Muito Obrigado pela visita! Aproveite para se cadastrar gratuitamente como seguidor(a).

O primeiro dia de vida de uma criança, segundo "Chico Xavier" é a sua primeira aula! Conheça aqui mais de 400 artigos relacionados com Educação e a Matemática. Acesse e compartilhe!
Hoje é


Quer aprender Raciocínio Lógico, realizando muitas atividades e estudando sozinho? - Para acessar: →

Translate

sábado, 12 de setembro de 2015

A Criatividade na Educação das Crianças!

Aprenda jogos e brincadeiras para estimular a criatividade e a educação das crianças!

Para a sua ciência, enfatizamos que a diversão e a criatividade andam sempre de mãos dadas, para estimular a criatividade e o aprendizado das crianças em qualquer idade, seja em qualquer campo de conteúdos escolares, inclusive da Matemática.

Os jogos e também algumas brincadeiras infantis são muito importantes na infância e em toda a adolescência. Portanto, incentive-os a jogar e a brincar de forma criativa, porque pode ser uma forma interessante de desenvolver habilidades diferentes, estimulando a criatividade, formando crianças mais felizes e futuramente adultos mais criativos e inteligentes. Para você ter algumas ideias, vamos  ver neste artigo, algumas opções para fazê-lo, e que você como responsável ou educador possa aplicar com seus baixinhos, seja na sua casa ou mesmo na sua escola.

O aspecto lúdico que estas atividades proporcionam são fundamentais para o desenvolvimento e formação da personalidade de qualquer criança. A alegria contagiante e o amor que a criança ou jovem têm quando brincam e jogam com seus pares, com certeza é a fase mais importante de sua vida, pelo menos para eles e podem levar o aprendizado nestas relações para o resto de suas vidas.  Quem não se lembra, com muita satisfação e alegria, dos seus tempos de criança, quando participava de brincadeiras na escola, clube, rua, na calçada ou praticando aqueles joguinhos, como damas, xadrez, bolinhas de gude, amarelinhas, blocos lógicos, entre tantos outros. Para saber outras ideias, usando das recreações para incentivar o aprendizado em todos os níveis de aprendizado, sugerimos acessar gratuitamente nosso material disponível no marcador: Recreações!

Mas, sabemos também de verdade, que nem todos os jogos são produtivos, quando usados para desenvolver e incentivar determinados aspectos da sua personalidade, inclusive para o aprendizado escolar. Por isso, evite aqueles jogos e atividades que possam estimular a violência, o terror, ou aqueles que possam estimular negativamente a mente principalmente das crianças menores. Nunca deixe sua criança vendo televisão e programas, sem controle, porque sabemos, alguns programas e séries podem incitar a mente de forma negativa, mostrando matérias inadequadas para a idade delas.  Mesmo quando as crianças brincam, devemos acompanhar suas atitudes, por exemplo, devemos ensiná-las, nesta ocasião, as noções de organização, ansiedade, etc. Para desenvolver noções de organização e espaço, cuide de que todos seus brinquedos sejam guardados e acomodados, por exemplo, numa grande caixa e que, após seu uso sejam novamente acomodados na caixa, pelos pequenos de forma adequada sob sua supervisão, mas nunca exagere, propondo sanções e castigos, quando isso não ocorrer de forma satisfatória, pois poderíamos indiretamente, estimular o medo de errar e isso também é um grave problema para o aprendizado escolar no futuro.  

Como Desenvolver a Criatividade nas Crianças e Adolescentes!





A criatividade, por exemplo, pode ser uma das maiores virtudes para desenvolver o aprendizado e a educação, e que pode estar latente à espera daquele famoso "empurrão" para ela surgir positivamente. Então, estimular e motivar é uma missão fundamental de sua parte, como pessoas responsáveis pelo desenvolvimento destas crianças e adolescentes. Existem muitos jogos e também outras opções de diversão, brincadeiras, que podem ajudá-lo a desenvolver a mente delas e, que talvez seja desconhecida por muitos educadores menos avisados. 
Pensando nisso, sugerimos algumas dicas, para se divertirem aprendendo e desenvolvendo a criatividade infantil, bem como de adultos, tais como: 

  1. Relacionadas com desenho, pintura e jogos: Tudo depende da idade. Se você se relaciona com crianças de pequena idade, você pode incentivá-las a pintar e desenhar livremente. Para ajudar, você pode sugerir algumas atividades, orientações, usando desta temática. Mas, nunca deverá limitá-las por completo, apenas estimule-as de forma educativa e criativa. Para aqueles que já tem um pouco mais de idade, jogos de estilo de Pictionary(desenho), charadas, sudoku, etc., podem ser um bom caminho, porque combina a velocidade, concepção e interpretação.
  2. Artesanato: Esta é uma outra atividade muito interessante que eles podem desenvolver, com suas próprias mãos, desenvolvendo muito mais a sua criatividade. Alguns vão gostar mais, como a maioria das meninas, as outras crianças, talvez possam rejeitar um pouco no começo, mas depois também se integrarão e caso isto não ocorra, poderá propor outras atividades adicionais e diferenciadas. Mas, de um jeito ou de outro, você pode deixá-los ver livremente o que eles gostem e podem fazer, como criar coisas manuais e isso, será uma sensação incomparável para eles. Você pode, até mesmo, incutir aspectos, tais como trabalhos com a reciclagem de materiais, trabalho com jornais, pesquisando números, gráficos, notícias ecológicas, etc., sempre com a participação ativa deles, ou mesmo incentivando trabalhos envolvendo a proteção da natureza, dos animais, entre outros.
  3. Jogos de adivinhação: Atividades como palavras cruzadas, caça-palavras, sopinha de letras, anagramas, jogos de puzzles, enigmas, quebra cabeças, crivos de separação do que é útil ou não, quizzes lógicos para crianças e até para adolescentes e adultos com respostas, são tipos de entretenimentos, não só para envolver alguma atividade mental, mas também ajudá-los a desenvolver certas habilidades, aprender coisas e estimular aspectos interessantes de sua mentalidade. Devemos colocá-los sempre a nosso dispor para consolidar e criarmos um ambiente saudável e propício para gerar muita criatividade e aprendizado aos alunos.
EXEMPLOS DE ATIVIDADES:
1) Observe a tabela abaixo e descubra quantos animais, você encontra usando a horizontal e vertical?
A
S
A
P
O
Z
B
U
A
C
T
A
T
U
B
A
N
D
A
A
A
R
R
O
Z
M
A
T
O
V
P
A
R
D
A
L
P
R
E
A
J
U
I
Z
A
L
M
A
Z
L
M
E
D
I
C
I
N
A
K
0
A
B
A
N
C
O
B
R
S
I
F
A
R
M
A
C
I
A
H
G
U
I
A
B
A
N
D
A
B
A
H
O
J
E
A
M
A
N
D
I

Resposta: 04 animais.
São elas: SAPO, TATU, PARDAL e CAVALO.

2) Quantos triângulos você vê na figura abaixo?

Resposta: 13 

São eles: ADE, DFG, DEG, EGH, FBI, FIG, GIJ, GJH, HJC, DBJ, EIC, AFH e ABC.








Nota: Para conhecer outros jogos didáticos, focados na aprendizagem de Matemática, acesse de forma grátis o nosso marcador chamado: Jogos Didáticos na Matemática!
Conclusão:
Vimos com esta matéria, como atividades simples e de forma lúdica, sempre proporcionam um aprendizado com maior qualidade e satisfação, fazendo com que nossos alunos e crianças possam aprender, se divertindo, sendo que mesmo brincando, estariam com certeza também aprendendo. Tudo o que foi proposto aqui, também pode ser adaptado e implementado para o ensino da matemática, adotando brincadeiras e jogos que estimulem as crianças e os adolescentes aprenderem atividades como: contar, somar, multiplicar, dividir, etc. Enfatizamos que aqui mesmo, em nosso Blog você vai encontrar muitas outras formas de proporcionar noções e conselhos para um bom aprendizado de conteúdos da matemática, usando materiais de baixo custo, e que você poderá acessar, Clicando Aqui ou pesquisando o nosso post: Dicas de baixo custo para o ensino lúdico da matemática.

Atenção: Se gostou e quiser compartilhar com seus amigos, use os atalhos para as redes sociais, localizados ao final da matéria, ou indique nosso endereço, aos mesmos.
Caso tenha dúvidas, seja para elogiar, criticar ou deixar sua sugestão, use o espaço para comentários, logo abaixo, que será respondido no menor prazo possível.  Desde já, agradecemos sua visita e parecer. Muito obrigado!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...