Os Desafios das Medidas de Massa

Os Desafios Mundiais das Medidas de Massa!

Ainda hoje, fazemos muita confusão para entender as diferenças entre massa, corpo e peso. Observe, por exemplo, se o peso de seu corpo aqui no nosso planeta for de 60 kg, e caso você seja transportado, digamos, para a lua, que está localizada numa distância de aproximadamente 384.400 quilômetros daqui, e se você aferir novamente a medida dele lá, com certeza terá uma grande surpresa, e verá que seu peso agora será de apenas 10 kg.  Mas, não precisa se preocupar ou ficar contente, caso esteja em regime alimentar para perder peso, porque seu corpo não sofreu nenhuma mudança, nem em peso ou perda de massa. 

Você saberia nos dizer por que isto ocorre? 
Não pense que você tenha emagrecido repentinamente, porque na verdade, se isso fosse real, seu peso seria ainda menor. Podemos explicar este fenômeno, pelo fato da existência da gravidade terrestre, ser aproximadamente 6 vezes superior à gravidade da lua. 

Enquanto aqui na Terra, nossa gravidade vale aproximadamente 9,806 m/s² ao nível do mar, na lua a gravidade dela vale 1,622 m/s², portanto aproximadamente: 9,806/1,622 = 6,045 menor. Lembre-se do descobrimento da Lei da Gravidade, quando então, diz a lenda que, depois de observar uma maçã caindo ao solo, o grande cientista de origem inglesa, chamado por Isaac Newton revolucionou os estudos de sua época, quando então descobriu a fantástica Lei da gravidade, que trata-se de uma força de atração, em que a terra exerce, e que, faz com que corpos, como frutas e outros,  caíam ao solo, e que também seria, por exemplo, responsável por manter a Lua girando em sua órbita em torno da Terra. 
Se você quiser conhecer mais sobre estes fatos, e outras curiosidades envolvendo a física e o espaço, incluindo outras leis que regem o universo, escrito de uma forma simples, educativa e elucidativa, acesse nossa matéria abordada no post: Isaac Newton e a Lei da Gravidade!

A diferença entre os conceitos de corpo, massa e peso!






Parece que eles são a mesma coisa, mas na verdade, massa é a quantidade de matéria que um corpo possui, portanto é representado por uma constante real, em qualquer lugar da terra ou fora dela, sendo certo que ela se mantem na mesma quantidade. A definição de corpo, de acordo com a física, seria tudo que tem massa e que ocupa lugar no espaço.
Por peso de um corpo, devemos considerar a força com que esse corpo é atraído (pela lei da gravidade) para o centro da terra. Ele varia de acordo com o local em que o corpo se encontra. Por exemplo: A massa do homem na Terra ou na Lua tem o mesmo valor, no entanto, o seu peso é seis vezes maior na terra do que na lua, como já foi observado acima.

A unidade fundamental de massa!
A unidade fundamental de massa adotada de forma universal é chamada de quilograma(kg). Ao longo de toda a história, muito se questionou como defini-la e efetuar sua medida de forma equivalente e que fosse calculada corretamente, e que pudesse representar o que seria um quilograma, pois cada nação tinha anteriormente, esta medida aferida de forma distinta, gerando muita confusão e até ocorrendo fraudes, quando usadas para efetuar medidas. Em inúmeras reuniões, envolvendo diversos países interessados numa solução confiável, se chegou ao consenso, de que o quilograma (kg) seria a unidade de massa adotada, composto por 1 dm³ de água destilada à temperatura de 4ºC.
Logo, o grama(substântivo masculino), seria a unidade principal de medida de  massa de um certo corpo. Dessa forma dizemos, por exemplo, que 200g (duzentos gramas), deveria conter 200 unidades de gramas. Já 1 kg teria: 1000 gramas.
Múltiplos e Submúltiplos do grama
Múltiplos:
kg (quilograma)= 1000g (gramas)
hg (hectograma) = 100g (gramas)
dag (decagrama) = 10g (gramas)

Unidade principal = 1 g (grama) 

Submúltiplos
dg (decigrama) = 0,1 g
cg (centigrama) = 0,01 g
mg (miligrama) = 0,001 g

Nota: Cada unidade de volume é dez vezes maior que a unidade imediatamente inferior.

Exemplos:
1 hg = 100 g
1 g = 100 cg

Exercícios:
Efetue as transformações para as unidades de peso sugeridas:
a) 3 mg em gramas?
1 mg = 0,001g
3 mg = x
X = 3 . 0,001 = 0,003 g

b) 9,65 dg em mg
1 dg = 100mg
9,65 dg = x
X = 9,65 . 100 = 965 g

c) 0,045 hg em cg
1 hg = 10000cg
0,045hg = x
X= 0,045 . 10000 = 450 cg

d) 545 dag em dg
1 dag = 100 dg
545 dag = x

X = 545 . 100 = 54500 dg


Conclusão:

Ao longo da história, percebemos o envolvimento de muitos países e as dificuldades encontradas para se efetuar trocas, envolvendo o comércio entre as nações, antes de termos uma unidade de peso que fosse confiável e, definida de forma uniforme e oficial, como pudemos observar no post. Até que se chegasse a um consenso, houveram muitas dúvidas, erros e até fraudes, pois não tínhamos uma unidade de peso, mundialmente aceita e que realmente fosse adotada por todos de maneira uniforme, portanto sem riscos de erros. Surgiu, então a regulamentação e o valor de 1 quilograma, que tem que ser uniforme em todo o mundo.

Esperamos que você tenha gostado do assunto, contudo se ficou dúvidas e quiser esclarecer, ou mesmo para sugerir, elogiar ou criticar a matéria, use o espaço para comentários, ao final do post que será respondido num pequeno prazo de tempo.

Caso, queira compartilhar com seus amigos, sugerimos usar os atalhos para as redes sociais, localizadas ao final da matéria, ou repasse o Endereço do Blog aos mesmos.  Desde já, agradecemos sua visita, parecer e divulgação! Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer