desta tecnologia. 
Com este sistema, elas podem tocar e fazer desenhos, simplesmente colocando os dedos na lousa. Os profissionais da educação, como professoras e coordenadores envolvidos no projeto, garantem que os alunos estão ficando mais interessados nas aulas das mais diversas disciplinas, como Língua Portuguesa, Matemática entre outras.

Segundo pesquisas efetuadas em escolas que utilizam estes recursos afirmaram que a indisciplina ficou reduzida, com o uso do equipamento e quase que desapareceu completamente. Em depoimento relatado por professores destas escolas, situadas numa grande cidade do interior, onde já foi implantado o sistema, eles afirmam que “Os pequenos ainda não sabem ler, mas não tiram os olhos da lousa e é fácil descobrir o motivo de tanta atenção. O tradicional quadro negro já não tem mais serventia, o giz também não é necessário. Basta um toque da professora na tela digital para que as atividades do dia apareçam. Os desenhos e sons deixam o aprendizado mais atrativo e criativo”.

Existem muitas possibilidades para o uso da lousa digital, como em atividades de matemática, português, etc., porque ela está integrada a um sistema apostilado e que pode ser acionado usando o computador, o celular e até a internet. Por exemplo, nas aulas de história, nossos alunos poderão visitar museus eletrônicos, como o museu do Louvre, em Paris, conhecendo várias obras de diversos artistas consagrados, como Mona Lisa de Leonardo da Vinci, visitar o museu do Prado (Madri) na Espanha, o que dará mais veracidade aos fatos históricos e artísticos acontecidos pelo mundo.  

Numa aula de Geografia, temos muitas opções para apresentar uma aula mais agradável, como por exemplo, utilizando-se o mapa do globo terrestre e, ao aproximar a imagem, poderíamos visitar vários países, destacando-se o relevo, o clima, solo, etc. ou, sobre o tema fuso horário, que é um assunto que exige muitos cálculos, onde o professor pode mostrar, ao vivo, as diferenças entre as horas de uma localidade para outra ou entre regiões e países distantes.

Na matemática, a participação deles nos jogos didáticos interativos e nas brincadeiras, que estão presentes nestes recursos tecnológicos, proporcionarão aos alunos participantes, aprendem noções de tamanho, de cores e formas, podendo construir figuras planas e espaciais, calculando áreas, volumes, etc. Tudo tem que estar previsto no planejamento escolar comum para a idade dos alunos, de cada sala, mas o aprendizado se dá de uma forma bem mais criativa e divertida. 

Numa aula de física, apontamos inúmeros conteúdos que podem ser trabalhados com a tecnologia,  conhecendo os planetas que constituem o sistema solar, simulando a criação do universo, os movimento de rotação e translação da terra, etc.

Nas aulas sobre línguas estrangeiras, por exemplo, ao invés dos alunos ficarem decorando vocabulários em inglês ou em espanhol, eles poderiam ter a oportunidade de conversar diretamente com estudantes de outras escolas pelo mundo afora, nas salas de bate-papo previamente autorizadas. Com certeza, o aprendizado de outra língua estrangeira, aconteceria de forma mais agradável e eficiente.

O sistema com lousa e demais recursos digitais, já estão sendo implantados em muitas escolas de educação infantil e fundamental em vários municípios do estado de São Paulo e em outros estados brasileiros, com muito sucesso e muito elogiada por professores e todos profissionais envolvidos no projeto.  
O objetivo deste ousado projeto é usar dos recursos tecnológicos para despertar maior interesse dos alunos para o aprendizado. Sabemos que as crianças de hoje estão inseridas na era digital e que elas têm muito  interesse no projeto e, isso facilita a vida do professor, fazendo com que o aluno se envolva e participe mais ativamente da aula.

Onde Encontrar estes Equipamentos?





No mercado encontramos vários sistemas e equipamentos com várias possibilidades, desde aqueles equipamentos com jogos didáticos, caça-palavras, salas de bate-papo e simuladores com operações matemáticas, cujo sistema é integrado à internet, e as empresas fornecedoras podem sanar qualquer dúvida  na hora, bastando uma pesquisa rápida ou mesmo através de contato via telefone. 

Alguns sistemas que foram implantados, já vêm com os conteúdos das apostilas dos estudantes apresentados no formato digital, com atividades diversificadas e que também podem ser realizadas pelos alunos na lousa digital, com muita facilidade. Até as palavras em formato manual, podem ser escritas na lousa digital com o uso das mãos dos alunos, como se fosse um caderno normal de caligrafia, por isso, vale a pena se inteirar do recurso.

Esta novidade tem ajudado a manter os alunos atentos às explicações dos professores, e vêm diminuindo as faltas deles às aulas e diminuído a evasão em algumas escolas contempladas e consequentemente o rendimento fica majorado.

Conclusão:

Acreditamos que se estes recursos forem trabalhados e implantados de forma responsável e eficiente, poderia ser um dos grandes pilares, para uma transformação positiva da educação em nosso país, como o que já ocorre com nações mais desenvolvidas.  
Estes recursos tecnológicos sempre melhoram o aprendizado dos alunos, e é muito bem-vindo, porém deixamos claro, que mais importante que tudo isso é a motivação do aluno para querer aprender, pois sem motivação e gosto pelos conteúdos apresentados, de nada adiantará todo esforço e investimentos educacionais. Salientamos ainda, que o método nunca deve substituir algumas atividades tradicionais, como a leitura e a escrita, e que são fundamentais no processo de alfabetização das crianças, principalmente no ensino infantil. Por tudo isso, devemos mesclar o uso da tecnologia com a velha e tradicional forma de aprendizado com atividades manuais, que proporcionam o prazer da leitura, da escrita manual, etc.

No entanto, sabemos que a implantação deste sistema computadorizado é um investimento de custo elevado em equipamentos e treinamentos e que deve ser muito analisado e pensado em vários aspectos pelos gestores em educação e pelo governo, pois sabemos que muitos professores, ainda não se encontram capacitados para lidar com os alunos e também com a tecnologia, sendo que tais atividades exigem dos mesmos, habilidades profissionais específicas que eles não estão preparados e treinados.

Então, pensar numa educação informatizada, inclui muitas mudanças estruturais, como no treinamento dos profissionais envolvidos no processo e na formação adequada dos futuros professores que estão cursando graduação superior em licenciatura plena, nas nossas faculdades e universidades de educação em todo país.  Este projeto requer alocação de investimentos em dinheiro, dedicação, em trabalho e em muito treinamento, por isso, se quisermos colocar realmente a educação como meta principal para o crescimento do país, devemos começar realmente a sair do discurso e colocarmos as mãos na massa de fato. Para saber mais sobre temas pedagógicos  para o aprendizado da matemática e também em educação, acesse nosso marcador: Pedagogia na Matemática!

Pergunta Aberta: O que você acha do uso da lousa digital e outros recursos tecnológicos na educação? Compartilhe conosco sua opinião, comentando abaixo!  Ainda, se quiser compartilhar conosco suas experiências didáticas sobre o assunto, ou mesmo acrescentar, retificar, elogiar ou criticar o conteúdo e mesmo o blog, utilize o espaço para comentários logo abaixo. Muito obrigado por sua visita!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer