O Último Teorema de Fermat e Os Simpsons!

Imagem "The Simpsons"
O Teorema de Fermat e a Série "Os Simpsons"!
O objetivo desta matéria é para decifrarmos uma curiosidade acerca do Último Teorema de Fermat e a equação que você vê na figura ao lado e que foi amplamente vista na série de televisão chamada "Os Simpsons", muitas vezes apresentadas em emissoras de todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. 
Sabe-se que o matemático francês Pierre de Fermat (1601-1665), no ano de 1637, teria rabiscado na margem de um de seus livros, um dos teoremas mais famosos e intrigantes da história da Matemática, chamado de Último Teorema de Fermat, no qual afirmava que a igualdade x^n + y^n = z^n não teria solução, ou seria de solução impossível, se n fosse um número inteiro maior do que 2 e as letras x, y e z, fossem consideradas como números inteiros positivos.

Em seus escritos, Fermat presumia que tinha encontrado a prova, mas ela nunca foi encontrada.  Ele assim escreveu em seus rascunhos de seu livro: “Encontrei uma demonstração realmente admirável, mas a margem do livro é muito pequena para colocá-la”. Se ele realmente sabia a solução ninguém até hoje teve conhecimento, pois segundo consta, a prova do teorema é muito extensa e complicada. Mas, o chamado Último Teorema de Fermat, esteve por mais de 350 anos, sem ser demonstrado, até que o matemático britânico Andrew Wiles anunciou no ano de 1995, ter encontrado a solução para esse enigma, o qual ficou estagnado e sem solução durante séculos, embora fosse estudado exaustivamente sem êxito, por muito de seus colegas matemáticos renomados. Veja como Andrew Wiles desenvolveu sua pesquisa, até conseguir provar o Último Teorema de Fermat, acessando nosso post chamado: Os Maiores Matemáticos do Mundo!
Muitos outros matemáticos conseguiram provar o teorema, só que para casos específicos, inclusive houve uma demonstração do teorema para n=4. Entre os mais famosos matemáticos que tiveram pesquisado o teorema, citamos: Leonhard Euler (1770), Peter Barlow (1811), Peter Dirichlet (1825), Gabriel Lamé (1839, 1847, 1865), Peter Guthrie Tait (1872), Carl Gauss (1875), entre outros. No século 20, ainda foram feitas abordagens computacionais buscando provar o teorema em faixas específicas de números.

O que a Série dos Simpsons têm a ver com o Teorema de Fermat?






No mesmo ano citado de 1995, Matthew Abram Groening ou simplesmente Matt Groening, cartunista norte americano e criador da famosa série de um dos desenhos mais famosos de nossa televisão, chamada “Os Simpsons”, que era exibido na TV, pelo  canal FOX e por muitos outros, exibiu um paradoxo no qual, Homer Jay Simpson ou simplesmente Homer Simpson(pai da família Simpson), que era um dos personagens desta série, aparecia em um capítulo perambulando por outra dimensão, rodeado pela expressão: 1782^12 + 1841^12 = 1922^12, e que seria um contraexemplo que, seria uma solução e jogava por terra o propósito do Último Teorema de Fermat.
Aparentemente, se a soma fosse feita em uma calculadora normal, Homer derrubaria o famoso Teorema de Fermat, mas tudo não passava de uma simples brincadeira. Mas, onde estaria o truque?  É muito simples entender, pois numa calculadora, com pouca capacidade de armazenamento de dados ou com poucos recursos, ela sempre arredonda os seus cálculos, produzindo uma enganosa aparência de igualdade, como vemos destacado no destaque abaixo.
Se o cálculo fosse efetuado em uma calculadora mais potente e com maior capacidade e precisão, o resultado seria este:

1782^12 + 1841^12 = 2541210258614589176288669958142428526657

1922^12 = 2541210259314801410819278649643651567616

Observe que a partir do décimo algarismo, os dígitos ou os números mudam, colocando um fim ao equívoco exibido no desenho mencionado.

Imagens Wikipédia
Conclusão:

Afirmamos com certeza que a série 'Os Simpsons' retrata um desenho maravilhoso para motivar os alunos a estudar conteúdos diversos da matemática, porque ela traz inúmeras situações vivenciadas desta disciplina, como: contas, somas, subtrações, probabilidades, enigmas, entre tantas outras. 

Ainda, segundo pesquisas que fizemos na rede, ficamos sabendo que a série famosa da televisão, que tanto nos agradava e divertia, também era dirigida e criada por pessoas que tinham ligação e formação acadêmica em Matemática e outras áreas correlatas e que, por ela eram admiradores natos. No episódio acima, ficou provado que o grande matemático Pierre de Fermat, ganhou do desenho de Matt Groening, onde o personagem Homer Simpson aparecia com a equação falsa alusiva ao Teorema de Fermat, e que tudo era apenas uma brincadeira, mas que aguçou a curiosidade de todos nós, para fatos tão importantes do estudo de Matemática e que muitas vezes eram retratados e criados no desenho por estes admiradores deste importante campo do conhecimento.

Atenção: 
a) Caso tenha interesse em outros textos envolvendo a matemática e muitas de suas curiosidades, você deverá acessar nosso marcador chamado: Curiosidades Matemáticas!
b) Se você gostou e quiser comentar, acrescentando, retificando ou criticando o post ou mesmo o blog, utilize o espaço para comentários logo abaixo, que será atendido rapidamente com muita satisfação.  Desde já, agradecemos seu parecer e a sua visita!

Baseado no texto: Os 10 melhores momentos matemáticos de ‘Os Simpsons’ publicado no site: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/30/ciencia/1430420317_959498.html

A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer