Ideias de Gandhi para uma Educação de Qualidade!

As ideias de Mahatma Gandhi para construir uma educação de qualidade!
Gandhi(1869-1948) foi um grande líder pacifista indiano e homem de múltiplas facetas, considerado por muitos, como um pensador formador de opiniões, ativista defensor dos direitos humanos, filósofo e grande educador, e que sempre foi sinônimo de sabedoria, especialmente por sua ideias e pensamentos sobre questões éticas, políticas, e educativas, acima de todos os conflitos políticos e ideológicos vivenciados, enquanto participou ativamente de sua sociedade, onde atuou com profunda sabedoria e influência.  Gandhi  lutou incessantemente pela independência da Índia e retirada imediata dos britânicos do seu país, que veio a ocorrer no ano de 1947.  Segundo algumas fontes pesquisadas, ele recorria a jejuns, marchas e até a desobediência civil, incentivando o não pagamento de impostos e o não consumo de produtos ingleses, para garantir que os direitos dos indianos fossem respeitados.  Ele mesmo, desde jovem já tinha muito nítida sua opinião sobre questões educativas, conforme você pode verificar acessando nosso post chamado: Famoso Diálogo de Ganchi com seu Professor Arrogante, onde verifica-se que ele teve problemas de relacionamento com um de seus professores, quando ainda era aluno e cursava Direito em Londres na Inglaterra.
  
Contudo, seu ponto de vista, sobre a educação nos diz que ele sempre defendeu uma educação integral, e não apenas uma alfabetização superficial, sem participação efetiva em todos seus aspectos ideológicos. Para ele, o individuo além de saber ler e escrever, deveria participar ativamente da sociedade, exercendo todos seus direitos e defendo seus ideais efetivamente. Ele ressaltou sobre o desenvolvimento de uma criança como um todo, e não apenas na formação alfabetizada de sua mente.

Gandhi entendia que a educação, deveria proporcionar o desenvolvimento completo do ser ao longo da escola, formando  melhores crianças e futuros homens e cidadãos conscientes, desenvolvendo neles, valores morais e educativos, formando sua mente e também o seu espírito.  Assim entendemos que ela(criança) deveria aprender, além das matérias ensinadas como ler, escrever, somar, subtrair, multiplicar, etc. e ao final, formá-las como mulheres e homens defensores de sua pátria e de seus direitos, e propiciar nelas também o início de sua religiosidade. Dizia ele que a verdadeira dificuldade encontrada pelos educadores  na escola é que estas pessoas não têm ideia de quanto que a educação pode contribuir e proporcionar verdadeiramente a todos seus aprendizes para torná-los homens de valor, éticos e participativos.

O Equívoco da Educação Escolar!






Avaliamos nossa escola e seus valores educacionais, equivocadamente da mesma forma como nós defendemos o valor da terra ou de ações no mercado financeiro como, aplicações da bolsa de valores, entre outros. Hoje, queremos que a educação apenas capacite o aluno a ganhar e lucrar mais e sempre mais, deixando de lado a moral, sua formação espiritual e consequentemente temos homens cada vez mais egoístas, sem religiosidade, ateus e corruptos. Nós todos, como educadores que somos, infelizmente quase não pensamos na melhoria do caráter do educandos. Uma educação deverá formar melhores cidadãos em todos os sentidos, seja para vencerem na vida pessoal e profissional, mas também terem valores espirituais mais aprimorados. Questionava ele então, se não for desta forma, então por que eles deveriam ser educados? Enquanto persistirem essas ideias equivocadas, não existe esperanças, para sabermos o verdadeiro valor da educação de qualidade pelo mundo.

Relacionamento Professor e Aluno
Segundo Gandhi, um professor que estabelece um bom diálogo e relacionamento com seus alunos, torna-se um como eles, aprende também com eles, muito mais do que poderia ensiná-los. Ele diz, que muito aprendeu com seus discípulos e seguidores, pois todos eles sempre tiveram algo a lhe ensinar. Sempre que estamos dialogando com alguém, com certeza, vamos aprender com esta pessoa, seja no campo escolar, profissional, sentimental, entre outros. Na verdade, se focarmos no aprendizado escolar, quase sempre, aprendemos mais do que ensinamos. Desta forma, um verdadeiro professor deve considerar a si mesmo, como um estudante de seus alunos. Adotando esta postura com humildade e sabedoria, com certeza o aprendizado vai fluir de maneira positiva e satisfatória.
Ressalta ele que a alfabetização por si só, não é educação. A alfabetização não é o inicio, nem o fim da educação. O ensino básico liga as crianças, quer das cidades ou do campo, e elas aprendem muito mais com seus relacionamentos entre si do que ouvindo teorias abstratas sem muitos fundamentos.  As crianças aprendem muito mais pelos exemplos observados no relacionamento com seus pais, na escola quando estão envolvidas em atividades lúdicas. Se uma criança, não aprender a dividir seus brinquedos, seu lanche, com seus pares, com certeza, poderá se transformar, sem que percebamos, num adulto egoísta, etc.  
O amor requer que a verdadeira educação deve ser facilmente acessível e disponível a todos e devem ser proporcionados de forma efetiva a todos jovens, adultos e crianças.  Devemos gastar cada minuto de nossa vida útil, para aprender cada vez mais e isso vai fazer toda a diferença para todos, enquanto cidadãos conscientes e participativos.
Eles nos diz, que todo aprendiz deve fazer seus questionamentos persistentes e ter uma curiosidade saudável, para ter sucesso numa aprendizagem de qualquer tipo e nível de conhecimentos, por isso usar artifícios para motivar a criança deve ser uma constante na vida profissional de qualquer educador.

Conclusão:
Em resumo, podemos observar que o grande líder Gandhi nos deixou grandes ensinamentos, que talvez todos deveríamos adotar, ou seja, ensinar e aprender com os alunos, usar sempre a motivação, propiciando um ambiente benéfico para ensinar e aprender, etc.  Acreditamos que saber ouvir sempre o questionamento de uma criança, sanando suas dúvidas, e fazendo com que ela aprenda com seus erros, talvez seja uma atitude positiva que pode fazer muita diferença para ocorrer um bom aprendizado. 
Talvez, o mais importante nesta mensagem, esteja sendo dirigida para a família, a qual deve ensinar, sempre dando o melhor exemplo, ou seja, suas atitudes, seus comportamentos, muitas vezes ensinam mais suas crianças do que aqueles conteúdos verbais escolares, pois sabemos que elas, nesta idade aprendem muito mais pelo exemplo que é observado cotidianamente.

Por exemplo, se você faz uso de drogas, cigarro, bebidas na frente delas, ou quem sabe, manda falar que não está para não atender a porta, o telefone, tome cuidado porque você pode estar passando um ensinamento equivocado e com certeza isso, será repetido por elas futuramente. 

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