A Matemática está em Toda Parte?

Será que a Matemática está presente em toda parte?
Você sabe qual é a resposta correta para esta pergunta? Muitos duvidam que ela esteja presente em tudo e em toda parte, enquanto que outros afirmam positivamente. Mas, será que ela está mesmo presente em tudo, na natureza, no universo, nas nossas vidas, no lazer, nos jogos, na propagação da luz, na arquitetura e nas construções, numa quadra de esportes, etc.? Frisamos que, quando vamos ao supermercado fazer nossas compras, veja quantos conteúdos da matemática são verificados, como na comparação dos preços das diversas marcas, na quantidade de suas medidas, nos volumes dos diversos produtos ofertados, etc.  Outro exemplo também está relacionado ao conteúdo da matemática chamado: Matemática Financeira, que encontra-se presente quando vamos ao Banco ou qualquer outra instituição financeira realizar nossas operações de crédito, como no recebimento de juros sobre o capital que aplicamos por certo período fixado, e nesta ocasião, podemos verificar por exemplo, o sistema de juros compostos utilizados numa caderneta de poupança, ou quando compramos um CDB (Certificado de Depóstio Bancário), em que estas operações geram juros e impostos, que são calculados e descontados sobre os recursos que ali disponibilizamos.

Será que a Matemática Poderia Explicar nosso Universo? 
Pesquisando o tema, soubemos que "Douglas Adams (1952-2001)", grande escritor britânico e ativista ambiental, e que se declarava religiosamente como ateu, achava que tudo seria explicado pelas ciências, quando em suas publicações, ele nos revelou que a matemática tem desempenhado um papel marcante na compreensão do nosso mundo e se faz presente em todo nosso universo.
A ideia de que tudo é, em certo sentido, explicado pelas leis da matemática figura nos estudos pitagóricos da Grécia antiga e que gerou séculos de discussões entre físicos e filósofos acerca deles. No século 17, "Galileo Galilei"(1564-1642), grande pensador, filósofo, matemático, físico, o qual era polivalente em suas atividades, declarou que o nosso universo é um "grande livro" que foi todo escrito, usando de uma linguagem matemática, e que somente esta ciência poderá nos explicar suas leis, seus mistérios ocultos, entre outros fatos encontrados e tidos ainda como indecifráveis.
Mais recentemente, "Eugene Paul Wigner (1902-1995)" que ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1963, renomado físico húngaro, argumentou no ano de 1960 que "a eficácia razoável da matemática nas ciências naturais" exigiu uma explicação muito minuciosa acerca de suas leis físicas, para explicar toda sua existência e estrutura misteriosa.  Ele afirmou que: “a matemática possui uma beleza suprema, fria e austera, como a de uma escultura, vista sem precedentes, a qualquer parte da nossa natureza, sem a pompa, e se revela como uma linda obra de pintura ou da música, ainda sublimemente pura, e capaz de atingir uma perfeição suprema, como somente uma grande obra de arte poderia nos mostrar”.
Se você parar de ler esta matéria agora, somente por alguns momentos e observar as coisas ao seu redor, com certeza vai visualizar muitas coisas que trazem muita matemática oculta, como: móveis com desenhos ou design curiosos, construções com estilos góticos ou geométricos, nossa exuberante natureza, muitos objetos, talvez luzes que estão percorrendo distâncias incalculáveis, o sol, vários outros astros, planetas, estrelas, etc. Será que em todas estas coisas materiais visíveis e até invisíveis, como novos mundos a serem descobertos, objetos e materiais, está presente toda essa matemática que estamos falando agora?  Ou, você acha que nada disso poderá explicar tais fatos e leis. Talvez, uma das invenções mais úteis da Matemática seja os números, porque possibilitou a todos os povos contabilizar seus pertences, organizar suas finanças, gerando muitos outros estudos baseados nestes símbolos, incluindo a calculadora e mais recentemente o computador. Para você saber mais sobre eles, inclusive suas operações básicas, visite nosso post chamado: As Operações Básicas da Matemática. Mas, sabemos que a Matemática nos diz muito mais do que simplesmente apresentar operações aritméticas com seus números, sinais, símbolos, e que são muito utilizados em nossas operações numéricas cotidianas, como nas atividades comerciais, nos registros de contabilidade, etc.  Ainda, podemos escrever alguns números aqui e acolá, como vemos por exemplo, os números das página de uma revista, mas frisamos que estes são apenas símbolos inventados pelo homem  e que são usados por algumas pessoas comuns, mas eles dificilmente, poderão ser usados para refletir e explicar tudo que está presente no nosso universo, com suas leis físicas que ainda não dominamos completamente, mas que sem dúvida existem e com a evolução científica, fatalmente serão descobertas num futuro não muito distante e que exigirão muito estudo de nossa parte.  Somente para ilustrar um dos números muito utilizados pelos pesquisadores, artistas e matemáticos, muito presente nas obras de arte, pintura, arquitetura, engenharia, entre outros foi o famoso número de ouro, que se você quiser poderá se inteirar acessando nosso post sobre ele e garantimos que irá se surpreender.

Quando você olha em torno de si,  poderá observar certos padrões geométricos ou formas que se repetem e que também podem ser encontrados na natureza, no seu cotidiano, etc. E, poderá encontrar desenhos feitos pelo homem, como a forma retangular de um móvel, de um livro, mas será que encontramos todos padrões também na natureza? Pode ser que todos padrões ainda não foram encontrados, mas alguns poucos sim, basta acessar nosso post chamado: A Sequência de Fibonacci e lá você vai encontrar certos padrões que estão muito presentes nas plantas, nos seres vivos, inclusive no corpo humano, que recomendamos que acesse e confira!  

Somente para ilustrar, informamos que as trajetórias percorridas por qualquer objeto ou matéria que são jogadas com uma certa força ao espaço e que têm sempre uma mesma forma, são chamadas de parábola de cabeça para baixo. Quando observamos como as coisas se movem em torno de órbitas no espaço, descobrimos outra forma recorrente: a elipse. Além disso, estas duas formas estão relacionadas: A ponta de uma elipse muito alongada é formada quase exatamente como uma parábola. Assim, de fato, todas estas trajetórias são simplesmente partes de elipses.

Nós, como seres humanos, temos recorrentemente observados muitas formas  adicionais e padrões extras na natureza, envolvendo não só movimento da gravidade, mas também verificados nos campos da eletricidade, magnetismo, luz, calor, química, radioatividade e partículas subatômicas. Esses padrões são estudados e resumidos pelas chamadas leis da física. Tal como a forma de uma elipse, todas essas leis podem ser descritas por meio de equações matemáticas e que são muitas vezes, ainda difíceis de serem explicadas.
As equações não são as únicas formas da matemática que são usadas para explicar as leis da natureza, existem também muitos argumentos,  números e séries aritméticas e geométricas que poderão ser usados neste sentido. Ao contrário das criações humanas, como os números das páginas de um livro ou de uma revista, agora estamos falando de algumas teorias que são propriedades básicas de nossa realidade física e, que se fazem presentes em todo nosso universo.

Você já parou para pensar num número que representa a dimensionalidade do nosso espaço, que se divide em três dimensões, mas por que será que existem apenas três dimensões em vez de quatro, duas ou mais?  Tudo isto ainda são fatos que ainda estão sendo estudados e descobertos pelos atuais cientistas pelo mundo afora.

Se olharmos cuidadosamente ao nosso redor, parece que encontraremos cada vez mais a Matemática e também outras ciências presentes no cotidiano das pessoas, escrevendo e explicando fatos da natureza, com suas leis próprias, que se fazem presentes em nossas vidas e quem sabe em todo nosso universo. 

Conclusão:






A Matemática ainda tem muito a oferecer e nos explicar em termos científicos, sobre certos padrões e fatos inexplicáveis, tais como: afirmar se o nosso mundo é finito ou infinito, se existe vida fora do planeta Terra e quem sabe, possa um dia, descrever nosso mundo, talvez como uma linda equação matemática, como já sonharam vários estudiosos deste conceituado campo do conhecimento. Mas, voltando à realidade, sabemos que explicar todos os fatos encontrados na nossa realidade, apresentando soluções concretas para nosso mundo, com suas complicadas leis. Saber decifrar também como o mundo se formou, como se propaga a luz, a energia, os movimentos, e a órbitas dos planetas, vencer a velocidade da luz, etc. são grandes desafios e tarefas que ainda deverão levar muitos anos de estudos e envolverão muitas brilhantes mentes neste sentido. Acreditamos que essas dicas da natureza, nos mostrando o caminho para que ocorra nossa evolução cientifica e que hoje pouco conhecemos, mas que sem dúvidas, estão presentes no nosso universo, com suas leis próprias, obedecendo a certos padrões que estão muito presentes no mundo físico, possam ser uteis para explicar um pouco do nosso mundo e quem sabe poderia resolver parte de nossos problemas cotidianos. Ainda, sabemos que nossos atuais sistemas computacionais e toda tecnologia desenvolvida, que hoje é uma realidade, também poderiam ser usados a nosso favor para explicar o comportamento de muitos padrões encontrados na natureza e no universo que ainda não sabemos distinguir plenamente. 
Atenção: 
Se quiser acessar conteúdos envolvendo a pedagogia da matemática, acesse nosso marcador chamado pedagogia e garantimos que encontrará muitas dicas pedagógicas e sugestões úteis para uso eficiente em suas aulas. Esperamos que tenham gostado do assunto, mas se quiser acrescentar, perguntar, criticar ou nos elogiar ou simplesmente deixar sua opinião, use o espaço para comentários localizado no espaço ao final deste post que publicaremos no menor prazo possível.
Caso queira compartilhar com seus amigos ou pares, recomendamos usar os atalhos para as redes sociais ao final da matéria.  Desde já, agradecemos sua visita e seu parecer. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer