Truques e Dicas para Ensinar a Tabuada na Educação Infantil

Como ensinar a tabuada para as crianças, na educação infantil?
O ensino da tabuada para os alunos e as crianças não é tão simples como algumas pessoas imaginam. Existem muitos truques e dicas úteis para você ensinar a tabuada, na Educação Infantil, mas o aprendizado, exige de todos, como pais, responsáveis ou professores, muita dedicação, paciência e um tempo disponível a ser dispendido para esta atividade. Para ajudá-lo neste sentido, sugerimos seguir as seguintes estratégias, que vamos repassar nesta matéria. São apenas alguns macetes, que você deverá seguir, para obter sucesso neste propósito, cujo aprendizado se dará de forma rápida e eficiente.
Primeiramente, propomos o uso de duas planilhas práticas, para você treinar a multiplicação entre os números de 1 ao 10, incentivando e ensinando as habilidades necessárias para memorização das respostas. É muito gratificante ver seu filho ou seu aluno, obtendo o progresso diário, com a ajuda deste material. Não colocamos o número zero, porque basta você orientar que qualquer número que seja multiplicado por zero, apresenta resultado nulo ou zero e vice-versa.
Para isso, vamos sugerir a você, que providencie ou digite as tabelas ou as planilhas em um computador e as imprima, sendo que uma delas dever estar em branco, para que seja preenchida pelas crianças, e uma outra com as respostas para conferência e acompanhamento do aprendizado.  Veja abaixo, o modelo da tabela/planilha, que você deverá produzir, digitando-a no programa de computador chamado excel ou qualquer outro similar.
  

























Como fazer o estudo da tabuada?
Como já dissemos este estudo exige dedicação total, empenho, tempo e paciência. Sente-se com seu filho, converse com ele e diga da importância de memorizar e aprender a tabuada, para que ele memorize os resultados de forma automática, informando que ele vai usá-la durante toda sua vida escolar, comercial, financeira, como nas compras e vendas de seu cotidiano, em seu futuro emprego, no financiamento de seu carro, etc.
Quando ambos estiverem prontos e disponíveis para o trabalho, comece a desenvolver os estudos, sempre reservando um tempo livre, com a dedicação especial ao assunto. Se você estiver muito ocupado, com problemas ou nervoso, ou se o seu filho estiver muito cansado, indisposto ou com fome, a aprendizagem não ocorrerá de forma tão rápida, quanto você deseja. Se tudo estiver propício, então separe os materiais necessários, como as planilhas, lápis, borracha e reserve cerca de 30 minutos diários para o evento, não permitindo qualquer interrupção ou distração entre qualquer um de vocês.
Neste momento, energia e entusiasmo são muito importantes para o aprendizado. Então, desligue o celular(s), rádio, o som, a TV, e sente-se num local confortável e silencioso para iniciar esta caminhada, rumo ao aprendizado proposto.
Nunca tente ensinar ou aprender tudo de uma só vez. Divida o conteúdo total em partes, como sugerimos nas dicas a seguir. É muito importante também seguir o seu ritmo de estudos, para não sobrecarregar ninguém e a memorização se der mais espontaneamente. Se você seguir os truque e as nossas dicas abaixo, a memorização será mais agilizada.

Dicas Importantes no Aprendizado da Tabuada!
Primeiramente, vamos repassar as dicas mais importantes que você deve ler e aplicar, para o aprendizado inicial deste estudo:

Dica 1. Comece com a tabuada dos números de 0, 1, 2 e 3. Quando seu filho/aluno conseguir a memorização destes números, seria muito importante exercitar arduamente os conceitos e resultados memorizados e aprendidos, para fixar o conteúdo. Para isto, prepare uma lista com vários exercícios e atividades práticas, usando estes números do estudo. Lembre-se: Diga a seu aluno/filho, que não é contagem e que ele simplesmente deve memorizar os resultados. Presumivelmente, ele já saberá o conceito básico de multiplicar.  Caso ainda não saiba, recomendamos veementemente acessar nosso post chamado: Operações Básicas da Matemática, sendo que lá você vai encontrar todos detalhes importantes sobre a multiplicação e as suas propriedades.

Dica 2. Se o seu filho/aluno, não está familiarizado com a multiplicação, explique a ele para aprendê-la em termos de adição. Por exemplo: 5 x 3 é igual 5 + 5 + 5 que resulta 15.

Dica 3. Peça ao seu filho/aluno, para lhe apresentar o livro de matemática que ele segue na escola e quaisquer outros recursos lá utilizados, como as atividades que lhes foi repassado por seu professor para os estudos escolares. Você será capaz de ver exatamente o que eles estão estudando ou aprendendo e do método de ensino usado no colégio.

Dica 4. Tenha em mãos uma planilha, como a que você vê acima, mostrando todos os resultados efetuados com os números de 0 a 10. Ensine que no gráfico ele encontrará as respostas interseccionando a linha com devida coluna. Com este gráfico/planilha, ficará mais fácil memorizar os resultados e servirá para aqueles que estão apenas começando com o estudo e ficará mais rápido de encontrarmos os resultados, facilitando a memorização.

Dica 5. Explique que com o uso da propriedade comutativa, torna tudo mais fácil. Mostre ao seu filho, que cada resposta se repete, e que, tecnicamente, eles só têm de aprender a metade do quadro ou da planilha. Por exemplo: 3x8 é o mesmo como de 8x3, cujo resultado vale sempre 24. Quando eles aprenderam a tabuada com os números 0, 1, 2, e 3, você pode prosseguir com as contas dos números: 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.  Após o seu filho/aluno ter memorizado a tabuada do 0 ao 3, passar para 4 ao 7 e, em seguida, 8 ao 10. Se você quiser memorizar mais, trabalhar com a tabuada do 11 e 12, também seria muito importante e benéfico ao conhecimento.

Dica 6. Após a devida memorização, você poderá incluir alguns problemas, tido como mais difíceis para avaliar o aprendizado realizado pela criança até o momento.

Dica 7. É muito importante, discutir padrões que são verificados em toda a planilha. Fazer a memorização, sem utilizar de certos padrões, ficará mais difícil e a memorização se dará mais lentamente. Utilize a planilha ou gráfico para encontrar os padrões abaixo:
a) Todos os múltiplos que encontramos na planilha, como os múltiplos de dez, que são os números terminados com zero. Exemplo: 2 x 10 = 20, 3 x 10 = 30, 4 x 10 = 40, etc.
b) Todos os múltiplos de 5, são os números terminados por 0 ou 5, como por exemplo: 10 x 5 = 50; 5 x 5 = 25.
c) Qualquer número multiplicado por zero(0), apresenta resultado igual a zero(0). Exemplo: 8 x 0 = 0, etc.
d) Observando a planilha, vemos que por exemplo na tabuada com o número 2, cada resultado seguinte somamos 2 unidades, como: 2 x 1 = 2, 2 x 2 = 4, 2 x 3 = 6, ..., 2 x 10 = 20, etc. Apresente e comente os outros padrões existentes que também são encontrados. 

Truques Misteriosos e Úteis para o Aprendizado da Tabuada!






Conheça alguns truques ou atalhos importantes neste estudo. Seus filhos/alunos se sentirão verdadeiros experts na matemática, e garantimos que eles ficarão agradecidos pelos conhecimentos adquiridos com estas técnicas.

Truque 1) Você pode ensinar a tabuada de uma forma alternativa, interessante e muito prática, usando apenas os dedos e mãos, acessando nosso conteúdo: tabuada como os dedos, mas não vamos tratar deste método aqui, pois a matéria já está publicada neste blog e  sugerimos que você acesse e repasse o método ao seu filho/aluno, se for de seu interesse.

Truque 2) Se o seu filho já souber dobrar um número, por exemplo quanto vale o número 4a, ou seja: ax4, pode ser mais fácil a memorização por ele neste tipo de cálculo, observando que, basta dobrar o número uma vez e dobrá-la novamente pela segunda vez! Tome por exemplo, 8x4. Quando 8 é dobrado, resulta 16. em seguida, 16 é dobrado novamente e temos o resultado 32. Então, 8 x 4 = 32. Aconselhamos usar este artifício, até que memorização com a resposta, se torne automática. Depois de algum tempo, isto vai ser memorizado automaticamente pelo aluno/criança e ele não vai precisar mais usar deste artifício.

Truque 3) Para multiplicar qualquer número por 11, basta apenas duplicar o número. Exemplo, 3 x 11 = 33.(escrevemos dois 3), exemplo: 5 x 11 = 55. (escrevemos dois 5). A resposta está na própria pergunta, apenas escrevemos o número repetido por duas vezes.

Truque 4) Faça do seu filho, um gênio mirim da matemática, ensinando esse truque para multiplicar 11 por qualquer número de dois dígitos. Tome qualquer número de dois dígitos e reserve um espaço, como vê no exemplo: 11 x 17 (11 vezes 17), escrevendo: 1_7. Adicione os dois dígitos ou seja: 1 + 7 = 8 e o coloque no espaço do meio: 187. Então, 11 x 17 = 187, outro exemplo: 11 x 25 = 2_5, como 2+5=7, então, 11 x 25 = 275. 

Dicas de atividades lúdicas para fixar o aprendizado da tabuada.
1) Faça vários cartões para memorizar a tabuada. Por exemplo, 4 x 9, deverá ser escrito na parte da frente e a resposta 36, na parte de trás dos cartões. Peça que digam a resposta sem ver, e em seguida confira o resultado olhando no verso dos cartões.

2) Peça a eles para escreverem todos múltiplos que conhecem, pois a repetição é um reforço muito importante na memorização.

3) Outra atividade, pode ser usando um baralho de cartas. Este jogo é semelhante à guerra, mas com a multiplicação. Você começa o jogo, dividindo as cartas para cada jogador, ou seja a metade do baralho, colocando a face das cartas para baixo, na frente de vocês - Sem olhar para as cartas! Cada jogador vira a sua carta simultaneamente, onde a primeira pessoa a dizer a resposta correta com base nos dois números virados das cartas apresentadas, receberá elas (duas cartas) e ganhará então dois pontos. O objetivo do jogo é ganhar todas as cartas ou fazer mais pontos, revezando-se os jogadores para darem suas respostas. Exemplo, se os dois jogadores, virarem um 7 e um 5, a resposta a gritar é 35. Para Damas, Reis e Azes, você pode usar os números 11, 12 e 13, ou usá-los como Zeros, ou ainda tirá-las do jogo, como quiser.

4) Em outra atividade, seu filho ou aluno poderão listar todas as combinações possíveis para qualquer resultado, por exemplo, usando o resultado 30.  Quais números se multiplicam para obter 30? Resposta: 5 x 6? 3 x 10?
Como recompensas pelos acertos efetuados, você poderá premiar a criança com balas, sorvetes, etc.

4) Uma dica muito importante, que deve ser sempre usada, seja por professores, pais, etc., é sempre ELOGIAR o bom desempenho, Por isso, Elogie sempre seu filho ou aluno, quando ele acertar ou aprender alguma regra, ou mesmo uma atividade!.

5) Faça pausas. Nenhuma criança e nem mesmo você pode ensinar e aprender por várias horas seguidas, sem uma pausa para descansar. Quando você sentir que não estão rendendo o esperado, é muito importante fazer um pequeno intervalo, para beber uma água, tomar um café, lanchar, etc. Depois de uma pausa, recomeçar sempre revendo rapidamente o que já aprenderam antes de passar para novos ensinamentos.  

6) Se for reiniciar atividades numa outra data, ou mais tarde, sempre é importante rever ou revisar o aprendizado anterior.  No final das atividades do dia, quando for encerrar, faça uma pequena revisão com tudo que foi discutido e aprendido. Sugira tarefas, atividades param serem realizadas em casa e entregues no próximo encontro.

Conclusão:

Acompanhe sempre o desenvolvimento dos estudos e o aprendizado de seus filhos ou alunos na escola. Se ele não estiver acompanhando o aprendizado ou notar qualquer comportamento inesperado ou inadequado, pergunte aos responsáveis na escola, investigue, converse amigavelmente com ele, para que juntos os problemas sejam sanados.  É sempre uma boa opção, visitar o colégio, para acompanhar e conversar com o professor de classe e os responsáveis pela instituição, perguntando sobre o aprendizado e o comportamento apresentado pelas crianças, inclusive as do seu filho. Um pai que participa e esteja envolvido na educação de seus filhos, é sempre muito apreciado e bem-vindo naquele local de estudos.  Salientamos que a escola é um lugar propício para aprender e educar, mas para ela obter sucesso total neste propósito, ela necessita do apoio e participação de todos, inclusive dos pais e responsáveis. Esperamos ter ajudado de alguma forma, aos estudos iniciais envolvendo o tema tabuada. 

Atenção: Se você quiser comentar, relatando suas experiências sobre o tema tabuada, sobre a educação, ou  pretende sugerir, retificar, elogiar ou criticar nosso conteúdo ou mesmo o site, utilize o espaço reservado para comentários.  O tema envolvendo a tabuada já foi tratado aqui no blog, porém de uma forma diferenciada e com exercícios tudo de forma grátis, que recomendamos que você acesse e confira, Clicando aqui! Finalmente, agradecemos a sua visita e volte sempre ao nosso modesto espaço! 
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

  1. adorei o blog! vai ajudar muita gente mesmo!
    seguindo teu blog como mary martins,retribui?
    www.meninadesencanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Mary, agradeço sua visita e elogio ao nosso modesto Blog. Desejo que tenha muito sucesso também em seu site. Um grande abraço!

      Excluir
  2. muito eficaz,vou espalhar p uns amigos pedagogos !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia João!
      Agradecemos muitíssimo a sua visita e o elogio, assim como sua intenção em divulgar o post. Aproveitamos para convidá-lo a nos seguir e desta forma sempre receber nossos conteúdos gratuitamente e semanais.

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer