A Física Quântica Aplicada à Saúde!

O que a Física Quântica tem a ver com a saúde?
Todos nós, aprendemos  desde a escola infantil que nosso corpo é constituído por cabeça, tronco e membros, que devem estar perfeitamente integrados fisicamente para executar funções vitais para uma vida saudável e equilibrada. No entanto, nosso cérebro, mente, ossos, e demais elementos físicos e químicos de nosso corpo, basicamente são constituídos por células, átomos, água, entre outras estruturas que realizam certas atividades rotineiras, consumindo energias que o nosso organismo produz diariamente. A energia  que necessitamos são obtidas quando ingerimos e processamos certos alimentos considerados saudáveis em nossas refeições. Por isso manter uma alimentação saudável e balanceada, assim como levarmos uma vida com atividades físicas regulares, e também uma boa hidratação e exposição comedida ao sol, sendo um pouco pela manhã e a tarde, também vão nos ajudar muito em equilibrar estas energias que são produzidas e consumidas em nossa vida cotidiana. 

Estudos recentes, estão sendo focados na qualidade desta energia, pois ela é de muita importância em quase tudo que conhecemos, em nosso corpo, na terra, na natureza, no universo. Sabemos que a natureza só pode produzir frutos, flores, etc. porque realiza a fotossíntese (que é a síntese de moléculas orgânicas, a partir do dióxido de carbono atmosférico e da água, utilizando a luz como fonte de energia) para gerar energias necessários para sua sobrevivência eficaz, claro que ela vai retirar da terra também outros ricos alimentos, como minerais para sua manutenção saudável neste processo. Assim como a natureza, nós também nos alimentamos regularmente, para gerarmos energias suficiente para manter nosso corpo equilibrado em perfeito funcionamento, as quais são utilizadas para mover músculos, realizar as atividades físicas e cotidianas, e até aquelas que são usadas por nossa mente. Outro fator importante considerado é o aspecto psicológico, como a força do pensamento, que também é responsável para nos manter equilibrados e que pode até ocasionar certos desequilíbrios prejudiciais ao nosso corpo e mente, quando fizermos uso dele negativamente. Como já aprendemos, vale aquela famosa frase: mente saudável, corpo saudável. Sabe-se que as energias geradas pelo consumo de alimentos em nosso sistema digestivo, quando insuficientes ou excessivas podem trazer certos desequilíbrios e poderá ocasionar até o surgimento de algumas doenças ao nosso corpo físico.  E, devemos encarar isso, não como um castigo, fraqueza ou azar, e sim uma forma que nosso corpo usa para nos informar que existe alguma coisa que não vai bem e precisa de algum ajuste.


A Física Quântica é indicada para aliviar muitas doenças, quais são elas?
Como já frisamos, a descoberta da energia quântica se deu há mais de cem anos pelo físico alemão Max Planck, que é considerado o pai da Teoria Quântica. Ele defendeu a ação dos Quantuns Energéticos, atuando sobre o metabolismo e ativando os processos biológicos e imunológicos do corpo humano. No final dos anos 1980, surgiu na Rússia a Medicina Quântica, partindo do conceito que cada doença, pode resultar do desequilíbrio do nível informativo e das correntes de energia do corpo humano, chamados de meridianos enérgicos, que uma vez restabelecidos usando de algumas técnicas com este tipo de energia podem restabelecer e criar novamente o potencial enérgico da célula, que foi chamado como “Central Elétrica do Homem”, em conseqüência disso, a doença e a dor vem a desaparecer.

Hoje, praticamente quase todas as doenças podem ser tratadas utilizando as terapias alternativas e também plea Medicina Quântica. As intervenções de radioterapia e quimioterapia, quando acompanhadas das terapias quânticas reduzem drasticamente os efeitos colaterais comuns nessas terapias invasivas. As terapias quânticas possuem excelentes resultados nas doenças crônicas, como asma, alergias, diabetes, depressão, câncer, fibromialgia, esclerose múltipla, entre outras, muitas delas consideradas incuráveis dentro da abordagem meramente alopática, que seria voltada apenas para a eliminação dos sintomas.

O desconhecimento dessas terapias por muitas pessoas ainda se dá pelo fato de que a formação preponderante dos profissionais é voltada para a supressão dos sintomas através das drogas alopáticas, causadoras de outros sintomas, os famosos efeitos colaterais. O fracasso desse modelo com a escalada alarmante das doenças crônicas em todo o mundo abriu a janela para o modelo quântico, capaz de olhar para a dimensão humana em toda a sua complexidade. Em todo o mundo, novas pesquisas estão sendo desenvolvidas e novas e eficientes tecnologias não invasivas estão sendo criadas, fortalecendo o campo de uma abordagem de saúde integral.


A Constante de Planck
O grande físico "Max Planck" que estudou e desenvolveu parte da Física Quântica, tentando compreender a energia irradiada pelo espectro(intensidade propagada) da radiação térmica, e que é expressa como ondas eletromagnéticas, as quais são produzidas por qualquer organismo emissor de calor, a uma temperatura x, descobriu, depois de muitas experiências e cálculos, à revolucionária ‘constante de Planck’, que revolucionou os princípios da física clássica e que agora vem sendo aplicada para equilibrar também nossa saúde física.

A constante de Planck, que é representada por h, é uma das constantes fundamentais da Física Quântica. Ela tem um papel fundamental na Mecânica quântica, aparecendo sempre no estudo de fenômenos em que a explicação por meio da mecânica quântica é tida como relevante.  Seu valor é de aproximadamente: h = 6,63x10-34J.s. Uma aplicação do uso dessa constante é a determinação da energia de um fóton, dada pela seguinte equação: E = h.v., sendo que E é a energia de um quantum, h é a constante e v é a frequência de radiação.

A conexão da Mecânica Quântica com os conceitos chamados como a não localidade (estados quânticos entrelaçados) e da causalidade (relação de causa e efeito), levou estes estudos a uma ligação mais profunda com conceitos filosóficos, psicológicos e espirituais. Hoje, há uma forte tendência em unir os conceitos quânticos às teorias sobre a nossa consciência, como nos indicar que as pessoas são movidas por energias, as quais podem ser positivas e também negativas.  Se somos movidos por energias, então devemos trabalhar elas, em nosso benefício, buscando sempre a obtenção daquelas positivas, para manter uma saúde de qualidade e bastante equilibrada.


A polêmica relação entre Física e Religião!
Sabe-se que ciência e religião hoje convivem harmonicamente, mas em outros tempos remotos não era bem assim que acontecia e muitas vezes houve discordâncias e até muito distanciamento neste relacionamento. A ciência tem uma relação complexa com a religião; algumas doutrinas religiosas, por vezes influenciaram o desenvolvimento científico, enquanto o conhecimento científico tem surtido efeitos sobre crenças religiosas. Sabemos que fatos científicos sempre devem ser provados, debatidos, e demonstrados como verdadeiros para que a ciência os aprove, enquanto que a religião abrange muito os aspectos da fé, e suas afirmações podem ser metafóricas e interpretadas de muitas formas pelos seus seguidores, sem nenhum desmerecimento de sua importância em nossas vidas. Crermos num grande arquiteto chamado Deus ou qualquer outra força criadora deste grande universo sempre foi aceito e discutido por muitos cientistas, como você pode conferir em nossa matéria chamada: Deus e a Matemática! que vale muito a pena acessar e se inteirar da história do grande matemático chamado: "Carl Friedrich Gauss". Mas, falando em Física Quântica, ainda existem muitos relatos polêmicos que envolvem aspectos místicos e até religiosos sobre estas novas ideias, como as afirmações do físico indiano "Amit Goswami" que se vale destes conceitos científicos, para nos posicionar da existência da imortalidade, da reencarnação e da vida após a morte. Muitas religiões, especialmente as de origem orientais, já afirmam que manter energias positivas equilibram nosso corpo e mente, e que até podem curar certas doenças, mas isto pretendemos abordar numa outra oportunidade.

As ideias de um famoso Professor de Física da universidade de Oregon, Ph.D em física quântica, e que foram usadas no filme “Quem somos nós?” ou "What the Bleep Do We Know!?", dirigido por William Arntz são encaradas de forma polêmica e abrangem aspectos de religiosidade e ciência. Nesta, e em outras obras como: A Física da Alma, O Médico Quântico, etc, vemos a conciliação entre física quântica, espiritualidade, medicina, filosofia e os estudos sobre a consciência do homem. 


Focando no livro "A Física da alma", que é uma obra de "Amit Goswami", sabe-se que ele passa uma explicação científica para a reencarnação, para a imortalidade e a experiência de quase-morte,  empregando os fundamentos da física quântica para explicar e provar cientificamente conceitos místicos como da imortalidade, reencarnação e pós-vida. Este pesquisador indiano promete revolucionar os principais conceitos da medicina, da física e da filosofia, ao reunir ciência, espiritualidade e consciência, para nos mostrar como esses elementos são não apenas compatíveis, mas fornecem o suporte essencial um ao outro.

Nesta mesma linha de pensamento, outros pesquisadores renomados afirmam que: “A consciência do sujeito que examina a trajetória de um elétron pode definir como será o seu comportamento”. Então, indubitavelmente, o papel da consciência no âmbito da teoria quântica é imprescindível, pois no futuro vai nos dar respostas importantes para a nossa vida.

Por todas estas questões apresentadas, o assunto tem se tornado curioso e por vezes até mistico em alguns aspectos. Então, estudar como a energia age em nossa mente, em nossa estrutura, pode nos levar a entender, de modo preciso, como nos mantermos equilibrado.  

A Física Quântica é uma das ferramentas mais recentes da Física Moderna, que estuda o mundo subatômico, inclusive do microcosmo da matéria do qual todos nós somos feitos e isso, por si só já traz muita discussão, que ainda vai demandar muito estudo ao longo dos próximos anos e até décadas, mas não descartamos a polêmica sobre o tema.

No entanto, é fato que os princípios da Física Quântica proporciona o desenvolvimento das tecnologias mais avançadas do nosso tempo, que vão desde os raios lasers, ressonância magnética, tomografia computadorizada, inclusive da nanotecnologia, muito utilizadas em benefícios a todos nós, principalmente na área da saúde.  Aqui em nosso blog, você vai encontrar um estudo completo sobre o tema energia, incluindo a teoria da relatividade do grande físico Albert Einstein, que vale muito a pena se inteirar, bastando acessar nosso post: Fontes de Energia e a Teoria da Relatividade de Einstein!

Os Benefícios Alcançados pela Física Quântica!






A abordagem quântica contempla o ser humano em todas as suas dimensões: física, mental, emocional e espiritual. Através dessa perspectiva, o sintoma de uma doença transforma-se numa excelente oportunidade do ser humano se olhar integralmente, buscando aperfeiçoar-se e equilibrar-se energeticamente. 

Por exemplo, se ingerimos muitos alimentos gordurosos, com certeza, vamos desequilibrar alguma parte de nosso corpo e sobrecarregar nosso organismo com certas substâncias nocivas, que pode ocasionar o aumento de peso, tendência a aumentar nossa pressão arterial, aumento dos níveis de colesterol LDL (Low Density Lipoprotein) que é considerado ruim para nosso corpo. Tudo isso, pode desequilibrar nossas energias salutares e podemos, inclusive vir a ter várias doenças que na verdade estão lhe informando deste desequilíbrio energético que foi ocasionado por nós mesmos. A eliminação de um sintoma físico como este, por exemplo, deve ser sempre acompanhado da busca do autoconhecimento, o que nos torna mais felizes e responsáveis pela nossa realidade, ao invés de nos colocarmos como vítimas.
 
Nessa abordagem, o mais importante é estimular as pessoas, ao entendimento da causa que proporcionou algum desequilíbrio. Desse modo, podemos agir dentro de uma perspectiva de prevenirmos as doenças e a termos atitudes que promovam a saúde de nosso corpo. O foco passa a ser a saúde e não a doença. 

Adotarmos o hábito saudável e promovermos mudanças alimentares, com novas atitudes mentais, possibilitam lidar melhor com as emoções destrutivas, bem como estímular práticas contemplativas, meditativas e físicas, como ações voltadas para promover saúde, bem-estar e consequentemente prevenir eventuais doenças.

A utilização de terapias não invasivas como Homeopatia, Terapias Florais, Fitoterapia, Reiki(meditação-energia vital), bem como acupuntura, entre outras, fazem parte de uma ação de cuidados com o corpo e o uso das substâncias tóxicas devem ser utilizadas somente como última opção e não a primeira a ser usada, com exceção das emergências médicas, que na verdade, exigem ações invasivas, como no uso dos antibióticos com naturalidade, por exemplo.

Qualquer pessoa pode ter acesso a uma abordagem quântica na sua saúde. A atitude da pessoa perante o processo é fundamental para acelerar a recuperação. Para isso, devemos procurar por um profissional eficiente dessa área e deve estar consciente de que ele é apenas um mediador e facilitador da cura, capaz de estimular o paciente da sua capacidade de se reconciliar internamente nos diversos níveis, investigando o que está por trás dos sintomas físicos que provocou sua doença.  O essencial é estimular em cada um o papel de investigador e responsável pela sua saúde e pela sua qualidade de vida.


CONCLUSÃO:
Você, assim como eu, estamos nos perguntando até onde vai o mito, religião e a realidade, mas certamente podemos afirmar que muitas pessoas estão sendo beneficiadas usando da Física Quântica. Sabemos que se trata de um campo novo do conhecimento, que devemos tratar com muito cuidado, e que vai demandar ainda muitos estudos e pesquisas para se consolidar e produzir segurança em suas aplicações benéficas, como na cura eficaz de todas as doenças do ser humano. Contudo, aconselhamos que nunca devemos deixar de usar a medicina tradicional alopática, quando estivermos com problemas de saúde, mas buscar outras fontes alternativas e menos invasiva, para nos equilibrar e quem sabe até promover a cura de nossas doenças serão sempre bem aceitas e bem-vindas por todos. 
Esperamos que tenham gostado do assunto, mas se ficou dúvidas, e quiser esclarecimentos, use o espaço para comentários, localizado logo ao final da matéria que serão atendidos no menor prazo possível. Você pode usar também o mesmo lugar para criticar, elogiar, retificar ou simplesmente deixar seu parecer. 
Caso queira divulgar aos seus amigos, use o atalho para as redes sociais localizados ao final do post ou indique o endereço do blog aos mesmos. Desde já, agrademos sua visita, parecer e o convidamos para se cadastrar como nosso seguidor e nos ajudar na divulgação do site. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

  1. é isso ae Luiz a energia quantiica ou fisica quantica é hoje uma realidade,no caso do colchão que vendemos possue energia bioquantica que é produzida por uma manta quantica , enfim muito boa a sua materia parabens..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos sua visita ao Blog e também ao seu elogio. Realmente a energia quântica vem sendo muito utilizada para equilibrar as energias, mas não sabia que ela também vem sendo aplicada com tecnologia para proporcionar benefícios ao sono, como vemos nos colchões mais sofisticados, como o que você representa com muita eficiência. Desejo sucesso e bons negócios!

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer